Os produtores de jogos para smartphones estão a descobrir o público feminino

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Navegar nas redes sociais pode ser viciante e pode causar sentimentos de inadequação e isolamento, até mesmo depressão, dizem os profissionais de saúde mental. No entanto, quando se trata de jogos para telemóveis, a situação não é tão má. Pelo contrário, usado com moderação, pode ajudar as pessoas a aumentar o bem-estar positivo, de acordo com várias fontes.

Tradicionalmente considerado um domínio para homens (cerca de 63% dos jogadores móveis nos EUA são homens, por exemplo), os produtores de jogos móveis estão a descobrir uma nova tendência: cada vez mais mulheres estão a ingressar no mundo dos jogos. A Nordcurrent, uma editora e produtora internacional de jogos casuais para smartphones, compartilhou os seus principais jogos que chamaram a atenção do público feminino, bem como as principais razões por trás da sua popularidade crescente.

Os três principais jogos voltados para mulheres:

O mais novo jogo da Nordcurrent, um Pocket Styler inspirado na moda com 8 milhões de downloads nos primeiros meses desde o seu lançamento, é o jogo mais voltado para o sexo feminino da empresa, com as jogadoras a representar mais de 81% dos utilizadores. O jogo permite que os jogadores tornem-se em verdadeiros criadores de tendências na indústria da moda. Tudo o que precisamos é criar um avatar único, que permite aos jogadores ir às compras, expandir os seus guarda-roupas, escolher penteados e maquilhagem, bem como misturar e combinar milhões de combinações de roupas diferentes. O jogo atraiu um público mais maduro, com quase 25% dos jogadores com 45 anos ou mais, enquanto os de 25 a 44 anos representam mais de 43%.

O jogo mais popular da Nordcurrent, Cooking Fever, também chamou a atenção do público feminino, já que 79% dos jogadores são mulheres. O jogo ajuda a entender melhor o que é preciso para gerir um restaurante, desde garantir uma experiência agradável ao cliente até fazer malabarismos com várias tarefas ao mesmo tempo e empregar as melhores táticas de gestão de tempo. Por exemplo, uma das tarefas do jogo é configurar a cozinha e melhorar o interior para aumentar o desempenho do restaurante. Cooking Fever já foi descarregado mais de 350 milhões de vezes. Atualmente, a sua principal base de utilizadores é composta por jovens de 16 a 24 anos, que representam quase 50% do total de jogadores, e de 25 a 44 anos, que são mais de 41%.

Murder in the Alps, um jogo de objetos ocultos com 20 milhões de downloads, também marcou um alto número de jogadoras – aproximadamente 73% de todos os utilizadores. É um jogo de romance policial interativo que permite aos jogadores resolver inúmeros mistérios e interagir com outras pessoas enquanto vivenciam todos os tipos de aventuras num belo hotel, situado nos Alpes. A popularidade deste jogo cresceu entre um público mais maduro, com pessoas na faixa etária de 25 a 44 anos representando mais de 45% e mais de 45 anos – quase 30% dos jogadores.

Os jogos para telemóvel tornaram-se em plataformas para praticar a criatividade

No grande contexto dos jogos, onde as mulheres representam 40-45% dos jogadores globalmente em todas as plataformas, os jogos com cerca de 80% da base de utilizadores do sexo feminino são bastante raros.

De acordo com os produtores de jogos, o ambiente positivo, a inspiração, a criatividade e a atitude positiva que os jogos estimulam parecem ser o que continua a atrair um número cada vez maior de jogadoras. Como Victoria Trofimova, CEO da Nordcurrent, observa, esses jogos tornam-se plataformas para praticar as habilidades criativas de alguém que podem ser aplicadas posteriormente no mundo real.

“Jogos como o Pocket Styler são apenas outra forma de entretenimento – é envolvente, sempre disponível na ponta dos dedos, pode ser usado por curtos períodos de tempo e, o mais importante, transmite uma forma positiva de entretenimento para aliviar o stress, em oposição à navegação das redes sociais indutoras de stress ou feeds de notícias. ”, diz Victoria.

Em relação ao Pocket Styler, o jogo mais feminino da empresa, parte do seu apelo também pode ser atribuído à criação de um ambiente seguro para a autoexpressão com uma chance de oportunidades criativas ilimitadas.

“O jogo cria o ambiente perfeito para explorar novas ideias sem riscos, pois, na vida real, não se pode fazer testes indefinidos de roupas até que a melhor combinação de roupas seja encontrada. Além disso, é muito mais difícil sair e explorar a seleção de moda disponível loja a loja devido às restrições da pandemia. Assim, o jogo permite alimentar a criatividade ao permitir testar centenas de ideias, sem se preocupar que este método de “tentativa e erro” possa ter implicações negativas ”, comentou Trofimova.

O futuro das mulheres nos jogos para telemóvel: mais compras no aplicativo, menos tempo nas redes sociais

Os jogos móveis são o segmento de crescimento mais rápido do mercado de jogos, com crescimento previsto de $98 biliões de dólares em 2020 para $272 biliões em 2030. Ao mesmo tempo, as mulheres são muito mais propensas a fazer compras no aplicativo em jogos móveis. Juntos, esses fatos significam que mais produtores de jogos para telemóvel mudarão cada vez mais a sua atenção para as mulheres e competirão pela sua atenção, fornecendo entretenimento móvel da mais alta qualidade feito sob medida para mulheres.

Simultaneamente, mudar dos media sociais para jogos móveis projetados especificamente para mulheres pode ajudá-las a evitar alguns dos efeitos psicológicos negativos que navegar nas redes sociais pode ter sobre o seu bem-estar.

Jogos interativos bem projetados podem ajudar a impulsionar a criatividade, inspirar emoções positivas e até mesmo melhorar a função cerebral.

Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

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