O impacto do avanço tecnológico das câmaras na fotografia do quotidiano

O impacto do avanço tecnológico das câmaras na fotografia do quotidiano

39 Visualizações
0

Após a estreia do Xiaomi 13 Ultra nos mercados globais, a Xiaomi International lança o seu vídeo “Inspiração na Tecnologia: Fotografia na Vida” que explora a arte da fotografia numa perspetiva narrativa. Com a colaboração de Eolo Perfido, fotógrafo italiano, diretor criativo e instrutor da Leica Akademie, e Fei Daimin, engenheira do Departamento de Câmaras da Xiaomi, o vídeo apresenta as suas perspetivas sobre o contributo do avanço tecnológico das câmaras na criação de memórias, partilha de histórias e diminuição das diferenças culturais.

A conversa retratada no vídeo explora o significado mais profundo da fotografia e o verdadeiro impacto que as câmaras com tecnologia avançada podem ter na vida das pessoas, tanto no sentido em que a tecnologia possibilita reter um momento no tempo que pode vir a ser recordado como no sentido de ser um instrumento de união entre as pessoas.

Ao contrário daquilo que acontece com as fotografias em formato físico, que se gastam com o toque e perdem a cor ao longo do tempo, as fotografias digitais podem ser guardadas por muito mais tempo mantendo a qualidade de imagem e, consequentemente da memória, intacta. “Acredito que a fotografia tem o poder de evocar emoções e suscitar reflexões. Ela dá às pessoas a capacidade de congelar momentos e preservar memórias, e aos fotógrafos a possibilidade de contar histórias, sem necessidade de muitas palavras”, afirma Eolo Perfido.

A conexão é outro ponto essencial da fotografia moderna e tecnologicamente avançada. Através de imagens é possível promover a compreensão entre diferentes sociedades por via da captação de vislumbres das suas tradições, cultura e estilo de vida. “Nós engenheiros de câmaras da Xiaomi, acreditamos que a tecnologia deve contribuir para estabelecer ligações entre pessoas de diferentes origens culturais”, explica Fei Daimin que confessa que, como qualquer outro utilizador, tem gosto em capturar a vida quotidiana com o seu smartphone.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.