OutSystems ajuda Sage a adotar o futuro do trabalho

43 visualizações
0

A OutSystems, empresa portuguesa líder do mercado de plataformas para o desenvolvimento rápido de aplicações, juntou-se à Sage para desenvolver a app ‘MyWorkSpace’, que permite aos colaboradores reservar secretárias e salas de reuniões. Este projeto ajudou os colaboradores da Sage a regressar ao escritório, no âmbito da iniciativa “Trabalho Humano Flexível” (Flexible Human Work).

Como muitas empresas, a Sage, líder de mercado em soluções de gestão de negócios na cloud, implementou uma política de teletrabalho no início da pandemia Covid-19 e está agora a ajudar os seus 11.000 colaboradores a regressar aos escritórios, onde as diretrizes assim o permitem.

Tendo escolhido a plataforma de desenvolvimento da OutSystems, uma equipa de quatro elementos e  um developer sénior, utilizou a OutSystems para construir a primeira aplicação móvel interna da empresa, a ‘Colleague Hub’, projetada para agilizar as aprovações internas. Além disso, entregou uma aplicação web, integrada ao sistema de contact center da Sage, para permitir que a equipa de atendimento ao cliente e os gestores prestem suporte aos clientes da forma mais eficaz possível.

Depois da Sage ter implementado uma política de teletrabalho em todos os seus escritórios globais, os developers continuaram o seu trabalho e descobriram que a OutSystems os ajudou com o desenvolvimento colaborativo, como resultado da sua arquitetura de aplicação modular. A OutSystems Cloud também permitiu que a equipa se adaptasse a um ambiente de trabalho remoto com um processo e ajustes de tecnologia reduzidos.

Utilizando um template disponível na OutSystems Forge e apoiada por um Technical Success Manager, que facultou formação sobre como re-arquitetar a app como uma aplicação web, a equipa entregou a primeira iteração da MyWorkSpace em apenas seis semanas. Nos meses seguintes, atualizações regulares da equipa de desenvolvimento adicionaram mais recursos à aplicação, ajudando os colegas da Sage a regressar ao escritório, colocando a segurança em primeiro lugar.

A MyWorkSpace inclui um conjunto de recursos, nomeadamente a possibilidade de escolher o local do escritório, data e área. Atribui automaticamente uma secretária e mostra um mapa interativo que ajuda o utilizador a encontrá-la. Os QR codes nas secretárias permitem facilmente o scan para o check-in. Os colaboradores podem fazer checkout quando estiverem prontos, ou a app avisa quando a hora da marcação está a terminar, para que o espaço possa ser limpo e desinfetado.

A MyWorkSpace também integra com a intranet da Sage, dando aos colaboradores acesso a um conjunto abrangente de informações e instruções relacionadas com a Covid-19 personalizadas para os seus escritórios, sem sair da aplicação. A Sage simplificou ainda o processo de reserva de secretária e criou relatórios e painéis específicos.

Como algumas restrições foram levantadas, a aplicação está agora a ajudar os colaboradores a regressar ao escritório, sob a iniciativa Flexible Human Work da Sage. A Sage acredita que o futuro do trabalho é construído com base na verdadeira flexibilidade e colaboração e que onde ou quando o profissional trabalha não é tão importante como a forma como nos conectamos enquanto humanos para fazer o melhor trabalho para os clientes.

“Neste novo normal, como em todos os negócios, temos de ser capazes de nos adaptar rapidamente”, disse Stephen Lukert, Global Director of Finance Solutions da Sage. “A OutSystems permitiu-nos fazê-lo e ajudou-nos a entregar rapidamente uma aplicação personalizada que permite aos colaboradores reservar postos de trabalho e salas de reunião – e , assim, ajudando-os a regressar com segurança ao escritório.”

“A Sage viu efetivamente os benefícios de usar a nossa plataforma, com uma pequena equipa a desenvolver uma série de aplicações, além da  MyWorkSpace”, disse Mike Hughes, Senior Director, Product Marketing da OutSystems. “Com uma equipa do seu programa de formação, apoiada pela OutSystems, desenvolveu uma aplicação crítica que ajudou a equipa da Sage a voltar ao trabalho com segurança em apenas seis semanas.”

Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.