Meta lança funcionalidades para dar mais apoio a adolescentes e pais

Meta lança funcionalidades para dar mais apoio a adolescentes e pais

13 Visualizações
0

A Meta está a anunciar novas funcionalidades para apoiar os adolescentes e as famílias a tornarem ainda mais fácil a gestão do tempo que passam nas aplicações.  Estas novidades no Instagram e Facebook surgem depois do êxito de recentes lançamentos como Take a Break, Ferramentas de Supervisão Parental no Instagram e o Modo Silencioso, que foram lançados anteriormente este ano.

As novas funcionalidades incluem:

  • Novas Ferramentas de Supervisão Parental no Instagram – incluindo a possibilidade de os pais poderem ver quantos amigos em comum o seu adolescente tem com os seus seguidores e com as contas que este segue;
  • Novos alertas para ajudar os adolescentes a gerirem o seu tempo no Facebook e Instagram: no seguimento do êxito do Take a Break e Modo Silencioso, vai passar a ser mostrado aos adolescentes:
    • Uma notificação se passarem mais de 20 minutos no Facebook, incentivando-os a fazer uma pausa da aplicação e estabelecer limites diários;
    • Um alerta no Instagram que sugere que desliguem a aplicação se estiverem a ver Reels de seguida à noite.
  • O Modo Silencioso, que está pensado para ajudar os adolescentes a focarem-se e a estabelecerem limites saudáveis com amigos e seguidores, vai ficar disponível globalmente nas próximas semanas, depois de inicialmente ter sido lançado em alguns países no início do ano;
  • Novas restrições para proteger as pessoas de pedidos de mensagens diretas indesejadas: agora apenas se poderá enviar um pedido de mensagem direta a alguém que não se siga – e só será possível enviar outros pedidos de mensagem uma vez que o utilizador aceite o pedido para falar em chat. Estes pedidos de mensagem serão limitados a apenas texto, o que quer dizer que as pessoas só poderão enviar imagens e vídeos a alguém que não os siga depois de o recetor aceitar o pedido para falar em chat.  Basicamente isto significa que as pessoas deixarão de receber imagens ou vídeos não solicitados de pessoas que não sigam.

As últimas atualizações foram concebidas para ajudar os adolescentes a sentirem-se no controlo das suas experiências online e para ajudar os pais a sentirem-se preparados para apoiar os seus filhos.  A Meta continuará a colaborar com pais e especialistas para desenvolver funcionalidades adicionais que apoiem os utilizadores adolescentes e as suas famílias.

Novas funcionalidades de privacidade de mensagens

A Meta quer proteger as pessoas de interações indesejadas nas mensagens diretas do Instagram, e estas proteções são especialmente importantes quando se trata de adolescentes. Já são emitidos avisos de segurança quando adultos que demonstraram um comportamento potencialmente suspeito enviam mensagens a adolescentes, e está restrito o envio de mensagens privadas por pessoas com mais de 19 anos a adolescentes que não os seguem. Estão agora em teste funcionalidades adicionais para limitar a forma como as pessoas podem interagir e enviar mensagens a outras pessoas que não as seguem:

  • Antes de poderem enviar mensagens a alguém que não os segue, os utilizadores têm agora de enviar um convite para obterem a sua permissão para estabelecerem uma ligação. Só é possível enviar um convite de cada vez e não podem enviar mais até que o destinatário aceite o convite para estabelecer ligação.
  • Os convites de pedido de mensagem estarão limitados apenas a texto, pelo que as pessoas não podem enviar fotografias, vídeos ou mensagens de voz, nem efetuar chamadas, até que o destinatário aceite o convite para conversar. Estas alterações significam que as pessoas não receberão fotografias, vídeos ou outros tipos de multimédia não desejados de pessoas que não seguem.

Incentivar os adolescentes a gerir o seu tempo no Facebook e no Instagram

A Meta quer que os adolescentes se sintam bem com o tempo que passam nas aplicações, e é por isso que foram criadas funcionalidades como o Take a Break (Fazer uma Pausa) no Instagram. Agora, os adolescentes também vão ver uma notificação quando passarem 20 minutos no Facebook, o que os leva a afastarem-se da aplicação e a estabelecerem limites de tempo diários. Também está a ser explorado um novo incentivo no Instagram que sugere que os adolescentes fechem a aplicação se estiverem a percorrer o Reels à noite.

Em janeiro, foi introduzido o Modo Silencioso no Instagram, uma nova funcionalidade para ajudar as pessoas a concentrarem-se e para as incentivar a estabelecer limites com os seus amigos e seguidores. Quando ativado o Modo Silencioso, não são recebidas quaisquer notificações, o estado de atividade do perfil é alterado para que as pessoas saibam que está no Modo Silencioso e é enviada uma resposta automática quando alguém enviar uma mensagem instantânea. Nas próximas semanas, vai ser disponibilizado o Modo Silencioso a toda a gente no Instagram a nível global.

Funcionalidades adicionais de Supervisão Parental no Instagram

Foram acrescentadas ferramentas adicionais à Supervisão Parental no Instagram para dar aos pais mais visibilidade sobre as experiências dos seus filhos adolescentes na aplicação e para incentivar os adolescentes a conversarem com os pais através de novas notificações. Estas atualizações incluem:

  • Um novo aviso para os adolescentes depois de terem bloqueado alguém. O aviso incentiva os adolescentes a adicionarem os pais para supervisionarem a sua conta do Instagram como uma camada extra de apoio. Através deste aviso, é possível ir ao encontro dos adolescentes em momentos específicos para lhes lembrar como podem beneficiar da orientação dos pais quando se trata de navegar nas suas interações online.
  • Para além de verem quais as contas que os seus filhos seguem e são seguidos, os pais poderão agora ver quantos amigos os seus filhos têm em comum com essas contas. Isto ajudará os pais a compreender até que ponto o seu filho adolescente conhece essas contas e ajudará a iniciar conversas offline sobre essas ligações.
  • Mais formas de os pais personalizarem as notificações da Supervisão Parental no Instagram que pretendem receber e a frequência com que as recebem.

 

 

 

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.