Análise – Teclado Mecânico AOC AGON AGK700

37 visualizações
0

Depois da análise ao rato AOC GM510, chegou a vez do teclado mecânico AOC AGON AGK770.

Para começar, o teclado que recebemos na InforGames, foi com o layout ENG, ligeiramente diferente do que estamos habituados, mas que não nos impediu de o explorar ao máximo. Mas vamos ao que interessa.

Especificações Técnicas

  • Tipo de Teclado: Mecânico Full Size
  • Tipo de Interruptor: Cherry MX Red
  • Durabilidade: 50 milhões de cliques
  • Teclas Programáveis: Todas as teclas são programáveis
  • Teclas Macro: 5
  • Conectividade: 2x USB 2.0 com fio
  • USB-PASS-THROUGH: 1x USB 2.0 Type-A
  • Numpad: Sim
  • Comprimento do cabo: 1,8m
  • Material do cabo: Fibra trançada
  • Polling Rate: 1000Hz, 1ms
  • Iluminação: 16,8 milhões de cores
  • Tipo de material do tabuleiro: Alumínio escovado
  • Descanso para o Pulso: magnético, revestido em couro, destacável
  • Dimensões: 457 x 239 x 33 mm
  • Peso: 1626g

O teclado AGON AGK700 é considerado o “flagship” da AOC e, com um preço que varia entre €162 e €186 euros (dependendo da loja), mostra que está definitivamente no extremo superior da escala e o coloca contra alguma concorrência feroz. Assim, com isto em mente, o AGK700 vai precisar de impressionar para justificar este custo e satisfazer as nossas expetativas.

A primeira coisa que provavelmente te saltará à vista para além do peso é o grande botão vermelho do volume que surge centrado na parte superior do teclado. Apesar de dar um aspeto distinto, acaba por ser muito grande.

Em termos práticos, o botão de volume é muito útil, só tens de rodar para a direita ou para esquerda para controlares o volume. Aliás, posso dizer que prefiro muito mais um botão deste género ou barra de deslocamento do que ter vários botões ou combinações de teclas para aumentar ou baixar o volume, e a localização central torna-o bastante acessível tanto para os utilizadores canhotos como para os destros. O botão também pode ser pressionado e, se for feito em conjunto com a tecla Enter, vamos ajustar o brilho da iluminação RGB.

AOC AGON AGK700

Ao redor do botão de volume estão seis botões, 3 à esquerda e 3 à direita – da esquerda para a direita temos:

  • Home Key – abre rapidamente navegador web predefinido
  • Botão com duas setas – troca as teclas WASD e as setas
  • Botão de música – abre o leitor de multimédia predefinido
  • Botão do sol – liga e desliga o RGB do teclado
  • Botão do keycap – altera os efeitos do RGB do teclado
  • Botão F – desativa a tecla Win

AOC AGON AGK700

No canto superior direito temos um botão com altifalante que tira o som por completo.

Podemos também guardar cinco perfis, cada um com as suas próprias personalizações RGB e Macros, comutáveis com o botão M ao lado da tecla Esc.

Os botões G1 a G5, podem ser personalizados através do programa G-Menu, onde podemos escolher o que cada um faz, desde abrir o email, calculadora, mostrar o ambiente de trabalho, entre outros. Quando estão com os atalhos programados, os botões ficam acesos.

AOC AGON AGK700

Ainda no G-Menu, podemos personalizar totalmente a aparência e vários modos para a iluminação RGB. A criação de um perfil personalizado é simples; embora o software seja um pouco básico, é muito fácil de compreender. Se também tivermos outros periféricos AOC ou monitores com RGB, podemos sincronizar toda a iluminação dos nossos dispositivos dentro do programa.

As letras nas teclas são bastante nítidas, mesmo com o RGB desligado.

O AGK700 conta com interruptores Cherry MX Red, que têm uma força de acionamento agradável e leve de apenas 45g com um ponto de atuação de 2mm na distância total do percurso de 4mm, isto torna-os muito reativos, e devido à sua natureza linear, torna-os muito adequados para toques rápidos nas teclas. Como resultado, são muito mais silenciosos. Mas se és daqueles que gosta de barulho ao teclar, o AGK700 também vem com interruptores Cherry MX Blue.

Há um som ligeiramente diferente das teclas maiores, como as teclas de enter, barra de espaço e Shift quando premidas. No entanto, não é um som desagradável, e não é muito mais alto do que as teclas normais.

As próprias tampas das teclas sentem-se muito bem debaixo das pontas dos dedos. Têm uma curva pronunciada assenta bem nos dedos. A AOC incluiu também um puxador de tampas, e as teclas WASD de substituição na caixa. Estas são de cor vermelha escura, e destacam-se realmente em comparação com as teclas normais. Eu prefiro usar as teclas normais, mas gostei da inclusão para quem gosta destes extras.

teclas wasd

Construção e Design

O AGK700 pesa cerca de 1,6Kg, o que o torna num teclado robusto. É completamente resistente a qualquer flexão e a própria bandeja do teclado não se mexe, mesmo durante jogos mais entusiasmantes. Tudo é mantido no lugar por pés em borracha largos. Estes pés em borracha conseguiram manter o teclado fixo tanto em superfícies lisas da minha secretária, mesa da sala, assim como num tapete de rato grande e escorregadio.

AOC AGON AGK700 1

Em termos de design, há muito o que gostar no AGON AGK700. Adoro o efeito de metal escovado na bandeja, pois é altamente resistente a manchas de impressões digitais, além de ter um visual bastante agradável. O botão grande vermelho, tem um design contido, mas atraente. Há um logotipo AOC metálico em relevo no canto superior esquerdo e um logotipo RGB AGON na base do teclado. O logotipo AGON fica coberto, caso uses o descanso de pulso removível.

O descanso do pulso é magneticamente fixável, pelo que se mantém firme no lugar quando necessário, mas pode ser removido rapidamente. O revestimento de couro é excecionalmente confortável.

Como recurso adicional, o AGK700 possui uma porta USB-A extra na parte de trás do teclado. Para que ela funcione, no entanto, será necessário conectar os dois USBs do teclado ao PC. Esta porta USB é ideal para ligar um rato ou auscultadores, mas não passa por toda a potência da porta anfitriã, tornando-a imprópria para carregar os dispositivos (telemóvel, etc).

AOC AGON AGK700 1

O cabo USB de 1,8 m está bem revisto, e embora não seja removível, está firmemente preso ao teclado. Este cabo termina num par de conectores USB-A. Um é para o teclado em si, enquanto o outro é para a porta USB que falei em cima. Curiosamente, não há qualquer indicação sobre qual é qual, por isso, se não tivermos intenção de utilizar a porta USB, termos 50/50 hipóteses de desligar o cabo certo.

Resumindo

Este teclado da AOC é bastante interessante. A qualidade de construção é excelente, o desempenho nos jogos e datilografia é excelente e eu adoro o estilo. Além de algumas pequenas imperfeições, é um teclado excelente.

Em termos de desempenho, o teclado para jogos AOC AGON AGK700 pode facilmente destacar-se entre os outros teclados de topo disponíveis. Se deves escolher este teclado em relação a outros no mercado ultra competitivo? Sem dúvida! Até eu gostava de o ter na InforGames.

9.0

Nota final

Gostamos
  • Acabamento em alumínio
  • É confortável de datilografar
  • Várias teclas de atalho
  • Interruptores Cherry MX Red
  • Tempo de resposta
Não gostamos
  • Ocupa duas portas USB no PC
  • Peso
Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.