Noesis simplifica automação de testes para otimizar o ciclo de desenvolvimento de software

Noesis simplifica automação de testes para otimizar o ciclo de desenvolvimento de software

35 Visualizações
0
Aut, um passo essencial no ciclo de desenvolvimento de aplicações. Desde mobile a web, a ferramenta tem como objetivo reduzir o ciclo geral de desenvolvimento de software ao permitir que pessoas não técnicas utilizem a ferramenta, integração com diferentes plataformas de gestão de testes e defeitos e especificar/automatizar antes do desenvolvimento do software.

Catarina Ferreira, responsável pelo testingON, refere que “2023 demonstrou que a automatização desempenha um papel crucial na estratégia de negócio. Na Noesis, através do testingON, capacitamos os departamentos de TI com a tecnologia necessária para contribuir para a entrega de mais e melhores funcionalidades aos seus clientes, reduzindo significativamente a duração do ciclo de desenvolvimento aplicacional. Garantir a qualidade do software é fundamental para a automação de testes eficaz.”

A solução da Noesis começou a ser desenvolvida em 2017 e é hoje utilizada em dezenas de clientes e empresas de grande relevância nos mercados de Portugal e do Brasil. Estas organizações recorrem à tecnologia desenvolvida pela Noesis para simplificar todo o seu processo de qualidade. Um cliente refere que a quantidade de erros detetados antecipadamente, depois de começarem a utilizar o testingON, aumentou significativamente, prevenindo assim erros em ambientes de produção:

“(…) Se à 3 anos a quantidade de erros detetada pelo testingON representava cerca de 7% da totalidade de erros detetados por ano nos testes em ambiente de Qualidade, neste momento  já representam perto de 20%, o que demonstra bem a capacidade deste processo.(…)”

Outro cliente destaca a capacidade do testingON de rapidamente e consistentemente detetar problemas nas aplicações a serem testadas e de emitir alertas para os utilizadores adequados:

“(…)Também a validação matinal da operacionalidade dos nossos ambientes (…) que antes era efetuada manualmente, é agora efetuada automaticamente e espelhada num Dashboard no AzureDevOps, dando-nos indicação quando chegamos de manhã, sobre quais são as aplicações que necessitam da nossa intervenção, antecipando assim a resolução dos problemas e consequentemente a disponibilidade dos ambientes para os utilizadores.(…)”

Um último cliente chama a atenção para a facilidade de aprendizagem da ferramenta:

“(…) A maior dificuldade era implementar uma ferramenta de automação de testes numa equipa  em que a maioria das pessoas tinha um perfil mais funcional e menos técnico. (…) A ferramenta testingON foi a ideal uma vez que se baseia em keywords não necessitando por isso de conhecimentos técnicos nem de desenvolvimento de código para automação de testes.(…)”

“(…)A facilidade de utilização da ferramenta no-code ajudou-nos a qualificar mais utilizadores para testes com [apenas] uma pequena curva de aprendizagem.(…)”

O testingON, agora apresentado, é o resultado da evolução dessa ferramenta e da maturidade que atingiu nos nossos clientes em ambos os mercados, marcando também a ambição de globalização e expansão para os restantes mercados onde a Noesis opera – Espanha, Benelux, Reino Unido e Estados Unidos.

Através do testingON torna-se possível criar testes automatizados para os seguintes tipos de aplicações: Mobile, Web, inclusive aplicações Outsystems, Serviços da Web, como REST e SOAP, SAP, Desktop, através do reconhecimento de imagem, e por último, de carga e performance. Esta ferramenta de automação de teste, têm ainda muitas outras funcionalidades: Datapool, que permite ao utilizador executar o mesmo teste com diferentes dados de input; Record&Play, que permite ao utilizador criar um teste enquanto o executa manualmente; Orquestração, que permite automatizar diferentes tipos de tecnologias no mesmo teste ou bateria de testes, a possibilidade de fazer a manutenção dos testes automaticamente, sem ação humana através de um módulo de IA e um módulo de monitoramento incrivelmente detalhado que ajuda a identificar e detetar problemas com suas aplicações antes que estas cheguem ao utilizador final.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.