Principais soluções europeias de pagamentos móveis MB WAY, BANCOMAT Pay e BIZUM estabelecem parceria para interoperabilidade

Principais soluções europeias de pagamentos móveis MB WAY, BANCOMAT Pay e BIZUM estabelecem parceria para interoperabilidade

37 Visualizações
0

A SIBS (MB WAY, Portugal), o BANCOMAT (Itália) e a BIZUM (Espanha), empresas de serviços de pagamentos móveis líderes nos seus países, assinaram uma Carta de Intenções para implementar a interoperabilidade entre elas. Este acordo pretende permitir que os utilizadores façam pagamentos instantâneos simples, convenientes e seguros utilizando o seu telemóvel entre os três países.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um mercado de pagamentos pan-europeu sólido e robusto, esta parceria visa permitir a interoperabilidade entre as soluções de pagamento existentes, tirando partido das normas de pagamento instantâneo SEPA e das melhores soluções de pagamentos móveis existentes. O objetivo deste acordo é interligar as três principais soluções de pagamentos em que os utilizadores confiam em cada um destes países, deixando a porta aberta ao envolvimento de outras soluções de pagamento europeias em fases posteriores desta iniciativa.

O MB WAY, o BANCOMAT Pay e a BIZUM disponibilizam pagamentos Person-to-Person (P2P) e Person-to-Business(P2B). Estas três soluções são já utilizadas por 42,7 milhões de pessoas, que efetuaram 1,47 mil milhões de pagamentos em 2023, nos três países.

Com o objetivo de desenvolver a interoperabilidade P2P em 2024, este acordo define os princípios de cooperação entre o MB WAY, o BANCOMAT Pay e a BIZUM como um primeiro passo a ser seguido por outros métodos de pagamento no futuro.

Para Madalena Cascais Tomé, CEO do Grupo SIBS, “com este acordo, estamos a dar um passo importante para alcançar a interoperabilidade entre o MB WAY e as principais soluções de pagamento móvel europeias. Esta parceria vai permitir aos nossos utilizadores em Portugal enviar e receber dinheiro instantaneamente de/para um número de telemóvel espanhol ou italiano, de forma cómoda e segura. Acreditamos que a interoperabilidade entre as soluções europeias de pagamentos móveis desbloqueia o potencial dos pagamentos imediatos na SEPA e estabelece as bases para pagamentos pan-europeus verdadeiramente eficientes e inovadores”.

Para Oscar Occhipinti, CMO do BANCOMAT S.p.A., “graças a este acordo, podemos anunciar com orgulho que o BANCOMAT Pay® dá mais um passo em direção à interoperabilidade europeia, ao permitir que os clientes italianos efetuem pagamentos person-to-person entre clientes espanhóis e portugueses. Acreditamos que este é o caminho certo para criar uma verdadeira rede alternativa pan-europeia, aumentando as transações e a utilização do SCT-INST”.

Para Ángel Nigorra, CEO da Bizum, “a aceitação generalizada dos métodos de pagamento digitais pelos utilizadores é um fenómeno inquestionável. Um exemplo disso é a Bizum em Espanha, com mais de 25 milhões de utilizadores, onde “fazer um bizum” se tornou parte da linguagem quotidiana dos cidadãos. Com este acordo, a Bizum pretende criar uma solução que responda a todas as necessidades de pagamento dos cidadãos europeus, independentemente do seu país de origem, para a qual a interoperabilidade entre mercados é essencial. Esperamos que este seja apenas o primeiro passo para que os utilizadores possam dispor de um método de pagamento móvel simples, cómodo, seguro e universal para as suas transações quotidianas.”

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.