NEC e FRESHWAVE colaboram em Projeto Open RAN para fornecer uma solução de pequenas células com host neutro e multi-operador, de próxima geração, para áreas de alto tráfego

NEC e FRESHWAVE colaboram em Projeto Open RAN para fornecer uma solução de pequenas células com host neutro e multi-operador, de próxima geração, para áreas de alto tráfego

15 Visualizações
0

A NEC Corporation e a Freshwave foram selecionadas para o Projeto NAVIGATE no concurso Open Networks Ecosystem (ONE) do Governo do Reino Unido.

O concurso ONE do governo, no valor de 250 milhões de libras, faz parte da Estratégia de Diversificação da Cadeia de Abastecimento de Telecomunicações 5G e visa promover projetos de I&D para telecomunicações, incluindo o Future RAN Competition (FRANC), o Future Open Networks Research Challenge e entidades como os Laboratórios do Centro de Interoperabilidade de Redes Abertas SmartRAN (SONIC), a Rede de Inovação de Telecomunicações do Reino Unido e o UK Telecoms Lab.

O projeto NAVIGATE tem como objetivo conceber, implementar, testar e validar um modelo para implementar capacidade 4G e 5G móvel, pública, aberta e partilhável, em ambientes de implementação de alta densidade (HDD). O projeto pretende demonstrar a implementação à escala utilizando a Open RAN. O projeto NAVIGATE é um dos 19 projetos do concurso ONE que visam demonstrar a fiabilidade e a viabilidade das tecnologias Open RAN. O orçamento total do projeto NAVIGATE é de 7,42 milhões de libras. O Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT) do Governo do Reino Unido contribuirá com 3,32 milhões de libras e o restante será investido pela NEC e Freshwave.

O projeto NAVIGATE prevê a colaboração entre a NEC e a Freshwave para fornecer a uma área urbana densa de Londres uma solução de pequenas células baseada no software Open vRAN da NEC. O projeto tem como objetivo demonstrar que a solução Open RAN é técnica e operacionalmente viável, demonstrando que é mais rentável e eficiente em termos energéticos em comparação com as redes RAN legadas existentes. A NAVIGATE suporta uma rede de host neutro e multioperador, para facilitar a implementação da Open RAN, permitindo que todas as redes dos operadores móveis do Reino Unido se liguem a ela.

Aquando do anúncio dos vencedores do concurso ONE num evento em Londres, realizado no passado mês de setembro, o Ministro dos Dados e das Infraestruturas Digitais, Sir John Whittingdale, afirmou “Quer se esteja num centro urbano movimentado ou numa aldeia rural, uma ligação móvel rápida e fiável é crucial para nos mantermos em contacto, acedermos a serviços e fazermos negócios. Para o garantir, temos de adotar uma gama de tecnologias seguras e diversificadas que servirão de base à rede.”

“A NEC está muito satisfeita por ter sido selecionada pela DSIT para fornecer uma solução exterior de Host Neutro, Open RAN e que suporta elevada densidade de utilizadores”, afirmou Hideyuki Ogata, Diretor Geral do Departamento de Soluções 5G da NEC. “A NEC pretende implementar uma arquitetura de referência baseada no seu software Open vRAN para apoiar a diversificação da cadeia de abastecimento de telecomunicações e, em simultâneo, acelerar os desenvolvimentos de mercado para fornecer uma solução económica e energeticamente eficiente, baseada em normas abertas.

“Com base nas especificações NHOD (Neutral Host Outdoor), a nossa solução permitirá que os operadores de redes móveis ofereçam novos serviços sem fios e melhorem a cobertura e a capacidade, sem terem de instalar e gerir infraestruturas separadas. A solução de software Open vRAN da NEC é uma parte fundamental da estratégia para permitir a adoção de Open RAN à escala global.”

Tom Bennett, CTO da Freshwave, afirmou: “Estamos entusiasmados por termos sido bem-sucedidos no concurso do ecossistema de redes abertas e ansiosos por colaborar com os outros membros do consórcio. Como fornecedor líder em host neutro, fazer avançar as infraestruturas partilhadas através de colaboração no âmbito do ecossistema de telecomunicações, está no nosso ADN e faz parte da prestação diária aos nossos clientes. Quanto mais partilhável for a infraestrutura digital, mais reduzidos serão os custos – conduzindo a casos de utilização mais amplos, mais rápidos e, consequentemente, a mais benefícios comunitários e económicos. E a nossa experiência tem demonstrado que tudo isto se torna ainda mais verdadeiro quando nos mantemos fiéis ao nosso princípio fundamental de conceção, que consiste em que os operadores mantenham o controlo total da arquitetura e das operações.”

O projeto NAVIGATE cumprirá o compromisso assumido pelo Governo britânico de promover uma infraestrutura de telecomunicações diversificada no Reino Unido, que encoraje uma maior inovação e colaboração no setor. O projeto proporciona uma maior abertura, em conformidade com os Princípios de Open RAN do Governo do Reino Unido e atua como um catalisador para reduzir as barreiras à entrada de novos fornecedores de Open RAN.

Para mais pormenores sobre o concurso ONE, acede aqui.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.