NEC conclui para a BSNL da Índia sistema de cabos submarinos que liga Kochi às ilhas Lakshadweep

NEC conclui para a BSNL da Índia sistema de cabos submarinos que liga Kochi às ilhas Lakshadweep

21 Visualizações
0

A NEC Corporation India (NEC India), em conjunto com a NEC Corporation, anunciou a conclusão bem-sucedida de um sistema de cabos submarinos óticos de referência no sul da Índia, que liga Kochi às ilhas Lakshadweep.

O Cabo Submarino das Ilhas Kochi-Lakshadweep (KLI), desenvolvido no âmbito da Missão “Índia Digital” promovida pelo Governo indiano, foi recentemente inaugurado pelo Primeiro-Ministro Shri Narendra Modi. Em 2020, durante um discurso comemorativo do 74.º Dia da Independência da Índia, o Primeiro-Ministro tinha revelado a intenção de ligar as ilhas Lakshadweep com um cabo submarino de fibra ótica no prazo de 1000 dias. Financiado pelo Fundo de Obrigação de Serviços Universais (USOF) do Departamento de Telecomunicações do Governo da Índia, o projeto foi executado pela Bharat Sanchar Nigam Limited (BSNL), uma empresa de telecomunicações que pertence ao Governo indiano.

Este projeto foi atribuído à NEC India pela BSNL em setembro de 2021, tendo sido concluído antes do prazo previsto, que era junho de 2023. Com uma extensão de aproximadamente 1.870 quilómetros, o sistema oferece uma capacidade inicial de 2×100 Gbps, expansível até 1.600 Gbps por par de fibras.

O sistema liga Kochi, uma importante cidade portuária da Índia, a 11 ilhas Lakshadweep: Agatti, Andrott, Amini, Bangaram, Bitra, Chetlat, Kadmat, Kavaratti, Kiltan, Kelpeni e Minicoy. Ao fornecer uma ampla largura de banda para ligação de voz e dados, o cabo apoia iniciativas de administração eletrónica, favorece a criação de novas empresas e permite instalações de comércio eletrónico. Alinhado com a Missão Índia Digital, ajuda a partilha de conhecimentos em instituições de ensino e assegura o acesso informático dos cidadãos aos serviços governamentais.

Aalok Kumar, Diretor Corporativo e Vice-Presidente Sénior – Diretor de Negócios Globais de Cidades Inteligentes da NEC Corporation e Presidente e CEO da NEC Corporation Índia, afirmou: “A conclusão bem-sucedida do projeto do cabo KLI, o nosso segundo projeto com a BSNL, marca um momento crucial na colaboração da NEC com o Governo indiano para a construção de uma nação conectada. Esta iniciativa não só coloca Lakshadweep no mapa digital, como também impulsiona o crescimento socioeconómico da região. Com uma capacidade de dados voltada para o futuro e um foco em ligar as pessoas globalmente, estamos orgulhosos de promover uma ligação completa à Internet para as ilhas, em conformidade com a Missão Digital da Índia e promover oportunidades de administração eletrónica e autonomia digital em toda a região.”

“Após a conclusão bem-sucedida de um sistema de cabo submarino ótico que liga Chennai, na Índia, às Ilhas Andaman e Nicobar (Ilhas A&N) em dezembro de 20201, a NEC tem a honra de participar novamente neste prestigiado projeto que, esperamos, abrirá um vasto leque de oportunidades para a população das Ilhas Lakshadweep”, afirmou Atsushi Kuwahara, Administrador-delegado da Divisão de Redes Submarinas da NEC. “Gostaríamos também de agradecer à USOF (DOT), à BSNL, às agências governamentais indianas e, especialmente, à população das Ilhas Lakshadweep por acolherem este projeto e ajudarem a concluí-lo”, acrescentou.

O projeto KLI demonstra a dedicação da NEC em ligar as comunidades desconectadas e capacitá-las com tecnologia de ponta. A NEC é um dos principais fornecedores mundiais no setor dos sistemas de cabos submarinos há mais de 60 anos, fabricando cabos submarinos, repetidores submarinos e equipamento de estações terminais, para além de coordenar os levantamentos marítimos e a conceção de rotas, o trabalho de instalação de equipamento, a colocação de cabos, a formação e os testes de entrega. Até há pouco tempo, a NEC adquiria serviços de navios de instalação de cabos submarinos para cada projeto em separado. Para responder à crescente procura de novos cabos submarinos devido à recente disseminação do 5G e ao aumento do tráfego de dados entre centros de dados em vários países, a NEC fretou, pela primeira vez, por longo prazo, um navio dedicado à instalação de cabos. Como resultado, a NEC fornecerá sistemas de cabos submarinos de forma mais rápida e flexível do que nunca para atender à procura dos clientes.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.