Pesquisa: Portugal lidera a nível mundial em downloads de aplicações de saúde e fitness

Pesquisa: Portugal lidera a nível mundial em downloads de aplicações de saúde e fitness

33 Visualizações
0

Nos últimos cinco anos, tem havido um aumento notável na popularidade das aplicações de saúde e fitness. Tornaram-se os nossos treinadores pessoais, terapeutas de saúde mental e assistentes de dieta, simplificando como nunca o processo de tomar conta da nossa saúde e bem-estar.

Só em 2023, as pessoas em todo o mundo descarregaram aplicações de saúde e fitness mais de 2 mil milhões de vezes – um aumento de 44% desde o início da Covid.

Mas quem são exatamente os principais consumidores destas aplicações?

De acordo com a análise da Healthnews, a Europa lidera a adoção de aplicações de saúde e fitness, com exceções como Singapura e a Coreia do Sul.

Portugal ocupa o primeiro lugar da lista, com 1,29 downloads de aplicações por utilizador da Internet em 2023, seguido da França e da Bélgica.

Principais conclusões

  • As aplicações de saúde e fitness foram descarregadas mais de 2 mil milhões em 2023 – um aumento de 44% desde o início da Covid.
  • Os europeus lideram a utilização de aplicações de saúde e fitness, com Portugal no topo.
  • Os Estados Unidos dominam o número total de downloads, com 298 milhões só em 2023.
  • A aplicação de controlo do período Flo surge como a mais popular entre as aplicações de saúde e fitness, com quase 21 milhões de downloads no ano passado.

Metodologia

Os dados de descarregamento de aplicações foram extraídos da App Store e da Google Play Store utilizando o AppTweak. Inclui estatísticas de download das 200 aplicações iOS e Android mais populares, pagas e gratuitas, na categoria Saúde e Fitness a nível global.

Para determinar quais os países que mais utilizaram aplicações de saúde em 2023, calculámos o rácio de downloads de aplicações de saúde e bem-estar em relação aos utilizadores da Internet em mais de 50 países e classificámo-los em conformidade. Os dados dos utilizadores da Internet em cada país foram obtidos a partir do DataReportal.

#1 Portugal

A nossa análise mostra que os portugueses foram os que mais descarregaram aplicações de saúde e fitness em 2023, com uma média de 1,29 descargas por utilizador da Internet e um total de 8,8 milhões.

O aplicativo de saúde e fitness mais baixado em Portugal foi o SNS 24, com 628,8 mil instalações. Esta aplicação faz parte do Serviço Nacional de Saúde de Portugal e oferece aos utilizadores uma vasta gama de funcionalidades, incluindo aconselhamento médico, verificador de sintomas, marcação de consultas, recargas de receitas e acesso a registos de saúde. As aplicações associadas a redes hospitalares são também muito populares entre os utilizadores portugueses.

#2 França

A França assegura o segundo lugar da lista com 1,23 transferências por utilizador da Internet, totalizando 74,6 milhões de transferências no ano passado.

A aplicação de saúde e fitness preferida em França é a Compte Ameli, fornecida pelo sistema de segurança social francês e instalada quase 4 milhões de vezes em 2023. Esta aplicação permite aos residentes franceses aceder aos seus registos de saúde, apresentar pedidos de reembolso e gerir consultas, entre outras coisas.

Para além da aplicação governamental, as aplicações para caminhadas também são muito populares em França. Com um incentivo único de ganhar dinheiro enquanto caminha, a Macadama e a WeWard ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente, acumulando em conjunto 4,8 milhões de transferências em 2023.

#3 Bélgica

A vizinha Bélgica também ocupa uma posição de destaque na lista de utilizadores de aplicações de bem-estar, com 1,10 descarregamentos de aplicações por utilizador da Internet e 12,3 milhões em 2023.

Ao contrário de Portugal e França, a aplicação mais popular da Bélgica não é governamental. Em vez disso, é uma aplicação de inscrição em ginásios e serviços de fitness chamada Basic-Fit, que foi descarregada 617,5 mil vezes no último ano. Os belgas também têm uma forte preferência por aplicações de navegação ao ar livre, como a AllTrails e a Komoot.

#4 Singapura

Singapura, um dos dois únicos países asiáticos a entrar no top 10, tem 1,07 downloads de aplicações de saúde e fitness por utilizador da Internet, 6,2 milhões no total.

Na vanguarda está o HealthHub SG, com 417,8 mil downloads em 2023. Operada pelo governo, a aplicação oferece uma série de informações, serviços e recursos relacionados com a saúde aos cidadãos de Singapura.

Seguem-se de perto a aplicação Health Buddy, que facilita a gestão das visitas às clínicas SingHealth, e a OneNUHS, do National University Health System, que dá aos utilizadores acesso a informações e serviços de saúde de várias instituições do NUHS.

#5 Países Baixos

Segue-se a Holanda, com 1,04 transferências por utilizador e um total de 18,1 milhões. Os holandeses partilham semelhanças com os seus vizinhos belgas na sua preferência por aplicações de saúde e fitness, como a Komoot (529,8 mil transferências), a Bacit-Fit (526,5 mil transferências) e a AllTrail (429,4 mil transferências), que se encontram entre as 3 aplicações mais instaladas, com base em dados de 2023.

Outros países no top 10 incluem o Reino Unido, com 1,04 downloads por utilizador da Internet, juntamente com Itália, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul, cada um com 1,03 downloads por utilizador da Internet.

Em termos de downloads globais, os Estados Unidos lideram com uns impressionantes 298 milhões só no ano passado.

No outro extremo do espetro, temos o Vietname, a Tailândia, a Indonésia, o Paquistão e a Nigéria, todos classificados nos 5 últimos lugares em termos de descarregamentos de aplicações de saúde e fitness por utilizador da Internet.

Para veres mais estatísticas sobre a pesquisa, acede ao site Healthnews.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.