Pesquisa revela os jogos da PlayStation 5 mais viciantes de acordo com os jogadores

Pesquisa revela os jogos da PlayStation 5 mais viciantes de acordo com os jogadores

40 visualizações
0

Desde que os videojogos se tornaram amplamente populares nos anos 80, certos títulos têm sido muito mais divertidos e viciantes do que outros. Os jogos online multiplayer das últimas duas décadas, especialmente, explodiram em popularidade, com milhares de jogadores a jogar no mesmo servidor. Quanto à PlayStation 5, uma das consolas de jogo mais preferidas do mundo neste momento, existe uma grande variedade de títulos de alta qualidade que mantêm os jogadores viciados durante horas.

Para atrair jogadores e mantê-los sempre de volta, não basta que os jogos tenham gráficos extraordinários ou histórias memoráveis. O elevado nível de desafio, controlos intuitivos e a relativa liberdade de explorar o mundo dentro do jogo para além do enredo principal é o que torna estes títulos reproduzíveis e verdadeiramente viciantes. Para determinar quais os jogos da PlayStation 5 que melhor se encaixam nesta descrição, a equipa da BonusInsider perguntou aos jogadores sobre os jogos que passaram mais horas a jogar.

bi hours played by game

Metodologia

O inquérito foi realizado no início de dezembro entre 1.633 utilizadores em linha com idade igual ou superior a 18 anos. Foi-lhes fornecida uma lista de jogos que apresentavam os 20 jogos PS5 mais jogados para o mês de novembro, de acordo com o website independente de análise PS PS-Timetracker. Os jogadores tinham de escolher o jogo que tendiam a jogar com mais frequência, e especificar o número de horas que passavam neste jogo todas as semanas.

A maioria dos títulos que escolheram foram, sem surpresa, jogos MMO (massively multiplayer online) e MMORPG (massively multiplayer online role-playing) – de ritmo rápido, repletos de ação, e trazendo aquela adrenalina que os jogadores querem de um jogo de vídeo. Também perguntámos aos participantes do inquérito sobre a duração da sua sessão de jogo média, a fim de ver se eram verdadeiramente viciados ou se eram simplesmente jogadores apaixonados.

Os jogos mais viciantes para a PlayStation 5

A lista seguinte apresenta 10 títulos que foram selecionados pelos jogadores como os jogos mais convincentes e viciantes. Note-se que estes não são os mais vendidos ou os mais populares videojogos. Entre os maiores títulos que não fizeram o corte estão Grand Theft Auto V, God of War, Rocket League, Minecraft, Dead by Daylight, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, Elden Ring, Genshin Impact, Cyberpunk 2077, e Gran Turismo 7.

Deve notar-se que as horas jogadas por semana aqui citadas são as horas que os jogadores tendem a jogar em média todas as semanas. Alguns participantes podem jogar um jogo durante 10 horas seguidas, enquanto outros podem preferir sessões mais curtas de 2 ou 3 horas de cada vez, quatro ou cinco vezes por semana.

Rust Console Edition, 13.6 horas por semana

Este jogo multijogador de sobrevivência foi inicialmente lançado em 2013 pela Facepunch Studios, mas não recebeu um lançamento completo até 2018. No ano passado, depois de se ter tornado extremamente popular na Twitch, tornou-se também disponível para consolas e é agora considerado um dos melhores jogos de sobrevivência. A sua premissa é bastante simples – os jogadores precisam de sobreviver num ambiente apocalíptico perigoso, de mundo aberto, onde são constantemente atacados por outros jogadores e animais selvagens. Precisam também de reunir recursos, armas artesanais e outros equipamentos, e permanecer alimentados para não perecerem.

ARK: Survival Evolved, 12,3 horas por semana

ARK: Survival Evolved é um jogo de sobrevivência MMORPG da Studio Wildcard, que foi lançado em 2017. Está disponível tanto no modo simples como no modo multiplayer. O ambiente de mundo aberto está cheio de animais e monstros pré-históricos, e os jogadores precisam de garantir a sua sobrevivência reunindo recursos, combatendo outros jogadores, e construindo uma base. As características mais viciantes do jogo – a moagem e a dificuldade quase sem precedentes – estão também entre as mais criticadas. Ainda assim, os jogadores na sondagem tendem a passar uma média de 12,3 horas a jogar este jogo cheio de ação.

Call of Duty: Modern Warfare 2, 11,7 horas por semana

COD Modern Warfare 2 é a sexta prestação da franquia Call of Duty e tornou-se disponível pela primeira vez em 2009. Embora a Activision tenha lançado novas edições desde então, a Modern Warfare permanece entre os jogos de tiro em primeira pessoa mais populares do mundo. É curta, rápida e universalmente adorada pelos jogadores para os seus tiroteios. Com uma média de 11,4 horas de jogo por semana, é também um dos jogos mais viciantes para a PS5, de acordo com os participantes no inquérito.

NBA 2K23, 10,8 horas por semana

Baseado na Associação Nacional de Basquetebol, NBA 2K23 é o 24º jogo da franquia e foi lançado em setembro de 2022. Este é atualmente um dos videojogos desportivo mais jogados. Oferecendo tanto o modo simples como multijogador, tem o potencial de ser jogado várias vezes sem ser demasiado repetitivo. Os jogadores que participaram nesta sondagem disseram que o jogam em média 10,8 horas por semana, o que também se deve provavelmente ao facto de ser ainda novo.

God of War: Ragnarök, 10,5 horas por semana

A 8ª parte da série God of War, Ragnarök é um jogo de vídeo de ação e aventura na terceira pessoa que viu o seu lançamento mundial a 9 de novembro de 2022. Foi um sucesso instantâneo para a sua editora Sony Interactive Entertainment (a empresa por detrás da PlayStation), vendendo 5,1 milhões de unidades na sua primeira semana. Foi nomeado para Game of the Year no The Game Awards 2022 e está atualmente entre os títulos mais jogados na PS5 com 10,5 horas de jogo por pessoa por semana, em média, de acordo com o inquérito.

EA SPORTS FIFA 23, 10,1 Horas por semana

FIFA 23 é a mais recente edição da popular franquia da Electronic Arts, que foi lançada em setembro de 2022. O jogo de simulação de futebol inclui modos baseados no Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2022 e no Campeonato Mundial Feminino FIFA 2023. Uma das suas características mais atrativas é o cross-play entre utilizadores de consolas da mesma geração. Atualmente, este é um dos jogos mais jogados na PS5, uma vez que os jogadores do inquérito gastam em média 10,1 horas por semana com ele.

Destiny 2, 9,6 horas por semana

Destiny 2 é um jogo de tiro na primeira pessoa da Bungie e tem sido um dos títulos MMOG mais populares desde o seu lançamento em 2017. Mais tarde, foi disponibilizado como um jogo gratuito, e em dezembro de 2020, foi lançado para a PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Apresenta elementos de RPG e pode ser jogado tanto em PvE (player vs environment) como em PvP (player vs player). Tem também quests, strikes e raids por clãs, e o tradicional deathmatch. Tudo isto torna o jogo extremamente variado e emocionante, obrigando os jogadores a jogá-lo de novo várias vezes. Destiny 2 foi jogado 9,6 horas por semana, em média, pelos jogadores que participaram nesta sondagem.

Overwatch 2, 9,5 Horas por semana

Este é um novo atirador na primeira pessoa da Blizzard Entertainment que serve de sequela ao original de 2016. Lançado através de acesso antecipado em outubro de 2022, oferece um jogo completo em plataforma cruzada e apresenta PvP, bem como modos cooperativos persistentes. É jogado como um atirador herói e tem também o modo PvE, que foi introduzido como parte da história, tornando o jogo ainda mais divertido e convincente. Como ainda é bastante recente, o Overwatch 2 está entre os jogos mais populares para a PS5 neste momento e é jogado durante 9,5 horas por semana, em média, de acordo com os resultados do inquérito.

Fortnite, 8,9 horas por semana

Desde o seu lançamento em 2017, Fortnite tornou-se um dos videojogos mais populares do mundo e está agora disponível para todos os sistemas, incluindo a PS5. Oferece três modos de jogo distintos – um jogo de Battle Royal, sobrevivência cooperativa e um jogo sandbox, no qual os jogadores têm a liberdade de criar as suas próprias arenas de batalha. Ao longo dos anos, foi nomeado e ganhou prémios várias vezes, e continua a atrair jogadores. Os participantes deste inquérito jogaram este jogo durante 8,9 horas por semana, em média.

Apex Legends, 8,5 horas por semana

Originalmente lançado em 2019, este jogo de tiros gratuito tornou-se disponível para a PS5 em março de 2022, oferecendo um jogo completo em cross-platform. A exceção é para plataformas móveis, onde existe uma versão separada do jogo. Um mês após o seu lançamento, Apex Legends já tinha 50 milhões de jogadores, e mais tarde atraiu outros 50 milhões, tornando-o um dos videojogos mais jogados na história pela contagem dos jogadores. Foi também selecionado como um dos títulos mais viciantes no inquérito, com os jogadores a gastarem uma média de 8,5 horas por semana a jogá-lo.

Qual é a duração da sua sessão típica de jogo?

A grande maioria dos jogadores são apaixonados pelos seus videojogos favoritos, mas dificilmente podem ser descritos como viciados em jogos. De todos os 1.633 jogadores, apenas 2,3% disseram que a sua sessão média durou mais de 10 horas. Praticamente nenhum deles passou menos de uma hora na PlayStation, enquanto 24,9% jogou entre 1 e 2 horas de cada vez. A maioria dos jogadores (52,5%) jogou entre 2 a 4 horas, e 10,5% jogou entre 4 e 6 horas. Cerca de 6,9% passaram de 6 a 8 horas a jogar, enquanto 3% admitiram sessões de jogo ainda mais longas, até 10 horas.

bi how long is your typical playing session

Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.