Moldova Digital Summit 2024: Visionários e líderes tecnológicos reúnem-se em Chisinau para impulsionar a aceleração digital

Moldova Digital Summit 2024: Visionários e líderes tecnológicos reúnem-se em Chisinau para impulsionar a aceleração digital

34 Visualizações
0

A Moldávia está a ganhar rapidamente reconhecimento como o próximo grande centro tecnológico da Europa, avançando consistentemente com as suas iniciativas digitais. No ano passado, a Moldávia ostentava a segunda maior força de trabalho de TI per capita da Europa, a seguir à Estónia, com 4,5% da sua força de trabalho empregada no sector das TI, superando nações com muita tecnologia, como a Polónia, a Ucrânia e a Roménia, de acordo com a Emerging Europe.

Com uma impressionante capacidade de adaptação rápida, a Moldávia estabeleceu um objetivo definitivo: digitalizar 100% dos seus serviços públicos. Como parte deste compromisso, de 6 a 8 de junho, Chisinau acolherá uma das maiores conferências tecnológicas do Sudeste Europeu – Moldova Digital Summit 2024 (#MDS24). Com o tema “Powering a 100% Digital Tomorrow”, o evento reúne decisores políticos, autoridades estatais, fundadores e CEOs de empresas tecnológicas e startups em rápido crescimento, todos com o objetivo de remodelar o futuro da tecnologia digital.

A #MDS24 apoia a missão da Década Digital Europeia de catalisar uma transformação abrangente nas empresas, nas competências, nas infra-estruturas e na governação para promover uma sociedade digital sustentável e centrada no ser humano. A cimeira prevê mais de 3000 participantes que terão a oportunidade de ouvir oradores influentes, interagir com empresários inovadores, participar em extensos workshops B2B e explorar inúmeras oportunidades de transformação digital num amplo espaço de exposição de 1000 m2.

MDS24 powering jpeg

Moldova Digital Summit: Mais de 50 oradores visionários

Da inteligência artificial às estratégias empresariais, a transformação digital será o centro das atenções, com mais de 50 oradores inspiradores da Austrália, Reino Unido, EUA, Estónia, Roménia e outros especialistas internacionais de empresas líderes mundiais como a Mastercard, Orange, Google, Microsoft, IBM, Fortinet, entre outras.

MDS24 oradores jpeg

Os maiores nomes da tecnologia vão reunir-se na Cimeira Digital da Moldávia:

  • Taavi Kotka – o homem que transformou a Estónia numa nação digital – discutirá como a Estónia se tornou o primeiro país do mundo onde 99% dos serviços públicos são digitalizados.
  • Nina Jankowicz – co-fundadora e CEO do The American Sunlight Project; autora de “How to Lose the Information War” e “How to Be A Woman Online”; nomeada uma das 100 pessoas mais influentes da revista TIME em IA – falará sobre desinformação e democratização, bem como sobre o futuro da tecnologia e o seu impacto na nossa sociedade.
  • Louise Beaumont – vice-presidente sénior da Open Banking & Open Finance, Industry and Policy da Mastercard – falará sobre a transformação digital na banca e nas finanças, incluindo a banca aberta, as finanças abertas e os dados abertos.
  • Andrew Wrobel – sócio fundador da Emerging Europe, a maior comunidade tecnológica global – abordará os investimentos directos estrangeiros, as estratégias de exportação para o Reino Unido e outros mercados, a transformação digital, a tecnologia e a inovação.
  • Steve Jarrett – gestor de dados e responsável pela IA na Orange; criador de um dos primeiros programas estratégicos de aprendizagem de máquinas no Facebook (2013) e gestor de produto para o primeiro browser móvel na General Magic – discutirá o futuro da comunicação digital.
  • Mariana Dahan – fundadora e CEO da World Identity Network (WIN), membro especialista da UNDESA e membro fundador do Global Blockchain Business Council – discutirá a blockchain e outras tecnologias avançadas relativas à identidade digital.
  • Tony Wheeler – diretor da ImagineX Ventures, Austrália – abordará o desenvolvimento de estratégias emergentes, a promoção da cultura organizacional e a construção de novos ecossistemas que apoiem a inovação tecnológica e o empreendedorismo social.

MDS24 oradores jpeg

1 000 m² de área de exposição para apresentação setorial da digitalização

A cimeira inclui uma vasta área de exposição de 1 000 m², um centro essencial para apresentar os avanços digitais de setores específicos. Aqui, as principais agências, empresas e organizações apresentarão as suas mais recentes inovações, soluções e estratégias futuras. Os participantes poderão assistir a uma série de demonstrações ao vivo, tais como a obtenção de assinaturas eletrónicas ou de identificações digitais e a estreia da revolucionária aplicação EVO – um “balcão único” governamental abrangente para todos os serviços públicos digitais da Moldávia. Para além disso, um espaço dedicado às startups locais permitirá às empresas emergentes apresentar as suas tecnologias e conhecimentos a potenciais parceiros comerciais. Este espaço foi concebido para fomentar as ligações entre as empresas em fase de arranque, os investidores de capital de risco e os investidores-anjo, promovendo a inovação e o crescimento das empresas. A área da Expo também destaca projetos inovadores e esforços de colaboração, apresentando exposições interativas que sublinham a posição da Moldávia como um local privilegiado para investimentos e parcerias a longo prazo.

MDS24 oradores jpeg

Moldávia – um modelo para um Estado totalmente digital

Com mais de 60% dos serviços públicos digitalizados, a Moldávia está classificada em 60.º lugar no Índice Global de Inovação. O país também se estreou no 118.º lugar entre 193 no Índice Global de Soft Power, assinalando o seu reconhecimento pela influência cultural, social e económica a nível mundial. A Moldávia apresenta-se como um destino de investimento atrativo com várias vantagens fundamentais. Oferece um ambiente favorável em termos de imposto sobre o rendimento, em que o seu modelo fiscal europeu único apoia o reinvestimento dos lucros e o crescimento das empresas. A estabilidade e a previsibilidade estão asseguradas, uma vez que a extensão do Parque Tecnológico de Inovação da Moldávia até 2035, com uma taxa de imposto de 7%, cria um ambiente atrativo para os investidores. A recente reforma das sociedades de responsabilidade limitada aumenta a liberdade empresarial para uma gestão mais eficiente das empresas. A mão de obra acessível da Moldávia é reforçada pelo facto de os cidadãos de 47 países poderem trabalhar sem autorização de trabalho, o que enriquece a reserva de talentos. Os esforços para reduzir a burocracia são evidentes, uma vez que foram eliminados obstáculos equivalentes a 0,5% do PIB em 2023, estando previstas novas reduções para 2024. Além disso, mais de metade dos serviços públicos para empresários estão agora disponíveis em linha, com o objetivo de atingir 75% até ao final do ano.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.