Black Friday e Cyber Monday com vendas superiores a €270 mil milhões a nível global

Black Friday e Cyber Monday com vendas superiores a €270 mil milhões a nível global

visualizações
0

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), acaba de divulgar novos dados relativamente à Cyber ​​Week, fruto da análise de dados de compras de mais de 1.500 milhões de consumidores em todo o mundo. As vendas online em 2022 atingiram um recorde histórico superior a 270 mil milhões de euros, 2% acima do ano passado.

Os dados demonstram que os padrões digitais estabelecidos durante a pandemia ainda são uma força nesta temporada natalícia, com forte crescimento no início de novembro, impulsionado por consumidores que não foram dissuadidos por preços mais altos e descontos mais baixos. A própria Cyber ​​Week (23 a 29 de novembro) viu um crescimento nas vendas como resultado desses consumidores antecipados.

Principais conclusões da Salesforce

  • Vendas online e tráfego digital quebram recordes apesar da incerteza económica: Apesar de muitos operadores de retalho registarem menor volume de consumidores nas vendas físicas, as vendas online na Cyber ​​Week atingiram mais de €270 mil milhões a nível global (um aumento de 2% em relação ao ano anterior).
  • Entradas via Redes Sociais atingiram máximos: 76% do tráfego de e-commerce veio por via mobile, com as redes sociais responsáveis por quase 10% do tráfego – um aumento de 22% em relação ao ano anterior e a maior percentagem já registadas na época em causa.
  • O jogo dos descontos acabou: Após campanhas sem brilho no início desta temporada de compras, as percentagens de descontos dispararam durante a Cyber ​​Week. Após uma inclinação constante nos últimos sete trimestres, o preço médio de venda (ASP) aumentou ligeiramente durante a Cyber ​​Week, 3% acima de 2021. Já a taxa média de desconto superou os níveis pré-pandemia este ano, fixando-se nos 27% a nível global. A taxa de abandono do carrinho de compras também caiu 5% durante a Cyber ​​Week em comparação com as três semanas anteriores.
    • Principais categorias com desconto:
    • Vestuário Geral (34%)
    • Maquilhagem e Skincare (32%)
    • Malas de senhora de Luxo (26%)
  • Aumento da adoção BOPIS: Com a conveniência como prioridade máxima para os consumidores, o Compre Online e Levante na Loja (BOPIS) e as opções de levantamento em pontos de entrega ajudaram os consumidores a evitarem longas filas. O uso do BOPIS cresceu 9% ao longo da semana Black Friday até o Cyber ​​Sunday.
  • A inflação leva ao financiamento: com preços mais altos e orçamentos mais curtos, os consumidores adotaram mais o Buy Now Pay Later (BNPL). No entanto, o montante médio das transações BNPL desceu 5% – indicando que os consumidores pediram financiamento para compras de menor valor comparativamente a 2021.
  • Automação deu tempo às lojas e aos consumidores: Os operadores de retalho apoiaram-se na automação nos maiores dias de compras do ano, poupando tempo às equipas na gestão de encomendas mais complexas e aumentando a satisfação do cliente. Mensagens via chatbots aumentaram 57% na Black Friday e 53% na Cyber Monday face a 2021.

“Após descontos sem brilho no início da temporada, as marcas intensificaram a atividade na Cyber ​​Week e os consumidores responderam na mesma moeda. Os nossos dados mostram uma forte correlação entre as taxas de desconto e as vendas online, já que os consumidores esperavam os maiores e melhores negócios”, começou por dizer Rob Garf, Vice-Presidente da Salesforce e Diretor Geral de Retalho.

“À medida que entramos na reta final da temporada de natal, as marcas de retalho devem preservar as margens através de uma maior automação para equilibrar a eficiência operacional e a fidelidade do cliente. Serão as marcas de retalho que se apoiam no atendimento em loja, personalização do serviço e agilização das devoluções que serão as vencedoras e terão mais sucesso.”, concluiu o responsável.

Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.