Mulesoft lança novidades com Inteligência Artificial para a  construção de melhores experiências em tempo real

Mulesoft lança novidades com Inteligência Artificial para a construção de melhores experiências em tempo real

6 Visualizações
0

A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o AsyncAPI para facilitar a adoção de event-driven architectures (EDAs), permitindo que as empresas desenvolvam integrações end-to-end para aplicações, e que os sistemas processem e respondam de forma eficiente e em tempo real. Os novos recursos vão ajudar as empresas a simplificarem as interações com clientes, em tempo real e através de diferentes aplicações e sistemas.

Os EDAs podem desbloquear novos casos de uso de IA, trazendo comunicação em tempo real para sistemas ou processos que contêm conjuntos de dados variáveis, como manutenção preditiva, preços dinâmicos ou deteção de fraudes. Por exemplo, os bancos podem utilizar modelos de IA para analisarem dados transacionais e padrões de comportamento dos utilizadores, para identificarem atividades suspeitas e desencadearem respostas imediatas, como o bloqueio de transações ou alertas, mitigando riscos de fraude.

Ao contrário de outras plataformas de integração com menos funcionalidades, o MuleSoft integra de forma consistente um conjunto diversificado de recursos numa única plataforma, permitindo às empresas construir APIs para uma vasta gama de casos de uso, padrões de arquitetura ou protocolos – APIs AsyncAPI, REST e GraphQL.

Mais de metade (64%) dos consumidores espera que as empresas respondam e interajam com os mesmos em tempo real, levando a que seja necessário o desenvolvimento de métodos de comunicação mais rápidos entre aplicações, para responder a esta necessidade. Criar aplicações neste contexto é essencial, mas as abordagens tradicionais de integração baseadas em eventos podem ser complexas e demoradas. Ao incorporar capacidades de integração end-to-end baseadas em eventos na sua plataforma, a MuleSoft está a ajudar as empresas a adotarem rapidamente arquiteturas baseadas em eventos e a oferecerem experiências em tempo real aos clientes.

O suporte da AsyncAPI na Anypoint Platform permite que as empresas tirem partido das arquiteturas baseadas em eventos e construam integrações completas também baseadas em eventos. As novas capacidades permitem às empresas criar experiências em tempo real para os clientes, estendendo as suas arquiteturas existentes, como Kafka e Anypoint MQ. Com o apoio da AsyncAPI, os programadores e arquitetos de API podem:

  • Criar e gerir especificações AsyncAPI utilizando as ferramentas de design de API da MuleSoft (Anypoint Design Center) ou IDEs (Anypoint Code Builder e Anypoint Studio), simplificando a conformidade com o padrão AsyncAPI e as melhores práticas predefinidas.
  • Descobrir e reutilizar eventos em toda a organização, publicando especificações AsyncAPI no marketplace público da MuleSoft (Anypoint Exchange) para colaboração com toda a empresa.
  • Implementar aplicações baseadas em eventos através de uma nova experiência orientada por configurações, que simplifica a complexidade da interação com plataformas como Kafka e Anypoint MQ.

Estas inovações vêm permitir novos casos de uso de IA para melhorar a experiência do cliente:

  • Manutenção Preditiva: As empresas podem ativar a manutenção preditiva em aplicações industriais, combinando arquiteturas baseadas em eventos com modelos de IA preditiva. Por exemplo, máquinas no processo de fabrico transmitem dados de desempenho para modelos que podem prever quando será necessária a manutenção, prevenindo falhas e tempos de inatividade prolongados para reparações.
  • Preços Dinâmicos: As empresas podem utilizar modelos de IA com um sistema baseado em eventos para analisar tendências de mercado, preços da concorrência e comportamento dos clientes, em tempo real. Por exemplo, ao transmitir dados de preços da concorrência e comportamento dos utilizadores, os sistemas podem ajustar dinamicamente o preço de um produto ou introduzir novas promoções para se manterem competitivos no mercado.
  • Recomendações em Tempo Real: Os modelos de IA podem ser integrados numa arquitetura baseada em eventos para criar recomendações de produtos em tempo real. Por exemplo, um consumidor a procurar equipamentos de campismo poderá ver produtos relacionados com campismo com base no seu histórico de pesquisas mais recentes e no histórico de compras mais abrangente de todos os clientes.

“No mundo digital acelerado de hoje, as arquiteturas baseadas em eventos estão a tornar-se universais, permitindo a comunicação em tempo real, aplicações resilientes e redes de aplicações mais ágeis. Com a AsyncAPI, as empresas vão poder desenvolver facilmente aplicações robustas e interoperáveis, baseadas em eventos, enquanto promovem, simultaneamente, a colaboração e a consistência. Queremos ajudar os programadores a projetarem, catalogarem e construírem rapidamente as aplicações em causa.” – Andrew Comstock, VP de Gestão de Produto da Mulesoft.

Disponibilidade:

  • O design, governance e catalogação das especificações AsyncAPI 2.6 estão disponíveis de forma geral.
  • A implementação de AsyncAPIs no Anypoint Code Builder e no Anypoint Studio está em beta aberto.
  • O Anypoint MQ está disponível de forma geral.
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.