ROG revela portátil gaming conversível Flow X13 e GPU externa XG Mobile

81 visualizações
0

A ASUS Republic of Gamers (ROG) anunciou hoje o ROG Flow X13, o primeiro portátil gaming conversível 2-em-1, e a ROG XG Mobile, uma inovadora GPU externa ultraportátil que aumenta o desempenho e a conectividade de gaming do Flow X13.

Ultraportátil 2-em-1

O Flow X13 possui um design conversível elegante, com uma dobradiça de 360°, que permite uma utilização em diferentes modos para desempenhar diferentes tarefas.

O modo Padrão é ideal para gaming mais sério e multitasking. O modo Tablet torna possível deslizar através do conteúdo ou desenhar e fazer anotações manuscritas com uma caneta compatível como a ASUS Pen. O ecrã sensível ao toque tem assinatura Corning Gorilla Glass, resistente a riscos decorrentes do uso diário.

A dobradiça de 360° ativa igualmente o modo de suporte, que permite aproximar o ecrã do utilizador, e o modo Tenda, que minimiza a área ocupada pelo dispositivo. Estas posições permitem às ventoinhas um acesso mais desobstruído ao fluxo de ar, reduzindo as temperaturas até 8 graus.

O chassis fino e leve de 13 polegadas possui apenas 15,8 mm de espessura e 1,3 kg. O exterior confere estilo e uma pega segura resistente a impressões digitais, para fácil transporte. O login de um toque permite ao Flow X13 iniciar instantaneamente como nos smartphones.

ROG XG Mobile

A ROG é pioneira no campo das gráficas externas, tendo introduzido a primeira dock eGPU, a XG Station, em 2007. A nova ROG XG Mobile apresenta um design simplificado que oferece um modo inovador de trazer jogos desktop para uma estrutura ultraportátil.

Pesando apenas 1 kg e 155x208x29 mm, a XG Mobile tem 6% do tamanho dos típicos eGPUs, apesar de apresentar uma GPU GeForce RTX™ 3080 com clock de 1810 MHz a 150W com ROG Boost. A GPU topo de gama é baseada na nova arquitetura NVIDIA Ampere, que combina núcleos CUDA para um sombreamento programável com núcleos RT de 2ª geração para traçado avançado de raios e núcleos Tensor de 3ª geração, que oferecem maior rendimento para gráficos DLSS acelerados por Inteligência Artificial (IA).

O arrefecimento eficiente da câmara de vapor mantém a XG Mobile a funcionar em temperaturas ideais, apesar da pequena área. O design compacto da câmara de vapor aumenta a área de superfície em 54% em comparação com os tubos de calor, maximizando a transferência térmica para as aletas do dissipador de calor para uma rápida dissipação.

A XG Mobile conecta-se diretamente à CPU com uma interface PCIe® 3.0 x8 personalizada, mais rápida que a Thunderbolt 4. A interface possui 63 Gbps de largura de banda exclusivamente para imagem, o que resulta num desempenho significativamente maior do que as alternativas eGPU. Uma conexão USB 3.2 Gen 2 separada adiciona 10 Gbps apenas para In/Out e ambas partilham um cabo de 41 cm.

O link USB aciona o hub multiporta da XG Mobile, que possui quatro portas USB Tipo A 3.2 Gen 1, uma slot de cartão SD de tamanho normal e uma porta Gigabit Ethernet. As saídas de vídeo DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0a conectam-se diretamente à GPU externa.

Contém um adaptador de alimentação de 280W que fornece a XG Mobile e o portátil simultaneamente, de modo a que não seja necessária uma fonte de alimentação separada.

Poderoso Processador

Em Portugal será disponibilizada a edição especial Flow X13 Supernova com o topo de gama Ryzen™ 9 5980HS, que atinge até 4,8 GHz num único núcleo, equipado com oito núcleos e 16 threads, fornecendo o desempenho necessário para tarefas exigentes. Os processadores móveis da série Ryzen 5000 apresentam uma nova arquitetura “Zen 3” apoiada por uma grande cache no chip de até 20 MB. A designação HS indica chips que têm um design de energia de 35W ajustado para chassis ultrafinos, sendo, no entanto, capazes de escalar até 54W quando o calor e o espaço de energia o permitem.

Os 32 GB de memória tornam possível o multitasking. O Flow X13 usa RAM LPDDR4X-4266, que consome 50% menos energia e gera menos calor do que a típica memória DDR4. A memória LPDDR4X também ocupa 46% menos área de superfície na motherboard graças a chips menores e traços simplificados, deixando mais espaço para um CPU e GPU potentes.

Um SSD PCIe® oferece alto desempenho e 1 TB de capacidade, o que fornece um amplo espaço de armazenamento para jogos e ficheiros profissionais.

Gaming em movimento

O Flow X13 incorpora uma placa gráfica GeForce® GTX 1650 capaz de atingir velocidade até 1255 MHz a 35W no modo Turbo com ROG Boost, com a capacidade de extrair 5W adicionais via Dynamic Boost, o que permite um forte desempenho nos jogos mais recentes.

Para uma experiência visual completa, o ecrã 4K Ultra HD oferece uma alta densidade de pixels perfeita para trabalho artístico. O Adaptive-Sync sincroniza a taxa de atualização do painel com as frame rates da GPU para reduzir atrasos, minimizar oscilações e eliminar artefactos visuais.

É ainda calibrado de fábrica de modo a atender ao padrão de validação PANTONE® para precisão de cores. Igualmente com uma proporção de aspeto 16:10 mais alta, que fornece mais espaço vertical para jogos e trabalho criativo.

Arrefecimento desimpedido

O sistema de arrefecimento do Flow X13 foi ajustado para permitir um alto desempenho dentro de um chassis pequeno.

O composto térmico de metal líquido melhora a transferência da temperatura da CPU para os tubos de calor, o que reduz a temperatura do processador em até 10ºC em comparação com outros equipamentos. A ROG foi pioneira na automatização da aplicação de metal líquido para produção em massa. Atualmente, este processo patenteado foi adaptado aos processadores AMD Ryzen, que apresentam diferentes desafios devido à presença de componentes condutores ao redor da matriz. A ROG é ainda pioneira na produção de portáteis com metal líquido nas CPUs AMD.

O calor é transferido da CPU, GPU e VRM por 2 tubos de calor, que têm um formato mais fino para economizar espaço e aumentar a área de contacto para a transferência térmica. Um módulo térmico refeito encaixa-se em três grandes dissipadores de calor e saídas de ventoinha dentro do sistema, muito mais do que o que é normalmente esperado num dispositivo deste tamanho. Juntos, esses dissipadores de calor oferecem 44.230 mm² de área de superfície para uma dissipação de calor rápida e eficiente.

As ventoinhas Dual Arc Flow geram fluxo de ar máximo com um ruído mínimo. São baseadas num novo design com 84 pás que variam em espessura de modo a fazer circular mais ar. As pás são cobertas com pontas especiais que seguem um padrão de onda aerodinâmica para estabilizar o fluxo de ar e reduzir o ruído. Estes avanços melhoram o fluxo de ar em até 13%, sem qualquer aumento do ruído. Com a tecnologia 0dB, os ventiladores desligam completamente quando as temperaturas da CPU e GPU estão baixas no modo de operação Silencioso. Isto faz com que o processo de arrefecimento seja muito silencioso sob cargas de trabalho leves.

O módulo térmico de autolimpeza utiliza tubos anti sujidade para conduzir as partículas para longe dos ventiladores e dissipadores de calor. Minimizar a acumulação ajuda o sistema de arrefecimento a operar de forma mais estável ao longo do tempo, o que confere ao portátil uma longa vida. O design mais recente da ROG encurtou os túneis para abrir espaço para ventiladores maiores e maior fluxo de ar.

Mobilidade de classe mundial

A bateria de longa duração dá potência ao Flow X13 para até 10 horas de reprodução de vídeo. O suporte de carregamento Type-C permite recarregar a bateria através de baterias portáteis e adaptadores externos, o que permite um maior número de horas sem necessidade de carregamento.

O adaptador simplificado de 100 W Tipo-C do Flow X13 mede apenas 75x75x28,8 mm e pesa apenas 300g, tornando-se muito menor que os normalmente exigidos por portáveis de gaming. Graças à tecnologia de carregamento rápido, a bateria pode ser recarregada de 0% a 50% em apenas 30 minutos.

Som limpo

O som surround de 5.1.2 canais virtuais desenvolvido pela Dolby Atmos confere um áudio rico e direcional. A tecnologia Smart Amp mantém as colunas dentro dos limites para desfrutar de uma experiência mais rica e envolvente.

Para melhorar as chamadas de voz, o avançado Cancelamento de Ruído bidirecional por IA remove sons indesejados da entrada e saída de áudio. Pode ainda ser usado em qualquer dispositivo e até mesmo personalizado através de uma aplicação, que permite limitar a redução de ruído nas aplicações destinadas a chamadas de voz sem afetar o áudio dos jogos. Os gamers podem comunicar melhor com a sua equipa, os criadores de conteúdo podem gravar um áudio mais limpo em qualquer lugar, e todos podem desfrutar de uma conversa sem ruídos de fundo.

Como o Cancelamento de Ruído bidirecional por IA é executado na CPU, a GPU concentra-se apenas em maximizar as frame rates.

Gande conveniência

Para uma experiência de escrita e de gaming mais confortáveis, o design de teclado de ponta-a-ponta do Flow X13 incorpora uma disposição completa, estilo desktop, na sua estrutura pequena. A dobradiça ErgoLift permite elevar a parte de trás do teclado para uma melhor digitação.

As teclas apresentam um design curvilíneo e um curso de navegação de 1,7 mm, o que eleva ainda mais o conforto na experiência de escrita. O N-key rollover garante que múltiplas teclas sejam registadas com velocidade e com precisão, e a iluminação de fundo branco torna cada tecla fácil de encontrar em ambientes com pouca luz.

O Flow X13 oferece igualmente uma ampla conectividade, incluindo uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C que suporta Power Delivery e DisplayPort 1.4. A porta HDMI 2.0b permite que outro monitor seja ligado. Por fim, uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-A permite conectar ratos ou gamepads de jogos, e um conector de 3,5 mm os auscultadores.

Para uma conectividade extra, o hub de In/Out da XG Mobile permite expandir a sua configuração. O principal conector XG Mobile inclui uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C adicional que fornece flexibilidade extra.

DISPONIBILIDADE E PREÇO

O ROG Flow X13 estará disponível brevemente em Portugal com PVP recomendado de €3.799,99 euros

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ROG Flow X13
Processador Processador móvel AMD Ryzen™ 9 5980HS
Placa gráfica NVIDIA® GeForce® GTX 1650 Laptop GPU, 4 GB GDDR6 VRAM
Sistema Operativo Windows 10 Pro
Ecrã 13.4 polegadas 16:10 UHD WQUXGA (3840 × 2400) Ecrã touch, IPS 60 Hz, 116% sRGB, Validação Pantone®

Resistente a riscos, Corning® Gorilla ® Glass

Molduras laterais 4.9 mm

Câmaras Gravação de vídeo HD 720p
Memória 32GB LPDDR4X RAM 4266 MHz 16 GB x 2 dual channel
Armazenamento SSD 1 TB 1 x M.2 2230 PCIe® 3.0 x4
Teclado Teclado chiclet retroiluminado com luz branca, suporta N-Key, curso de 1.7 mm
Áudio 2 x colunas, certificação Dolby Atmos & Audio de alta resolução (HRA), suporta Smart Amp & Cancelamento de ruido bidirecional IA

Microfone

Wi-Fi / Bluetooth Wi-Fi 6 (802.11ax)

Bluetooth v5.1(* versão BT pode variar com as atualizações do SO)

I/O Ports 1 x ROG XG Mobile Interface (PCIe® 3.0 x 8)

1 x USB 3.2 Gen 2 Type-A

2 x USB 3.2 Gen 2 Type-C (DisplayPort 1.4 + suporte PD)

1 x ligação de combinação de áudio (microfone e headphones)

1 x HDMI (suporte HDMI 2.0b)

Bateria 62Wh
Fonte de energia Adaptador de energia 100W USB Type-C™

Suporta carregamento rápido USB Type-C™ até 100W

Dimensões 299 x 222 x 15.8 mm
Peso 1.3 kg

 

ROG XG Mobile
Placa gráfica NVIDIA® GeForce RTX™ 3080 Laptop GPU, 16 GB GDDR6 VRAM
Conexão Gráfica ROG XG Mobile Interface (PCIe® 3.0 x8) e porta combo USB 3.2 Gen 2 Type-C
Conexão à Internet Gigabit LAN 10/100/1000 Mbps
Portas I/O 4x USB 3.2 Gen 1 Type-A

1 x HDMI (suporta HDMI 2.0a)

1 x DisplayPort 1.4

1 x Leitor de cartões SD

1 x RJ-45 LAN

1 x entrada DC

Fonte de energia Adaptador de energia 280W
Dimensões 208 x 155 x 29.6 mm
Peso 1 kg
Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *