Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

6 Visualizações
0

Entre 1 e 4 de março, o desafio a todos os visitantes da Qualifica é uma visita ao futuro e às exigências de um mercado em constante alteração. “Create the Future” é a matéria a ser estudada nesta sala que não é de aula, mas que se estima vir a receber mais de 30 000 estudantes de todo o país.

O ponto de partida desta edição é um estudo do “Institute For The Future”, que avança que 85% das funções desempenhadas em 2030 ainda não foram inventadas. Num contexto em constante transformação são duas as principais causas: a pandemia veio acelerar a transformação digital, que por sua vez veio permitir desbloquear setores de atividade e novas oportunidades.

“Sabemos que é urgente preparar o mercado de trabalho para estas mudanças e para a requalificação profissional dos seus trabalhadores, mas acreditamos que o primeiro passo desta revolução deve partir do ecossistema escolar. Assim, desenvolvemos uma Feira que cria futuro e que, acima de tudo, responde aos receios e dúvidas dos mais novos. Nesta edição, movemo-nos de espírito aventureiro, livre e repleto de causas. Vamos dar palco às profissões do futuro, às ambições dos jovens, cada vez mais empreendedores e irreverentes, num mundo com imensas oportunidades, onde o céu é o limite”, comenta Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.

Os mais de 140 expositores vão representar uma montra do panorama atual a todos os visitantes – jovens, professores e familiares –, para que levem desta experiência novas visões e perspetivas. De modo a apresentarem as novidades dos ecossistemas académico e profissional, vão ser apresentados cursos diversos e tendências do futuro.

Os novos modelos de trabalho levam também os jovens a ambicionar um emprego que lhes permita ter uma certa liberdade, trabalhando em qualquer parte do mundo. De modo a auxiliar a partida, a começar pelos estudos, as agências EF Education First, Information Planet e Next Level também vão marcar presença, bem como a Agência Nacional Erasmus. À semelhança da edição anterior, a Qualifica apresenta outros três expositores internacionais: a Universidade de Vigo (Espanha), a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e a Universidade Intercontinental de la Empresa (Espanha).

A nível nacional, as Universidades do Minho, UTAD, Beira Interior, Aveiro, Lisboa e Évora bem como os institutos politécnicos de Viana do Castelo, Cávado e Ave, Guarda, Castelo Branco, Bragança, Leiria, Coimbra, Viseu e Portalegre, são alguns dos que marcarão presença.  Vão estar também presentes cinco escolas de aviação, bem como, em missão de recrutamento, as Forças Armadas, PSP, GNR e Leroy Merlin. A residência universitária Livensa Living irá iniciar a sua presença.

Este é um evento dedicado ao público mais jovem, por isso o esforço da organização é criar dinâmicas divertidas, inclusivas e envolventes. Numa edição em que o futuro é a palavra de ordem, foi criada a Arena “Create the Future”, um espaço que oferece aos visitantes a oportunidade de criar memórias com atividades interativas. A realidade virtual estará também muito presente, num espaço em que variadas empresas vão apresentar produtos e experiências dentro desta temática. O espaço “Create the Future”, com empresas a destacar as profissões do futuro, é também uma das grandes novidades desta edição.

Refletir sobre todas estas transformações pode tornar-se desafiante, uma vez que nem sempre são mencionadas em sala de aula. Assim, a Qualifica preparou ainda momentos de talks, dedicados a professores, orientadores e jovens, com temas que permitem debater as exigências dos próximos anos.

Após o interregno causado pela pandemia, a Qualifica regressou em 2022 a bater os próprios records, recebendo 25 mil visitantes de todo o país. Estes números demonstram o interesse e a preocupação das gerações mais jovens na construção das suas carreiras. Este ano, espera-se que 30 mil pessoas passem pela Exponor – Feira Internacional do Porto -, para ficarem a conhecer o futuro do ensino e emprego, entre 1 e 4 de março.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.