Novo centro de Inteligência Artificial da FCamara vai apoiar as operações em Portugal

Novo centro de Inteligência Artificial da FCamara vai apoiar as operações em Portugal

21 Visualizações
0

A FCamara, multinacional brasileira especializada em projetos e consultoria para transformação digital, anuncia a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), que ficará sedeado no Brasil. Este centro, que já se encontra na fase de instalação, deverá expandir-se para as operações da FCamara Europe, com sede em Portugal, à medida que forem identificadas startups e empresas especializadas que pretendam fazer parte do ecossistema FCamara. Com um investimento próximo de 1 milhão de euros, esta iniciativa representa um passo importante para a empresa na expansão do seu ecossistema tecnológico e na oferta de soluções inovadoras não só no Brasil, mas também na Europa.

O Centro de IA tem como objetivo estratégico o desenvolvimento de novas soluções com utilização desta tecnologia que visam eficiência operacional, aceleração das estratégias de negócios, desenvolvimento e expansão de novas fontes de receitas.

Para Angelo Tonin, General Manager da FCamara Europa, “o Centro de IA vai fortalecer a capacidade da FCamara de oferecer consultoria e serviços de alta especialização, além de servir como um hub estratégico para o desenvolvimento e implementação de soluções de ponta em IA para utilização interna ao ecossistema e também pelos nossos clientes. Sendo inicialmente no Brasil, a nossa intenção é envolver empresas portuguesas e europeias com as atividades do Centro para que possam utilizar a IA para modernizar, transformar e tornar mais resilientes os seus negócios através da inovação direcionada ao crescimento”.

Com uma equipa altamente qualificada liderada pelo CIO da FCamara, Joel Backschat, o centro será dividido em dois grupos: Research and Resolve, focado na pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de IA para enfrentar desafios de mercado; e Connect and Construct, composto pelos responsáveis de áreas de negócio do grupo, encarregues por partilhar experiências em projetos e procurar soluções dentro do ecossistema da FCamara.

“Sem dúvida que o ponto forte deste centro é a capacidade de entregar soluções personalizadas. Estamos a implementar projetos integrados com IA para nossos clientes, como tal, decidimos investir num centro dedicado para direcionar melhor essa procura. O Centro de IA irá permitir à FCamara utilizar esta tecnologia para transformar dados em transações tangíveis, procurar maior eficiência operacional, acelerar estratégias de negócios e desenvolver novas fontes de receita, acrescentou Joel Backschat, CIO da FCamara.

O Centro de IA da FCamara já está a trabalhar em diversos projetos. Um desses projetos é uma iniciativa inovadora para aprimorar o processo de registo e publicação de produtos em plataformas de comércio eletrónico, nomeadamente marketplaces. O algoritmo em desenvolvimento pretende identificar e prevenir a duplicidade de produtos no catálogo de vendas, bem como sugerir ao utilizador modificações ou otimizações na publicação do produto para aumentar o seu potencial de vendas no ambiente digital.

Em paralelo, a equipa está a desenvolver uma solução inovadora para automatizar a localização de contentores de mercadorias, um processo que até então era realizado manualmente. Através da implementação de um assistente virtual de IA, a gestão e comparação de informações de diversos serviços será otimizada, permitindo fornecer aos parceiros atualizações precisas sobre a localização dos contentores em tempo real.

Presente em Portugal desde 2022, a FCamara distribui as suas operações por Leiria e Lisboa. Com especialização nos setores de Retalho e Distribuição, Indústria, Saúde, Banca e Seguros, a empresa desenvolve, implementa e suporta soluções digitais e de inovação nas áreas de E-commerce e Marketplace, Cloud e Cibersegurança, Analytics & IA. Atualmente, o grupo de origem brasileira conta com cerca de 1.300 colaboradores, uma carteira de clientes diversificada e presença no Brasil, Portugal, Países Baixos e Reino Unido.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.