Planeta AGE: BPI chega ao Roblox com jogo de educação financeira para jovens

Planeta AGE: BPI chega ao Roblox com jogo de educação financeira para jovens

63 Visualizações
0

O BPI lançou hoje o Planeta AGE Craft Tycoon, um jogo desenvolvido para a plataforma Roblox, inspirado em conceitos de educação financeira e sustentabilidade e destinado aos jovens. O Roblox é uma das maiores plataformas de jogos imersivos do mundo, com cerca de 70 milhões de utilizadores ativos diários.

A experiência de jogo desenrola-se numa galáxia, onde os jogadores começam a sua jornada num planeta deserto. O objetivo é fazer investimentos estratégicos em recursos para desenvolver o seu planeta, de forma sustentável. Os jogadores podem interagir, socializar e visitar os planetas de outros jogadores.

A componente de educação financeira associada ao jogo, inclui, entre outros conceitos, a existência de um banco onde os jogadores podem trocar recursos para o desenvolvimento do seu planeta ou investir recursos em aplicações que mimetizam, de forma simplificada, o comportamento de aplicações financeiras.

Para Afonso Eça, diretor executivo responsável pela área de inovação do BPI: “Os mundos virtuais, seja no Roblox ou outras plataformas, têm cada vez mais utilizadores ativos, em especial nas camadas mais jovens. Com este lançamento vamos explorar mais um canal de contacto dos nossos clientes com a marca AGE”.

O jogo está disponível para download na Google Play Store e contribui para a expansão da marca BPI AGE, destinada aos jovens até aos 25 anos. Os jovens AGE têm acesso a diversos serviços financeiros sem custos, nem burocracias, e dispõem de uma plataforma dedicada na BPI App e de um espaço na loja imersiva BPI VR.

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Simple Magic, um estúdio de videojogos da Estónia, focada no desenho e desenvolvimento de jogos no Roblox e em trazer as grandes marcas para o metaverso.

BPI reforça estratégia holística no metaverso/web 3

No último ano, o BPI tem lançado vários projetos de inovação centrados no metaverso/web3 centradas em três dimensões: realidades imersivas e aumentadas enquanto nova forma de contacto com os clientes; custódia e transação de propriedade digital suportada na tecnologia de blockchain; e posicionamento nos mundos virtuais, realidade que envolve cada vez mais utilizadores em todo o mundo.

Para Francisco Barbeira, administrador executivo do Banco, “O jogo Planeta AGE Craft Tycoon era a última componente de um caminho de aprendizagens estratégicas que estamos a realizar no metaverso. Nas três dimensões que consideramos relevantes já temos iniciativas em curso e o processo de aprendizagem tem sido bastante enriquecedor. À data de hoje, podemos dizer que o BPI tem efetivamente uma presença holística no que denominamos de metaverso”.

Em 2022 foi lançado o BPI VR, uma aplicação de realidade imersiva onde clientes e não clientes podem experienciar o contacto com o Banco através de um balcão em realidade virtual. Em novembro deste ano, o BPI avançou com o D-VERSE, uma plataforma de colecionáveis digitais onde é possível transacionar propriedade digital denominada em Euros e com custódia feita pelo próprio Banco. O lançamento do jogo Planeta AGE Craft Tycoon marca a entrada nos mundos virtuais.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.