NEC participa na conferência sobre alterações climáticas COP28

NEC participa na conferência sobre alterações climáticas COP28

20 Visualizações
0

A NEC Corporation está a participar na 28ª Conferência (COP28) da Convenção sobre o Quadro de Referência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC), que está a ter lugar no Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU), de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023.

A Conferência (COP) da UNFCCC é uma conferência internacional em que organizações, governos, autarquias locais, ONG’s e empresas, entre outros, se reúnem para discutir diretrizes e regras internacionais para travar o aquecimento global. O evento realiza-se desde 1995, e este ano tem lugar a 28ª reunião.

Adicionalmente à sua participação no Pavilhão Principal da UNFCCC, a NEC foi selecionada para também participar no Pavilhão do Japão, organizado pelo Ministério do Ambiente do Japão, na COP28.

A par disso, em cooperação com a Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI), no palco do Centro de Inovação Global das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, no Pavilhão da UNFCCC, a organização anfitriã da COP28, Takayuki Morita, Presidente e CEO da NEC Corporation, efetuou um discurso de apresentação no dia 2 de dezembro (10:00 – hora local) onde deu a conhecer as iniciativas ambientais da NEC, não só no aspeto da mitigação das Alterações Climáticas, como também no que diz respeito à adaptação. O tema da apresentação foi “Acelerar as Medidas de Adaptação Através da Utilização da Tecnologia Digital para Implementar o Financiamento da Adaptação na Sociedade” e contou também com um painel de debate com prestigiados especialistas mundiais em ambiente.

No mesmo pavilhão, para além do financiamento da adaptação, a NEC apresenta um sistema para promover uma sociedade circular através da reciclagem de alumínio, já demonstrado no Japão, e soluções de transformação digital (DX) para melhorar os esforços de prevenção e de mitigação de catástrofes, a nível global. Além disso, a NEC Laboratories America, Inc. apresenta a iniciativa Green Supply Chain, em colaborações estratégicas com a GeSI e os líderes globais da indústria, utilizando uma plataforma digital que integra funcionalidades de política, negociação e simulação, destinadas à neutralidade de carbono através de otimização colaborativa nas cadeias de fornecimento.

Nos últimos anos, assistiu-se a um aumento das catástrofes relacionadas com as condições meteorológicas, o que realça a urgência de medidas de adaptação eficazes. Apesar dos esforços em curso, as atuais medidas de prevenção e atenuação de catástrofes continuam a ser insuficientes. Reconhecer o valor total destas medidas de adaptação e acelerar o investimento com base neste reconhecimento é crucial.

A NEC irá promover a perceção do valor que estas medidas de adaptação oferecem e propor uma abordagem inovadora de financiamento da adaptação baseada no valor, como parte da concretização desta visão.

A NEC irá também criar um mecanismo para avaliar quantitativamente o valor das medidas de atenuação das catástrofes. Este sistema utiliza simulações de catástrofes não só para prever os danos potenciais, como também para avaliar a redução dos danos conseguida através de soluções proativas de prevenção de catástrofes, de forma a proporcionar uma compreensão clara e mensurável do valor trazido por estes esforços de atenuação. A NEC promoverá o “financiamento da adaptação para concretizar uma sociedade resistente ao clima” e constituirá o “Consórcio de Adaptação” para impulsionar estes esforços, trabalhando com vários parceiros globais no seu compromisso para com uma sociedade descarbonizada melhor equipada para enfrentar os desafios das alterações climáticas.

Organizações que apoiam ou cooperam nas atividades de financiamento da adaptação da NEC:

Setor Bancário Sumitomo Mitsui Banking Corporation
Setor dos Seguros Mitsui Sumitomo Insurance Company, Limited
Comércio Grossista Sumitomo Corporation
Setor da construção HAZAMA ANDO CORPORATION

SHIMIZU CORPORATION

Nishimatsu Construction Co., Ltd.

 

A NEC continuará a contribuir para a realização de um ambiente global sustentável através da monitorização dos impactos ambientais e da criação de sistemas sociais que permitam a utilização eficiente da energia e dos recursos.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.