NordVPN lança Sonar para prevenir ataques de phishing

NordVPN lança Sonar para prevenir ataques de phishing

27 Visualizações
0

A NordVPN, uma empresa de cibersegurança de referência, lançou o seu primeiro projeto experimental na plataforma NordLabs. A extensão para navegador Sonar, alimentada por tecnologia AI, pretende ajudar internautas a detetar e-mails de phishing e a protegerem-se contra cibercrimes.

“As ferramentas de AI facilitaram a automação de uma porção significativa dos ataques de phishing, e antecipa-se que a frequência de tais ataques vai escalar no futuro, representando um importante risco de cibersegurança. Com este novo lançamento, o nosso objetivo é combater fogo com fogo. Sonar é baseado no grande modelo de linguagem utilizado pelo ChatGPT, pelo que ajudará internautas a identificar e-mails com phishing mais eficazmente no ambiente volátil do cibercrime,” refere Vykintas Maknickas, o chefe de estratégia de produto da Nord Security.

Desenvolvido pela equipa de engenheiros e developers da NordVPN, Sonar aconselhará utilizadores relativamente à probabilidade dos e-mails que recebem serem ou não scams de phishing. Também referirá que aspetos do e-mail influenciaram a avaliação da extensão, alertando para sinais a ter em conta. A partir de hoje, Sonar vai estar disponível para utilizadores Gmail no Google Chrome, prevendo-se a adição de mais plataformas.

Nordvpn sonar

Entusiastas de tecnologia que já se inscreveram na plataforma NordLabs encontram-se aprovados para instalar e testar a extensão do navegador Sonar. Utilizadores não-registados ainda se podem juntar à lista de espera para aceder ao Sonar e a projetos experimentais vindouros.

“Convidamos toda a gente a testar o Sonar e outros futuros projetos experimentais sem qualquer tipo de custo e a providenciar-nos feedback. Vai ajudar-nos a nós, à comunidade tecnológica, e a todos os internautas a compreender quais são as melhores maneiras de conter tecnologia de ponta e fazer da Internet um espaço melhor e mais seguro,” diz Maknickas.

Na semana passada, a NordVPN lançou NordLabs — uma plataforma para explorar tecnologias emergentes como o AI e criar ferramentas e serviços que protejam a segurança e privacidade de todos os internautas. A plataforma concede acesso exclusivo e antecipado a projetos inovadores da NordVPN que ainda não se tornaram mainstream.

A NordVPN também está a planear lançar outro projeto na plataforma NordLabs em setembro. Pixray é uma ferramenta baseada em AI que ajudará a distinguir entre imagens geradas por AI e imagens geradas por meios tradicionais.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.