A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial, anunciou as cinco previsões para a temporada de compras de final de ano (Black Friday, Cyber Monday e compras de Natal). Depois de permanecerem bastante resilientes ao longo de quatro anos de incerteza económica, os consumidores começam a sentir o impacto da inflação e dos problemas da cadeia de abastecimento um pouco por todo o mundo. A Salesforce analisou os dados de compras atuais para ver como as compras de fim de ano podem evoluir, à medida que os consumidores gastam mais, compram menos e procuram maior valor.
Estas são as cinco previsões da Salesforce para as compras da temporada final de 2024:
As aplicações de compras chineses vão conquistar quota de mercado;
Envios para curtas e médias distâncias reduzem as margens das marcas;
Os consumidores adotam a IA para procurar o presente perfeito;
A Black Friday torna-se na Cyber Friday;
Marcas de retalho procuram consumidores fiéis para evitarem custos crescentes de marketing digital;
Os consumidores estão a contrair mais dívidas. De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 37% dos compradores a nível global afirma que, atualmente, utiliza mais os cartões de crédito, comparativamente ao ano passado, enquanto 32% reporta a utilização de serviços de crédito alternativos como “compre agora, pague depois” com maior frequência. Além disso, 43% dos consumidores tem mais dívidas em comparação com 2023, um dado que não é exclusivo a um escalão de rendimento – atualmente, consumidores de todos os escalões recorrem mais às suas linhas de crédito do que no ano passado.
Mas esta maior dependência do crédito não se deve ao facto de os consumidores comprarem mais. De acordo com o Salesforce Shopping Index, os volumes de pedidos online têm caído desde 2022 e diminuíram 2% no primeiro trimestre deste ano, face a igual período do ano passado. Na verdade, 47% dos compradores afirma que está a comprar na mesma quantidade, enquanto 40% está a comprar menos em relação ao ano passado.
Quando compram, negoceiam preços baixos, comprando mercadorias com desconto e procuram as marcas próprias. Apenas 15% dos consumidores reportou não fazer nenhuma compensação com base no preço. Os saldos de crédito dos consumidores estão a aumentar, porque estão a transferir a inflação para os cartões de crédito, com juros elevados.
Para equilibrar o risco, os consumidores estão a poupar mais do que nunca. Quando incentivados a classificar para onde é que vai o seu rendimento disponível, a maioria dos consumidores afirmou que a poupança é a sua principal prioridade, seguida pelos bens físicos, com as experiências em último lugar. Esta informação contrasta fortemente com o ano passado, quando a poupança ficou em último lugar, atrás dos bens e das experiências físicas.
Previsão #1: As aplicações de compras chineses vão conquistar participação no mercado
À medida que os consumidores enfrentam a incerteza sobre o aumento dos preços, estão também a mudar os hábitos de compra. É certo que já passaram os tempos de pandemia, quando o tempo de envio mais rápido poderia conquistar novos negócios. Mas agora tudo se resume ao preço.
Os compradores estão a procurar o melhor negócio. Dois terços dos compradores globais relatam que os preços determinam onde escolhem comprar, com menos de um terço a priorizar a qualidade dos produtos. Este ambiente está preparado para ser dominado pelas aplicações de compras chineses. Nos últimos seis meses, dois terços dos consumidores dos mercados ocidentais fizeram pelo menos uma compra no Aliexpress, Cider, Shein, Temu ou TikTok. Porque é que estão a escolher essas plataformas? Segundo 58% dos consumidores, essas aplicações de compras oferecem os preços mais baixos.
Qual é a aplicação que supera as restantes no Ocidente? Temu é a vencedora, com 43% dos compradores ocidentais a terem comprado nesta plataforma nos últimos seis meses. Mas para a Geração Z, Shein é o principal destino, com metade deste grupo a ter feito um pedido recentemente.
Olhando para a época festiva, as marcas e os retalhistas devem prestar atenção, pois 63% dos consumidores ocidentais planeiam comprar nestas aplicações durante este período crítico. A geração Y lidera o caminho, com dois terços a afirmar que vai comprar presentes de Natal nessas aplicações. E para consumidores com crianças, os números são ainda maiores.
Nesta época de festas, a Salesforce prevê que as aplicações de compras chinesas capturarem 160 mil milhões de dólares em quota de mercado global de comércio eletrónico fora da China.
Previsão #2: Envios para curtas e médias distâncias reduzem as margens
Embora o movimento #Shipageddon, em 2020, nos pareça uma memória distante, o ano em curso também conta com desafios de logística. Os ataques Houthi no Mar Vermelho e o aumento dos preços do crude estão a aumentar os custos dos contentores em todo o mundo, colocando pressão sobre as infraestruturas de médias distâncias durante a primeira metade do ano. Além disso, os desafios do last-mile também se acumulam graças a questões como o colapso da ponte Francis Scott Key e o aumento dos custos de entrega – atrasando os prazos de entrega e aumentando as despesas para os retalhistas.
As ofertas de portes grátis estão entre os três principais motivos pelos quais os consumidores optam por fazer uma compra numa determinada marca ou retalhista. E com os compradores focados nos custos (em detrimento dos prazos de envio e das políticas de devolução), envios grátis e com desconto são apostas importantes para o setor. Na verdade, mais da metade dos compradores afirma que é mais provável que compre online do que na loja física se a entrega for gratuita.
Para a época de festas, a Salesforce prevê que as marcas e os retalhistas gastem mais 197 mil milhões de dólares em despesas de envio para média distância, um aumento de 97% face ao ano passado.
Previsão #3: Consumidores adotam a IA para procurar o presente perfeito
Há muitos anos, as recomendações de produtos e os chatbots capacitados por IA tornaram a descoberta de mercadorias e a resolução de problemas mais rápida e personalizada para os compradores. Na última época festiva, 17% das compras online foram influenciadas pela IA – tanto preditiva como generativa, totalizando uns impressionantes 199 mil milhões de dólares em vendas online em todo o mundo, em novembro e dezembro. Este ano, os consumidores cada vez mais vão tirar partido da IA – conscientemente ou não – para procurar o presente certo pelo preço certo. Na verdade, 53% dos compradores entrevistados afirmou estar interessado em usar IA generativa para se inspirar na procura pelo presente perfeito.
Nesta temporada de compras, a pesquisa de IA generativa está preparada para trazer mudanças significativas nas expectativas e experiências dos consumidores, graças às grandes plataformas tecnológicas. Por exemplo, à medida que o Google incorpora IA generativa no seu motor de busca, os consumidores vão adotar e agir de forma mais conversacional quando fizerem pesquisas online. Significa que os retalhistas podem fazer a transição de pesquisas por palavras-chave para solicitações naturais para encontrar produtos nos seus sites. Marcas como a Instacart já estão a incorporar a IA generativa nas suas funcionalidades de pesquisa, tornando a experiência de compra mais natural e intuitiva.
Os funcionários da linha de frente também vão utilizar a pesquisa por conversação nesta época para melhorar a eficiência e o serviço. Imagine uma IA generativa a fornecer recomendações personalizadas de produtos para os funcionários da loja, ajudando os clientes a encontrarem o presente perfeito. Os agentes de serviço também beneficiam da IA generativa – fornecendo respostas personalizadas – ao mesmo tempo que lidam com clientes que procuram produtos, encomendas e descontos.
À medida que os retalhistas incorporam cada vez mais a IA nas experiências de pesquisa, a Salesforce prevê que a pesquisa venha a gerar uma taxa de conversão quase 3 vezes melhor em comparação com o tráfego que não interage com a pesquisa no site.
Previsão #4: A Black Friday torna-se na Cyber Friday
Ao longo dos anos, à medida que a popularidade das compras online cresceu, e os consumidores puderam comprar a partir de qualquer lugar, as compras da época de Natal começaram cada vez mais cedo no mês de novembro. Mas, mais uma vez, estas compras concentram-se durante a Cyber Week, porque os consumidores estão à espera das melhores ofertas de final de ano. No ano passado, a Black Friday recuperou 4% das vendas online de fim de ano, estabelecendo-se como o maior dia de compras online do ano.
A Salesforce espera que o mesmo aconteça na próxima temporada de compras natalícias. Dois terços dos compradores dizem que estão a adiar fazer grandes compras até à Cyber Week, antecipando melhores negócios. Também a maioria (65%) dos compradores afirma que a Black Friday tem os melhores descontos do ano.
A grande novidade é que a Black Friday será o maior dia do digital. O estudo da Salesforce demonstra que os consumidores vão continuar a aproveitar a conveniência das compras online neste dia agitado, com 72% dos compradores a indicar que prefere fazer compras online, enquanto apenas 31% gosta de ir à loja na Black Friday. Porquê? A conveniência, a entrega gratuita e a capacidade de procurar os melhores preços foram os três principais motivos para os consumidores entrarem online.
A Salesforce prevê que as vendas online representem 7% das vendas em lojas na Black Friday este ano.
Previsão #5: Marcas de retalho procuram consumidores fiéis para evitarem custos crescentes de marketing digital
A aquisição de clientes continua a ser cara para os retalhistas. Face a um ciclo eleitoral movimentado, e à medida que as empresas chinesas compram inventário de publicidade, os custos de marketing digital continuam a ficar mais caros e as oportunidades de chegar ao público certo tornam-se escassas. Isto significa que as marcas e os retalhistas têm de envolver melhor a sua base de clientes existente no meio da guerra pelo espaço publicitário digital.
Mas existem outras oportunidades. Os compradores estão a duplicar a fidelização. De acordo com o Salesforce Shopping Index, a taxa de compradores recorrentes no primeiro trimestre aumentou 8% nos últimos dois anos. Da mesma forma, os compradores estão a dar prioridade a marcas e retalhistas que oferecem programas de fidelização. A pesquisa da Salesforce mostra que 46% dos compradores afirma que ganhar e resgatar pontos de fidelização é o segundo fator mais importante, atrás do preço, que influencia onde compram. Na verdade, 63% dos compradores faz mais compras em lojas onde podem ganhar e resgatar pontos de fidelização.
Neste período de compras, a Salesforce prevê que 2 em cada 5 compras serão feitas por um comprador fiel e repetente.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.