A Ducati e a Lenovo Mantêm a Parceria na MotoGP para Continuarem a Liderar na Inovação

9 visualizações
0

Depois de um 2021 que terminou com a vitória do Título Mundial na MotoGP pelo segundo ano consecutivo, a Equipa Ducati Lenovo está pronta para uma nova época, na qual a tecnologia terá um papel cada vez mais crucial. Desde 2018, a parceria tecnológica da Lenovo com a Ducati tem ajudado a equipa a inovar e a melhorar o desempenho na pista. A inovação, a velocidade e a segurança estão no centro desta evolução. Possibilitada por uma vasta gama de soluções mais inteligentes, graças à análise de dados da Lenovo, à inteligência artificial (IA) e à colaboração inteligente, é possível implementar melhorias e ajudar a equipa a acelerar as simulações e a análise de dados em tempo real, constantemente transferindo a tecnologia entre do mundo das corridas e para as motos da Ducati.

O primeiro objetivo para a temporada de 2022 é concluir o projeto Remote Garage, que permite aos engenheiros receber dados em tempo real e interagir com a garagem e motos enquanto trabalham remotamente. Além disso, a Ducati e a Lenovo estão empenhadas em melhorar a videoconferência tanto na sede como na garagem. O objetivo é ligar melhor as equipas virtuais para uma colaboração bem sucedida, mesmo a quilómetros de distância.

“2021 foi um ano importante para a Equipa Ducati Lenovo. Reforçámos agora a nossa parceria tecnológica – abrindo caminho para uma inovação mais ousada no novo mundo do trabalho híbrido. Orgulhamo-nos de colaborar com a Ducati, que partilha os nossos valores fundamentais de velocidade, dedicação, espírito de equipa e foco nos resultados. De acordo com a nossa missão de permitir uma transformação inteligente, continuaremos a investir e a inovar com a Ducati para alcançar objetivos cada vez mais ambiciosos na indústria de automobilismo em rápida evolução”, comenta Luca Rossi, Presidente do Grupo de Dispositivos Inteligentes da Lenovo.

“Para ser competitivo e alcançar os melhores resultados, dentro e fora da pista, é essencial ter uma ideia clara do papel central da inovação digital e contar com o apoio dos melhores parceiros. Graças à colaboração com a Lenovo, alcançámos objetivos importantes, como acelerar a recolha e análise de dados, acelerando assim o processo de tomada de decisão. Foi assim que trouxemos para circuitos mundiais a moto que ganhou o Título Mundial da MotoGP na época passada pelo segundo ano consecutivo”, diz Claudio Domenicali, CEO da Ducati. “Graças à paixão pela inovação tecnológica que partilhamos com a Lenovo, vamos continuar a avançar nesse sentido, explorando soluções tecnológicas que alcançarão ainda melhores resultados na pista, na produção em série e nas infraestruturas corporativas.”

 

Poder de computação a qualquer momento, em qualquer lugar

 A Lenovo tem apoiado os engenheiros e designers da Ducati na inovação das corridas e motos desde 2018, ajudando a empresa a alcançar o máximo de desempenho e níveis de segurança acrescidos.

Utilizando a tecnologia de Computação de Alto Desempenho, baseada nos servidores Lenovo ThinkSystem SD530, SR630 e SR650, a Ducati tem sido capaz de simplificar e acelerar a análise de dados sobre aerodinâmica, dinâmica de fluídos e testes de stress. A melhoria do poder de computação permitiu à empresa obter dados e informações num terço do tempo de cálculo e executar quase o dobro das simulações ao mesmo tempo – tornando mais fácil para os engenheiros entenderem como as motos vão reagir a várias condições meteorológicas e melhorar continuamente o desempenho da pista. Além disso, a infraestrutura Lenovo concede elevados padrões de proteção de dados e permitiu à Ducati minimizar o risco de tempos de paragem perigosos e dispendiosos.

A Ducati adotou o servidor edge ThinkSystem SE350 para aumentar a conectividade e a análise avançada em tempo real, mesmo nos ambientes mais desafiantes. O servidor da Lenovo possui uma alta potência de computação num dispositivo extremamente pequeno, versátil e facilmente portátil, trazendo capacidades de computação e funcionalidades de IA onde quer que precise.  Projetado e construído com os requisitos únicos do Edge em mente, o ThinkSystem SE350 pode funcionar eficazmente em qualquer local, mesmo em ambientes extremos: desde em sítios húmidos como a Malásia, que pode chegar aos 90%, como em locais de calor seco e arenosos como Qatar. O ThinkSystem SE350 permite que os engenheiros possam gerir em tempo real, onde quer que estejam, cerca de 15GB de dados para cada moto, e produzir insights personalizados para cada piloto possa ser estimulado a tomar decisões rápidas e bem informadas. Finalmente, as ferramentas de segurança integradas no dispositivo permitem a encriptação automática de dados em caso de adulteração, ajudando a proteger a propriedade intelectual da Ducati e evitando fugas de dados.

 

Colaboração, produtividade e mobilidade no seu cerne

 A Ducati implementou uma nova infraestrutura virtual de desktop, construída em parceria com a Lenovo. Mais de 250 desktops virtuais 2D e 3D são usados em toda a organização, desde o departamento de I&D até à garagem. A Ducati está a beneficiar do aumento da produtividade, uma vez que os utilizadores podem ligar-se à sua estação de trabalho sempre que quiserem, onde quer que estejam e de qualquer dispositivo. Os desktops virtuais também ajudam a simplificar a gestão e manutenção de TI, a melhorar a proteção de dados e a continuidade do negócio, bem como a otimizar recursos e permitir que os profissionais se concentrem em tarefas de maior valor acrescentado. Além disso, graças à possibilidade de trabalhar em movimento, os designers da Ducati podem colaborar remotamente em tempo real com a equipa de desenvolvimento e o piloto de teste durante as fases de teste, alterando o design da moto ou de um único componente com base no feedback recebido, reduzindo os tempos de produção.

Todos na equipa da Ducati – desde gestores, engenheiros e pilotos – confiam em tablets, computadores e estações de trabalho Lenovo para alcançar os mais altos níveis de colaboração, potência e velocidade. Os técnicos utilizam a estação de trabalho móvel Lenovo ThinkPad P1, para analisar dados provenientes dos sensores das motos em minutos e para estudar as estatísticas da volta, compará-los e otimizar a configuração das mesmas.

A gestão de topo, por outro lado, depende do inovador ThinkPad X1 Fold fold de PC dobrável para usufruir da máxima produtividade e mobilidade, enquanto os designers podem contar com o poder das estações de trabalho da Lenovo, incluindo a Série P thinkPad, para design e desenvolvimento utilizando software CAD.

 

Conduzindo para um futuro aumentado

Juntos, a Ducati e a Lenovo têm grandes planos para o futuro. As duas empresas já estão a estudar como podem aproveitar a IA, o machine learning e a realidade aumentada para impulsionar níveis de inovação ainda maiores no MotoGP. A reprodução da moto e dos seus componentes praticamente, em tamanho real, representará um fator diferenciador acelerando a futura I&D, teste e manutenção, bem como o apoio pós-venda para motorizadas.

Para mais informações sobre tecnologias Lenovo, visita Lenovo ThinkPad, Lenovo Workstations, Lenovo Edge Computing, Lenovo Yoga, ThinkReality.

Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.