NOS faz parceria com Nokia para “abrir” a sua rede a programadores

NOS faz parceria com Nokia para “abrir” a sua rede a programadores

16 Visualizações
0

A NOS acaba de estabelecer uma parceria com a Nokia para abrir a sua rede 5G Stand Alone a programadores, permitindo-lhes tirar partido das caraterísticas inovadoras da rede. Através da plataforma “Network as a Code”, será possível desenvolver aplicações de software que beneficiem desta tecnologia, trazendo mais-valias para empresas e consumidores.

Com esta nova colaboração, que vem reforçar uma parceria já sólida entre as duas empresas na área do 5G, as duas tecnológicas irão trabalhar na criação e exposição de API (Application Programmable Interfaces). O principal objectivo destas API é simplificar o desenvolvimento e integração de novas aplicações, fornecendo um padrão para a sua criação e permitindo à NOS abrir o acesso às funcionalidades da sua rede, mantendo a segurança e o controlo. Desta forma, será ainda mais fácil tirar partido das caraterísticas diferenciadoras do 5G Stand Alone, como por exemplo o network slicing, a ultra baixa latência ou a capacidade de suportar, de forma maciça, equipamentos IoT, para uma melhor e mais inovadora experiência dos utilizadores.

Jorge Graça, Chief Technology Officer da NOS, sublinhou: “A inovação é um princípio central na nossa liderança do 5G em Portugal e a nossa colaboração com a Nokia tem-se mostrado fundamental neste sucesso continuado. Com a introdução do Core 5G SA da Nokia podemos monetizar os nossos ativos ao abrir as funcionalidades da nossa rede e explorar novas oportunidades de desenvolvimento.”

Fran Heeran, Senior Vice President & General Manager of Product & Engineering, Cloud and Network Services da Nokia, afirmou: “As capacidades avançadas da rede 5G Stand Alone da NOS, em conjunto com a plataforma Nokia Network as Code com portal de desenvolvimento, abrirão aos programadores uma via importante para desenvolverem soluções de software para os seus clientes e impulsionar a criação de valor. Estou muito satisfeito por a Nokia estar a expandir o seu ecossistema com outro importante operador europeu para melhorar a nossa abordagem estratégica colaborativa para empresas e consumidores em Portugal.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.