Lenovo Group anunciou hoje os seus resultados trimestrais, com recordes e máximos históricos

Lenovo Group anunciou hoje os seus resultados trimestrais, com recordes e máximos históricos

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O Lenovo Group anunciou hoje os seus resultados trimestrais, com recordes e máximos históricos tanto em lucro como em receita. A excelência operacional, inovação e forte execução da empresa sustentam as melhorias em todos os principais grupos de negócios, apesar dos desafios de abastecimento da indústria mais amplos. Estes, juntamente com as oportunidades criadas pela digitalização acelerada, transformação inteligente e atualizações de TI em dispositivos, infraestrutura e aplicativos em todo o mundo, continuam a alimentar o aumento sustentável de rentabilidade de longo prazo do Grupo.

O desempenho da Lenovo resultou num crescimento homólogo, com o lucro líquido a aumentar 65% ano-a-ano para US$ 512 milhões e a margem de lucro líquido a melhorar em 0,7 pontos, o que significa que está tudo encaminhado para o cumprimento da meta do Grupo de duplicar em três anos. A receita antes dos impostos foi de US$ 742 milhões, um aumento de 58% comparativamente ao período homólogo, e a receita do Grupo continuou a sua forte trajetória de crescimento, atingindo US$ 17,9 mil milhões, um aumento de 23% no comparativo anual. O fluxo de caixa operacional duplicou ano-a-ano para US$ 1,6 mil milhões, ao mesmo tempo que as despesas no trimestre relativas a I&D do Grupo aumentaram quase 60% devido ao aumento dos investimentos em inovação.

Com pensamento no futuro, a estratégia para impulsionar uma melhoria sustentável de rentabilidade e crescimento continuará a ser concentrada nos negócios e segmentos de alta margem, ao mesmo tempo que se duplicarão os investimentos em I&D em três anos, conforme anunciado no último trimestre. Este foco apoiará a transformação contínua do Grupo, desenvolvendo tecnologia com foco nas novas oportunidades de TI e na arquitetura de tecnologia de ‘Client-Edge-Cloud-Network-Intelligence’, gerada pela mudança nas necessidades dos clientes.

Destaques Financeiros:

destaques financeiros

O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo provisório de 8,0 HK cêntimos por ação.

“A nova arquitetura de tecnologia de TI da Lenovo de “Client-Edge-Cloud-Network-Intelligence” está a ganhar impulso e é mais aceite em todo o setor. Através de uma forte execução da nossa estratégia 3S (Smart Devices/IoT, Smart Infrastructure, Smart Vertical) no último trimestre, tanto os nossos lucros líquidos quanto a nossa receita alcançaram novos recordes, e estamos prestes a duplicar a nossa margem líquida em três anos. Ao mesmo tempo, o nosso investimento em I&D aumentou muito, em quase 60%”, referiu Yuanqing Yang, presidente e CEO da Lenovo. “Olhando para o futuro, continuaremos a direcionar o nosso objetivo de duplicar os gastos com I&D em três anos e impulsionar ainda mais a nossa transformação inteligente liderada por serviços”.

Solutions and Services Group (SSG): conseguir um forte crescimento e margens altas – gerando um maior lucro para o Grupo

Oportunidade:

O Grupo de Soluções e Serviços continua a impulsionar uma forte rentabilidade e crescimento num mercado em rápida expansão. À medida que a arquitetura de tecnologia se torna mais complexa, os clientes exigem serviços de TI mais sofisticados, e prevê-se que o mercado valha mais de um bilião de dólares até 2025, com o mercado de dispositivo como serviço de crescimento rápido e alta margem previsto para ser US$ 67 mil milhões até 2025.

Desempenho do Segundo Trimestre:

  • crescimento significativo da receita no segundo trimestre (30% em relação ao período homólogo para US$ 1,36 mil millhões), gerando 7,3% da receita geral do Grupo e com uma margem operacional de quase 21%.
  • As taxas de penetração dos serviços de suporte para clientes de PC e clientes de infraestrutura melhoraram. Os Serviços Geridos viram a receita aumentar quase 90% ano-a-ano, e o Grupo viu soluções repetíveis, com base no próprio IP da Lenovo, ganhar força, resultando em Serviços e Soluções de Projeto a atingir quase 22% de crescimento na receita ano-a-ano.
  • Grupo anunciou uma evolução no seu modelo de negócios baseado no consumo, durante o seu principal evento anual de inovação, Tech World, com o lançamento do TruScale – um novo portfólio que reúne todas as ofertas de serviço da Lenovo num único guarda-chuva que fornece uma solução verdadeiramente global que disponibiliza tudo, desde o bolso até à nuvem, através de uma única estrutura de contrato.

Olhando para o futuro:

  • Face a este cenário, a Lenovo continuará a impulsionar o crescimento da receita e rentabilidade. Ao integrar a função interna de TI da empresa no SSG, pode melhorar a capacidade de entrega de I&D do grupo de negócios e transformar recursos digitais internos comprovados em ofertas de soluções para os clientes.
  • Em serviços geridos, novas plataformas, ferramentas e recursos de entrada no mercado serão introduzidos para aprimorar as ofertas como serviço TruScale.
  • Nos serviços de suporte, o foco será aumentar as taxas de penetração à medida que o segmento comercial se recupera.

Infrastructure Solutions Group (ISG): Trimestre recorde, superando um mercado em crescimento

Oportunidade:

As oportunidades continuam a expandir-se para o ISG ao mesmo tempo que a modernização da infraestrutura de TIC continua em todo o mundo. O mercado de infraestrutura de TIC deve tornar-se num mercado de US$ 250 mil milhões até 2025, tornando-o tão grande globalmente quanto o mercado de PCs.

Desempenho do segundo trimestre:

  • ISG apresentou um desempenho recorde, liderado por uma alta receita de quase US$ 2 mil milhões, um aumento de quase 34% ano-a-ano. O lucro continuou a melhorar em US$ 24 milhões ano-a-ano, perto do equilíbrio.
  • O negócio superou o mercado em quase todos os segmentos. O fornecedor de serviços em nuvem atingiu uma alta receita histórica com mais de 50% de crescimento ano-a-ano; A receita empresarial/SMB teve um forte crescimento de 20% ano a ano.
  • Nos segmentos de margem mais alta, a receita de armazenamento cresceu mais de 50% ano-a-ano para um novo recorde e, em Computação de Alto Desempenho, o Grupo entregou o computador universitário de alto desempenho mais rápido da China, equipado com a tecnologia de refrigeração líquida Lenovo Neptune.

Olhando para o futuro:

  • O Grupo continuará a aumentar os investimentos em segmentos de rápido crescimento, como a computação Edge, soluções de nuvem híbrida e convergência de rede de nuvem 5G.
  • O Grupo continuará também a fortalecer os recursos internos de design e manufatura para impulsionar o crescimento à medida que os negócios avançam em direção ao ponto de equilíbrio e para além disso.
  • A visão continua a ser tornar-se no maior e mais confiável fornecedor global de soluções de infraestrutura de TIC.

Intelligent Devices Group (IDG): forte crescimento da receita e maior lucro, com aumento da contribuição de negócios não-PC

Oportunidade:

A procura por PCs e outros dispositivos inteligentes continua a ser muita. Esta é impulsionada pela recuperação da procura comercial, com relatórios de mercado a mostrar que os PCs comerciais (excluindo Chromebooks) cresceram 18% ano-a-ano no último trimestre, assim como o esperado aumento da procura com o lançamento do Windows 11. A Lenovo espera que a procura por PCs esteja em linha com as avaliações da indústria de 340-355 milhões de unidades por ano nos próximos anos. O mercado global de smartphones ainda apresenta grandes oportunidades de crescimento, assim como o mercado de IoT, que espera crescer 11% CAGR até 2025.

Desempenho do segundo trimestre:

  • Excelentes resultados com crescimento de receita de 21% ano-a-ano para US$ 15,3 milhares de milhão, com crescimento do lucro ainda mais forte – até 34% ano-a-ano para US$ 1,2 mil milhões, numa base já elevada.
  • Os segmentos de PCs premium geraram alto crescimento em receita com o premium Yoga e as workstations, cada tendo duplicado relativamente ao período homólgo. A receita de PCs comerciais cresceu 29% ano-a-ano e os PCs SMB 48% ano a ano.
  • Os smartphones tiveram o seu melhor trimestre, com o lucro atingindo um novo recorde histórico de US$ 89 milhões, enquanto a receita cresceu 27% ano-a-ano para a maior em 15 trimestres. Todas as geografias apresentaram alto crescimento de rentabilidade – não apenas nas regiões usuais da América Latina e América do Norte, mas também nos mercados de expansão da EMEA e da Ásia-Pacífico. A receita de tablets cresceu 20% ano-a-ano e os negócios de acessórios cresceram 31% ano-a-ano.

Olhando para o futuro:

A Lenovo investirá ainda mais em segmentos premium para aumentar a rentabilidade e o preço médio de venda. Produtos adjacentes que não sejam PC, como smartphones, tablets, colaboração inteligente em reuniões e computação incorporada, aumentarão ainda mais o mix de negócios que não sejam de PC.

Destaques operacionais e investimentos para o futuro

  • O Grupo continua a concentrar-se significativamente em ESG em todas as suas operações; estabelecendo novas metas de mitigação das alterações climáticas em agosto de 2021 como parte de seu relatório anual ESG. A empresa comprometeu-se na remoção de um milhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa da sua cadeia de fornecimento até ao final do ano fiscal de 2025/26, à medida que avança em direção às metas de redução de emissões para 2030, aprovadas pela Science-Based Targets Initiative. Além disso, a empresa comprometeu-se em integrar materiais reciclados pós-consumo em 100% dos produtos de PC até 2025 e reformulou as metas de impacto social para que as mulheres representem 27% dos cargos executivos globais em 2025, contra 21% em 2020.
  • O Grupo foi recentemente reconhecido pelos seus compromissos e trabalho em ESG, recebendo a sua classificação mais alta do Índice de Sustentabilidade Corporativa Hang Seng, alcançando uma classificação AA + pela primeira vez e a melhor pontuação geral da indústria de tecnologia.
  • Após a saída para reforma do presidente corporativo e diretor de operações Gianfranco Lanci, a Lenovo anunciou recentemente Che Min (Jammi) Tu como diretor de operações do grupo da empresa. Na sua função, basear-se-á nos pontos fortes da empresa em excelência operacional e da cadeia de fornecimento
Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

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