Laura: Videojogo Português sobre a Primeira Grande Guerra nos Açores

107 visualizações
0

Laura é um top-down single-player 3D em desenvolvimento para PC e, possivelmente, PlayStation 4 e Nintendo Switch. O primeiro protótipo do jogo já esteve em exibição na Etic Games 2020/21.

Laura é sobre uma menina que vive com a sua família num campo de concentrados alemães nos Açores durante a Primeira Grande Guerra. Começou por ser um projeto académico, do estúdio PolyWeld, com o propósito de dar a conhecer a realidade dos Açores durante a Primeira Guerra Mundial – em especial o Depósito de Concentrados de Alemães na ilha Terceira. Neste sentido, Laura comunica através de um novo media interativo de forma a oferecer uma perspetiva pessoal da guerra.

Principais características:

  • Primeira Grande Guerra nos Açores: Laura é o primeiro jogo sobre a Primeira Grande Guerra nos Açores. É um jogo edutainment que interpreta um tema histórico que marcou Portugal e as suas ligações com a Alemanha e os Estados Unidos da América.
  • Fauna e flora açoriana: O jogo tem uma forte componente contemplativa da paisagem açoriana. Neste sentido, tem uma estrutura com base em colecionáveis, como por exemplo as folhas de louro – típico das florestas laurissilva das ilhas (nome que serviu de base para o nome do jogo e da personagem Laura Silva).
  • Videojogos como veículo de comunicação: Laura transporta-nos pela cultura dos Açores e por toda a ambiência da Ilha Terceira. Assim, o jogador acompanha a Laura e vai à descoberta da realidade de uma criança numa altura histórica tão marcante.

Em 2016, o Museu de Angra do Heroísmo organizou uma exposição dedicada ao tema e aos impactos que estas mudanças tiveram no local.

Segundo Albuquerque, a game designer do projeto, “Desde início, toda a conceção do jogo teve como base uma pesquisa profunda sobre a Primeira Guerra Mundial nos Açores e as implicações que surgiram com o Depósito de Concentrados Alemães.”.

A equipa que nos traz Laura é composta por:

  • Matilde Albuquerque – Game Designer
  • Bruno Baltazar – 3D Artist
  • Renato Baltazar – 3D Artist
  • Alexandre Pina Pinto – Sound Designer

Laura é um point and click que acompanha uma menina de 7 anos pelo Monte Brasil: o jogador coleciona plantas da flora açoriana, constrói um herbário e descobre a realidade que se vivia durante a Primeira Guerra Mundial nos Açores. O jogo encontra-se ainda em desenvolvimento e pretende chegar aos mais curiosos sobre a cultura açoriana.

Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.