Empresas usam em média mais de 1.000 aplicações mas apenas 29% estão integradas

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A MuleSoft, empresa da Salesforce e fornecedora da principal plataforma de API e integração em todo o mundo, acaba de divulgar o Connectivity Benchmark Report, um relatório anual criado para compreender melhor os desafios e oportunidades das empresas nos seus processos de transformação digital e investimento em tecnologia inteligente. Os resultados apontam para mais de 1.000 aplicações a serem utilizadas em média pelas empresas, mas destas apenas 29% estão integradas.

Após inquirir mais de 1.050 CIOs e decisores de TI, a MuleSoft divulga agora o mais recente relatório anual que demonstra com as empresas estão a criar experiência conectadas e integradas para crescerem na economia digital.

Aumento do custo de falhas leva empresas a continuarem a investir na transformação digital 

À medida que as empresas continuam a aumentar os esforços de transformação digital, mais expectativas são colocadas sobre as equipas de TI, para executarem e concluírem projetos em tempo útil. São 69% as empresas que afirmam estar à frente de seu progresso  de transformação digital esperado,   com projetos de TI a aumentarem 41% face ao ano anterior.

  • Equipas de TI estão a reduzir o tempo de entrega: quase metade (48%) afirma ter concluído todos os projetos de TI solicitados no ano passado, em comparação com 44% em 2022. Os projetos que foram entregues com atraso também diminuíram de 52% para 30%.
  • A infraestrutura existente é uma menor barreira à inovação: 54% das organizações dizem que é difícil fazer alterações num determinado sistema ou aplicação por causa de sua infraestrutura de TI, dificuldade que caiu de 74% face ao ano anterior.
  • O custo de falhas na transformação digital aumenta: o custo médio de não concluir as iniciativas de transformação digital é agora de 9,5 milhões de dólares, um aumento significativo em relação à estimativa do ano passado, que ficou pelos 6,8 milhões de dólares.

Volume de aplicações aumenta mas a integração estagnou 

Embora o progresso da transformação digital esteja bem encaminhado, 80% das empresas inquiridas dizem que os desafios de integração estão a pesar sobre os seus esforços de transformação digital. As organizações estão a usar uma média de 1.061 aplicações diferentes, o que representa um aumento em relação às 976 identificadas no relatório de 2022. No entanto, apenas 29% dessas aplicações estão atualmente integradas.

  • O custo da integração personalizada aumenta: num momento em que os orçamentos de TI estão sob maior escrutínio, a integração personalizada está a tornar-se cada vez mais insustentável. As empresas gastaram em média 4,7 milhões de dólares em mão de obra de integração personalizada nos últimos 12 meses, um aumento face aos 3,7 milhões de dólares gastos no ano anterior.
  • Espaço para mais reutilização: integrações reutilizáveis ​​construídas usando APIs fornecem uma abordagem mais eficiente e económica. Em média, 47% dos ativos e componentes internos de software das empresas estão disponíveis para reutilização por parte dos programadores, o que indica que ainda há mais oportunidades para maior eficiência de integração.

Procura por automação está a aumentar 

À medida que as empresas continuam a priorizar a produtividade e a eficiência, as tecnologias de automação estão a tornar-se cada vez mais essenciais para o sucesso agora e no futuro. Como resultado, as tecnologias de RPA estão a ter uma rápida adoção em todas as empresas, com 33% a declarar investimentos em RPA.

  • Necessidade de integração e automação: Noventa e duas empresas afirmaram que, na sua estrutura, pelo menos um departamento requer integração e automação.
  • Departamentos de TI continuam donos da automação: a automação ainda faz parte da transformação digital que é controlada de perto pelas equipas de TI. Programadores (72%), operadores de TI (65%) e administradores de aplicações (49%) estão entre os principais responsáveis ​​pela automação de processos de negócios.
  • Funções não técnicas ávidas por automação: As TI podem gerir os esforços de automação de uma organização, mas, na realidade, muitas funções não técnicas exigem esses recursos nas suas partes do negócio. Isso inclui data science (64%), produto (62%), analistas de negócios (61%), suporte ao cliente (58%), finanças (57%), marketing (56%), engenharia (56%) e RH (52%).

“Com as crescentes incertezas económicas e as crescentes expectativas dos clientes, os líderes empresariais estão a priorizar a eficiência e a produtividade, enquanto tentam cortar custos”, começa por explicar Matt McLarty, CTO da MuleSoft. “Muitas organizações continuam a duplicar os seus investimentos em tecnologia para chegarem lá. Mesmo perante o aumento da procura por parte do negócio, as equipas de TI estão a melhorar as suas entregas, com a ajuda de tecnologias inteligentes como a automação.”

Conectividade impulsionada por API é uma fonte de receita 

As empresas estão a procurar formas de se tornarem mais digitais e económicas, e quase todas as organizações (99%) estão a usar APIs para integrarem aplicações, dados e criarem experiências suaves para os clientes.

  • As APIs estão a gerar mais receitas do que nunca: em média, as empresas estão a gerar 38% da receita com APIs, em comparação com 35% há um ano.
  • As estratégias de integração completas de API estão a tornar-se padrão: 75% têm uma estratégia de integração de API integrada. Quase um terço (30%) diz que exige que todos os projetos sigam uma estratégia de toda a empresa, o que representa um aumento de 26% em relação ao relatório de 2022.
  • Capacitar utilizadores de negócios não técnicos está a acelerar a transformação: fornecer aos utilizadores não técnicos ferramentas de low-code para criarem automações e impulsionarem a transformação digital, pode melhorar a agilidade dos negócios. Das organizações que estão à frente do seu progresso, antecipado a transformação digital, 68% têm uma estratégia madura para capacitarem os utilizadores não técnicos a integrarem facilmente aplicações e fontes de dados usando APIs.

“A automação irá desempenhar um papel importante no próximo patamar da transformação digital, e é essencial que as empresas tenham os blocos de construção certos. As ferramentas de integração e de gestão de APIs precisam de trabalhar em conjunto para executarem a automação com eficácia”, volta a explicar McLarty. “Com uma plataforma centralizada sem código, as organizações podem capacitar utilizadores não técnicos a criarem as suas próprias automações, garantindo que as equipas de TI mantêm o controlo sobre a segurança e o governance.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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