Milano Serravalle – Milano Tangenziali S.p.A. e NEC Italia S.p.A. juntam-se para inovar a monitorização de tráfego com a tecnologia FOSS da NEC

Milano Serravalle – Milano Tangenziali S.p.A. e NEC Italia S.p.A. juntam-se para inovar a monitorização de tráfego com a tecnologia FOSS da NEC

11 visualizações
0

A Milano Tangenziali S.p.A. e a NEC Itália S.p.A., empresa multinacional de referência no setor das TIC e da eletrónica, iniciaram uma parceria estratégica para a introdução de uma nova tecnologia desenvolvida no Japão e que foi apresentada durante o último ITS World Congress.

A solução NEC Fiber Optic Smart Sensing (FOSS) representa uma inovação no domínio das Smart Cities, que aproveita a fibra ótica já instalada ao longo da rede para a monitorização contínua do tráfego. As fibras óticas, sensíveis a variações de pressão, vibrações e deformações, são capazes de detetar com precisão as alterações no ambiente envolvente, provocadas pela passagem de veículos, que alteram a propagação da luz através da fibra.

Os sinais detetados através de um sofisticado dispositivo central de IoT são transformados em dados digitais e enviados para um sistema de processamento baseado num algoritmo extremamente avançado, desenvolvido pela Divisão de I&D da NEC, que deteta o trânsito de veículos, medindo a sua velocidade, as acelerações e as desacelerações, o que permite aos operadores ter uma visão geral da situação, tanto em tempo real como com relatórios de histórico.

Ao contrário dos sensores tradicionais, como radares e câmaras, que são instalados em pontos específicos e apenas conseguem monitorizar as áreas circundantes, com custos elevados de infraestrutura e interligação, a FOSS permite uma monitorização completa, quilómetro após quilómetro, aproveitando a infraestrutura existente e com custos mínimos de gestão.

O objetivo é implementar um sistema que integre de forma eficiente os dados de tráfego detetados pelos sensores tradicionais com os dados adquiridos pela FOSS, de forma a melhorar a análise de tráfego e a gestão de ocorrências ao longo da via, permitindo aos utilizadores obter informação, de forma mais rápida, em caso de abrandamentos ou acidentes, até uma análise preditiva dos dados para abordar proativamente questões críticas.

“Estamos entusiasmados por colaborar com a NEC na introdução desta inovadora tecnologia FOSS nas nossas rotas.”, referiu Marco Colloredo, Diretor de Operações da Milano Serravalle – Milano Tangenziali S.p.A,” Esta parceria representa um passo significativo no sentido de uma maior eficiência, previsão e sustentabilidade.”

“Este projeto representa um marco importante para a nossa tecnologia, demonstrando aos operadores da infraestrutura e às SMART CITIES que a união entre a IoT e a IA pode dar um enorme impulso na direção de serviços de maior qualidade para os utilizadores, a um custo muito competitivo” declarou Andrea Bellaccomo COO da NEC Italia S.p.A.

“Numa perspetiva de futuro, imaginemos uma utilização mais alargada destas tecnologias para tornar as nossas cidades mais seguras, tornando a conservação das estradas mais eficiente, recolhendo informação útil para a sua gestão, não só em tempo real, mas também com previsão do comportamento do tráfego. Esta tecnologia irá permitir um avanço significativo em termos das redes de fibra ótica existentes, permitindo novos modelos de negócio”.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.