A Lenovo compromete-se a contratar 12 mil profissionais de I&D e quer ser livre de emissões até 2050

17 visualizações
0

Hoje, dia em que a Lenovo inicia o novo ano financeiro, o Presidente e CEO da marca, Yuanqing Yang, definiu a visão ousada da empresa para o próximo ano. A mesma inclui duplicar o investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D), além do anúncio de que o Grupo irá contratar 12.000 profissionais de I&D em todo o mundo nos próximos três anos, tal como definir uma visão para alcançar emissões zero de carbono até 2050.  O compromisso, intensificado pela inovação e sustentado pelos compromissos ambientais, sociais, de governação (ESG), surge à medida que a Lenovo continua a sua transformação de uma empresa de equipamentos para uma potência tecnológica global que também inclui serviços e soluções.

O CEO da Lenovo destacou que o Grupo tem como objetivo para o próximo ano a construção de novos motores de crescimento, investimento em novas tecnologias emergentes e a impulsão contínua de melhorias sustentáveis na rentabilidade.

A I&D continua a ser uma prioridade crucial para a Lenovo no ano fiscal 22/23. O investimento em I&D será duplicado e 12.000 novos profissionais de I&D serão contratados nos próximos três anos, além dos cerca de 5.000 que se juntaram à empresa durante o ano fiscal FY21/22, para apoiar a investigação através da nova arquitetura de TI de ‘Client-Edge-Cloud-Network-Intelligence’

“A minha visão para a inovação da Lenovo é torná-la numa das principais empresas de TIC do mundo, pioneira e facilitadora de transformação inteligente”, disse o presidente e CEO, Yuanqing Yang.  “O nosso plano de investimento centrar-se-á em torno da arquitetura “Client-Edge-Cloud-Network-Intelligence”, com uma  abordagem de três pontos para se focar no retorno a curto, médio e longo prazo.  A nossa intenção é otimizar entre a tecnologia com respostas rápidas de mercado e investigação de base, e entre a melhoria contínua e a inovação inovadora.”

Os esforços de I&D vão focar-se em torno da nova arquitetura de TI emergente.  As equipas trabalharão na inovação de novos produtos e modelos de negócio, incubando tecnologias desde a computação de bordas até à tecnologia que ajudarão as empresas a capitalizar o metaverso, e inovações emergentes e disruptivas como a IA de próxima geração e a computação heterogénea para ajudá-las a prepararem-se para o futuro.  Tudo com a intenção de ajudar empresas de todos os tamanhos a apostar em novas tecnologias emergentes como o metaverso.

Paralelamente aos seus compromissos de I&D, a Lenovo delineou a sua visão de se tornar net-zero, ou de emissões zero de carbono, até 2050, e  a Lenovo está presentemente a colaborar com a Science Based Target Initiative para estabelecer objetivos que apoiem esta visão. A empresa tem vindo a reportar os seus compromissos de ESG nos últimos 14 anos, incluindo delinear o seu trabalho e objetivos em torno da mitigação das alterações climáticas, da economia circular e dos materiais sustentáveis.  Em 2020, a Lenovo ultrapassou os seus objetivos de redução de emissões para 2020 um ano antes do previsto e já estabeleceu metas baseadas na ciência para 2030.

Além da visão net-zero, Yuanqing Yang comprometeu-se ainda a impactar positivamente 15 milhões de vidas através de programas filantrópicos e parcerias até 2025.  A  missão filantrópica da empresa  fornece tecnologia mais inteligente para todos, capacitando comunidades sub-representadas com acesso à tecnologia e educação STEM.

Yuanqing Yang concluiu: “A Lenovo é muito mais do que o crescimento do negócio e o sucesso financeiro.  Somos inovadores que estão empenhados em ajudar a resolver os maiores desafios da humanidade. A inteligência estará nas soluções do futuro.”

Lê mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da Lenovo no mais recente Relatório ESG, incluindo as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa de 2030 aprovadas pela iniciativa Science-Based Targets.

Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.