Profissionais nos EUA ficam para trás na adoção de IA, mas empresas continuam a investir na sua utilização

Profissionais nos EUA ficam para trás na adoção de IA, mas empresas continuam a investir na sua utilização

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Apesar dos líderes empresariais continuarem a enfatizar a importância na utilização da Inteligência Artificial (IA), as taxas de adoção de IA pelos trabalhadores dos EUA estagnaram nos últimos três meses – crescendo de 32% para apenas 33% (em comparação com um aumento de 9% no início deste ano). Estes são alguns dos resultados do mais recente Slack Workforce Index, da Salesforce, CRM de Inteligência Artificial, que apontam também uma desaceleração entre os trabalhadores administrativos, a nível global.

Além da falta de formação por parte dos empregadores, o estudo aponta para a incerteza e o desconforto na utilização da IA, o que causou a desaceleração no uso por parte das empresas dos EUA. Quase metade dos trabalhadores dos EUA reportam sentir-se desconfortáveis em admitir aos seus líderes a utilização da IA, com receio de que possam ser vistos como incompetentes, preguiçosos ou desonestos.

De acordo com a McKinsey, a IA pode aumentar os lucros empresariais em 4,4 biliões de dólares (do inglês trillion) por ano, e a pesquisa da Salesforce apurou que as equipas de vendas que usam IA têm 1,3x mais probabilidade de obter um aumento nas receitas do que as que não utilizam.  No entanto, para compreender os benefícios da IA, os empregadores precisam de incentivar os colaboradores a utilizarem a tecnologia e equipá-los com formação e orientação necessárias para que possam trabalhar com sucesso nesta nova era.

“Grande parte da carga foi colocada sobre os profissionais para descobrirem como usar a IA. Para garantir a adoção da tecnologia, é importante que os líderes não formem apenas os trabalhadores, mas também os incentivem a falar sobre o tema e a experimentar abertamente a IA”, afirma Christina Janzer, SVP of Research and Analytics no Slack. “A chegada de agentes de IA – com funções e diretrizes claramente definidas – também ajudará com a adoção, aliviando a ambiguidade e a ansiedade que muitos profissionais sentem relativamente à utilização da IA ​​no trabalho.”

Detalhe das principais conclusões:

Trabalhadores escondem a utilização de IA por medo e confusão

Sem uma orientação clara, os trabalhadores ficam confusos sobre quando é social e profissionalmente aceitável utilizar a IA— e estão a manter a sua utilização em segredo.

  • Quase metade (48%) de todos os profissionais administrativos afirmou que se sente desconfortável ​​em admitir ao seu gerente que usou a IA para tarefas comuns no local de trabalho.
  • Entre os que afirmaram estar desconfortáveis, os principais motivos incluem:
  1. Sentir que usar IA é desonesto
  2. Medo de ser visto como menos competente
  3. Medo de ser visto como preguiçoso

Por outro lado, os trabalhadores que se sentem confortáveis ​​em partilhar o uso da IA ​​com o seu manager têm 67% mais probabilidades de a utilizar para trabalhar. 

Os trabalhadores não estão a utilizar a IA para se concentrarem nas prioridades executivas

Os dados revelam uma desconexão entre aquilo em que a liderança deseja em que os profissionais se concentrem e o que os trabalhadores esperam em termos de concentração no tempo poupado pela IA. Os executivos querem que os profissionais priorizem a qualificação e inovação, enquanto os trabalhadores esperam usar o tempo poupado pela IA para acompanhar o trabalho intenso e os projetos existentes.

As principais áreas que os executivos desejam que os profissionais priorizem para impulsionar os negócios são:

  1. Aprendizagem e desenvolvimento de competências
  2. Inovação
  3. Mais trabalho em projetos existentes

O que os profissionais esperam que façam com o tempo que a IA os ajuda a poupar:

  1. Tarefas administrativas
  2. Mais trabalho nos projetos principais existentes
  3. Aprendizagem e desenvolvimento de competências

Os trabalhadores esperam empregadores experientes em IA

Apesar da incerteza em torno da IA ​​no seu local de trabalho atual, os profissionais querem melhorar as suas competências em IA – 76% até sente a urgência de se tornar num especialista em IA. No entanto, 61% dos trabalhadores gastou menos de cinco horas no total a aprender como utilizar a IA, e 30% afirma que não teve nenhuma formação em IA, incluindo nenhuma aprendizagem ou experimentação autodidata.

Os empregadores vão necessitar de resolver a lacuna na formação e esclarecer as diretrizes de IA, já que os atuais profissionais e os futuros que entrarem no mercado de trabalho irão gravitar para locais de trabalho mais favoráveis.

  • Os trabalhadores com orientação para usar a IA registaram um aumento de 13% na adoção da IA ​​desde janeiro, enquanto os trabalhadores sem orientação para usar IA tiveram um aumento de apenas 2%, de 8% para 10% desde janeiro.
  • 3 em cada 4 trabalhadores afirma que a capacidade de um possível empregador fornecer e capacitar os trabalhadores com ferramentas de IA é um fator na sua procura de emprego.
  • Quase dois em cada cinco trabalhadores afirma que prefere trabalhar para empresas que fornecem ferramentas de IA e permitem à sua utilização.
  • As pessoas que se encontram no primeiro emprego têm 1,8 vezes mais probabilidade de dizer que a capacitação da IA ​​é um fator “muito importante” na sua procura de emprego.
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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