OutSystems apresenta AI Mentor System, que promete acelerar a produtividade do programador, melhorar a qualidade do código e resolver a dívida técnica

OutSystems apresenta AI Mentor System, que promete acelerar a produtividade do programador, melhorar a qualidade do código e resolver a dívida técnica

113 visualizações
0

A OutSystems, líder global em desenvolvimento low-code de alta performance, acaba de anunciar no seu evento de inovação em software NextStep 2022, o AI Mentor, uma solução que fornece um conjunto abrangente de ferramentas de programação, segurança e análise de qualidade baseadas em IA, que fornecem assistência de nível especializado nas áreas mais críticas do ciclo de vida de programação de software. Com o AI Mentor, as equipas de TI podem otimizar mais facilmente as suas arquiteturas para o desempenho, identificar e corrigir erros de programação relacionados com a segurança, minimizar dívidas técnicas e desperdício de tempo de trabalho.

Ao longo de mais de quatro anos, a OutSystems tem infundido a IA em toda a plataforma e em todo o ciclo de vida de programação de software, para ajudar os programadores, líderes de tecnologia e arquitetos, a criarem software de forma mais rápida e com qualidade de nível empresarial. O OutSystems AI Mentor System ajuda os programadores em todas as etapas do desenvolvimento, ajudando intuitiva e instantaneamente quando mais precisam. O AI Mentor System também automatiza tarefas repetitivas, elimina o trabalho tedioso e valida as aplicações antes de entrarem em produção, garantindo que são construídas e mantidas com os mais altos padrões de qualidade possíveis. Cada um dos mentores de IA atua como assistente dos programadores, melhorando o processo de desenvolvimento para uma eficiência incomparável.

“A abordagem tradicional de programação e desenvolvimento de software precisa de mudar e a nossa IA avançada reduz literalmente semanas e meses do processo de programação, aumenta a qualidade e a segurança de cada aplicação”, explica Gonçalo Gaiolas, Chief Product Officer da OutSystems. “O AI Mentor System é como ter uma equipa de especialistas a melhorar e ampliar a experiência coletiva de uma equipa. A OutSystems está a detetar possíveis problemas e a fornecer soluções para que as equipas de desenvolvimento possam focar-se na criação das melhores soluções. Este sistema é um excelente exemplo de low-code de alta performance, com a agilidade de uma linguagem de programação visual e um poderoso mecanismo de IA, suportando um desenvolvimento mais rápido e preciso em todas as etapas.”

Capacidades do AI Mentor System

O OutSystems AI Mentor System é uma evolução do Architecture Dashboard anterior, dentro da plataforma OutSystems, e fornece capacidades mais robustas, integrando nova tecnologia IA com patente pendente. A solução inclui os seguintes mentors:

  • Code Mentor – O desenvolvimento inovador assistido por IA prevê o que fazer em seguida, sugere a melhor opção e a adiciona-a ao código de um programador, totalmente configurado e adaptado à lógica e ao contexto de negócios. Além disso, o Code Mentor permite que os programadores usem linguagem natural para descrever dados complexos necessários para uma aplicação e a IA integrada vai gerar automaticamente a consulta SQL adequada, poupando muito tempo aos programadores.
  • Architecture Mentor – Um arquiteto corporativo baseado em IA que revê o código para garantir que vai ao encontro dos padrões de arquitetura mais críticos.
  • Security Mentor – Um líder de segurança baseado em IA que revê o código, para identificar vulnerabilidades de código introduzidas durante o processo de desenvolvimento.
  • Performance Mentor – Um especialista em desempenho baseado em IA que revê o código, para identificar possíveis complicações de desempenho e garantir que as aplicações funcionam consistentemente com a máxima eficiência.
  • Maintainability Mentor – Um analista de portfólio baseado em IA, que analisa todo o portfólio de aplicações da empresa, à procura de oportunidades para reduzir a dívida técnica. O Maintainability Mentor é como ter um gestor de programação baseado em IA que revê o código da aplicação, para erradicar o código duplicado e sugerir oportunidades de reconstrução de aplicações.

“O maior valor do AI Mentor System é que fornece uma análise de cima para baixo da nossa base de código, identificando áreas na arquitetura onde as melhores práticas precisam de ser aplicadas”, explica por sua vez Scott Finkle, vice-presidente do McConkey Auction Group. “Agendamos uma revisão do painel todas as semanas para ver os resultados e para que possamos resolver os problemas identificados. Como resultado, a nossa base de código é mantida limpa e é muito mais fácil para os programadores – especialmente os novos – compreenderem e trabalharem. As categorias são úteis para nos informar sobre as áreas em que precisamos de treino interno, e onde temos negócios e outros riscos. É um ativo significativo para os nossos programadores, bem como para os negócios.”

Outras atualizações da Plataforma OutSystems

A OutSystems lançou uma série de melhorias adicionais que trazem mais potência e flexibilidade à plataforma:

  • Static Application Security Testing (SAST) – Com a nova API SAST da plataforma, as empresas podem automatizar o teste de segurança do código-fonte da aplicação com ferramentas de terceiros, como SonarQube, Veracode. A OutSystems é a única plataforma low-code líder que suporta SAST, um passo essencial na construção de aplicações empresariais estratégicas. Os clientes podem aderir ao Programa de Acesso Antecipado OutSystems (EAP) para aceder a estas novas funcionalidades.
  • Autenticação OpenID para Utilizadores da Plataforma – A Plataforma OutSystems há muito que suporta Fornecedores de Identidade Externos (IdPs), como Okta ou Azure Active Directory, para utilizadores de aplicações. As empresas podem agora usar o seu IdP padrão corporativo – usando o padrão OpenID Connect – para autenticar os utilizadores da plataforma também. Podem ainda alavancar os seus investimentos existentes em IdP e implementar estratégias de governance sofisticadas para equipas de desenvolvimento empresarial de grande escala.
  • Expandir a capacidade de observação empresarial – Embora a plataforma OutSystems inclua ferramentas sofisticadas e incorporadas para monitorização de aplicações, as empresas pretendem cada vez mais padronizar numa única ferramenta para todos os seus requisitos de monitorização e observabilidade. Este novo recurso move os logs da aplicação para um subsistema de log especializado e expõe-nos através da API OpenTelemetry. As empresas verão novos níveis de desempenho para regimes de monitorização sofisticados e suporte pronto a ser usado para ferramentas de monitorização de terceiros, como Datadog, New Relic e Dynatrace. Os clientes poderão aderir ao OutSystems EAP para aceder a estas novas funcionalidades.
  • Suporte do Integration Builder para MongoDB – O OutSystems Integration Builder acelera drasticamente a capacidade dos programadores em conectar aplicações a fontes de dados através de integrações seguras e escaláveis. Até agora, os Integration Builders suportavam 13 fontes de dados comuns, como SAP, Salesforce, Azure SQL, MySQL e PostgreSQL – e agora suportam MongoDB. Esta é uma adição importante para empresas que desejam acelerar o desenvolvimento de aplicações que aproveitam dados baseados em NoSQL. Com o Integration Builder, as empresas usam a configuração no estilo de assistente para configurarem as suas integrações do MongoDB sem precisarem de escrever uma única linha de código. Estas integrações são escaláveis ​​e seguras, podendo ainda ser reutilizadas em todo o portfólio de aplicações da empresa.

Os programadores podem experimentar estas novas funcionalidades e aceder à OutSystems com uma versão experimental gratuita e testar estas capacidades, visitando www.outsystems.com/platform/.

Vê a plataforma Outsystems no NextStep 2022

A OutSystems apresenta as novidades da sua plataforma no evento online NextStep entre os dias 15 e 17 de novembro. Junte-se à OutSystems, empresas clientes e parceiros para conhecer o low-code de alta performance em ação, com empresas de todo o mundo.

Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.