Programa de internacionalização da Startup Portugal fecha edição de 2024 no Brasil, com 120 startups apoiadas

Programa de internacionalização da Startup Portugal fecha edição de 2024 no Brasil, com 120 startups apoiadas

23 Visualizações
0

A Startup Portugal, organização sem fins lucrativos de utilidade pública que visa promover o empreendedorismo português, marca o final da edição de 2024 do Business Abroad ao levar uma delegação portuguesa de dez startups à Startup Summit, uma das principais conferências de empreendedorismo e inovação da América do Sul, que se realiza entre os dias 14 e 16 de agosto em Florianópolis, Brasil.

O Business Abroad é um programa que apoia a presença de startups portuguesas em grandes eventos tecnológicos globais, por forma a criar melhores condições para a sua internacionalização e, por outro lado, reforçar a presença do ecossistema português de empreendedorismo e inovação além-fronteiras. As startups selecionadas para este evento atuam em áreas como inteligência artificial, health tech, desporto e sustentabilidade.

A delegação nacional que ruma à Startup Summit é composta por um total de dez startups portuguesas, que pretendem promover a internacionalização e exposição no mercado sul-americano. As seguintes empresas são as promovidas pelo Business Abroad nesta conferência:

  • me – Uma plataforma dedicada ao recrutamento e outsourcing de designers de UX, com uma comunidade dinâmica que oferece oportunidades de emprego, mentoria e uma variedade de benefícios;
  • Doctor Vida – Desenvolveram um dispositivo controlado por telemóvel para testes genéticos rápidos em qualquer amostra biológica, incluindo humanos, aves e amostras ambientais;
  • Enline – Fornece monitorização e otimização do histórico em tempo real e prevista para todos os tipos de ativos relacionados com a eletricidade
  • Follow up Global – Plataforma criada para ajudar cidadãos a trabalhar de forma legalizada num país estrangeiro;
  • ai – Utiliza uma solução que recorre a sensores inteligentes e análise avançada de dados para a adaptação às alterações climáticas;
  • Hoopers – Plataforma tecnológica global de basquetebol que conecta jogadores, fãs e marcas através da interseção de espaços físicos e digitais;
  • Infinite Foundry – Plataforma de metaverso industrial que combina gémeo digital 3D e sensores virtuais para rastrear e otimizar operações em tempo-real;
  • Mycareforce – Marketplace que conecta enfermeiros com turnos disponíveis em unidades de saúde;
  • USEFLOW – Plataforma gamificada de comunicação interna, treino, pesquisas e desenvolvimento com foco em colaboradores operacionais, sem acesso a computadores.
  • Star Mountain – Está a desenvolver uma solução SaaS (Software como Serviço) para a rastreabilidade de ponta a ponta das cadeias de produção de cannabis, utilizando tecnologias de última geração, como blockchain e web 3.0.

“A presença destas startups na Startup Summit, o evento final do programa Business Abroad deste ano, representa uma excelente oportunidade para conhecerem e estabelecerem parcerias estratégicas num dos maiores e mais entusiasmantes mercados da América do Sul. A participação neste evento, com grande tradição e referência no ecossistema brasileiro de startups, acontece na sequência da assinatura de um Memorando de Entendimento em novembro de 2023, que visa aprofundar a colaboração, que já acontece desde 2018 entre as duas entidades, e que procura reforçar o apoio bilateral a startups portuguesas e brasileiras que procuram expandir as suas operações para uma e outra geografia.”, refere Pedro Sacramento, Head of Projects, Operations & Internationalision da Startup Portugal.

A Startup Portugal e os seus parceiros – AICEP, Turismo de Portugal, Core Angels Atlantic e Atlantic Hub – estarão presentes no Stand da Startup Portugal na Startup Summit, das 9:00 às 17:00, entre os dias 14 e 16 de agosto. Este espaço será um ponto de encontro para a delegação portuguesa, proporcionando suporte e recursos valiosos para as startups durante toda a conferência. Francisco Poças, Senior Project Manager da Startup Portugal, participará também num painel com o tópico “Europa: Inovação e Colaboração – From Lisbon to London: A Jornada Europeia das Startups Brasileiras”, a par de representantes dos ecossistemas de startups de Espanha e Reino Unido.

A delegação portuguesa vai ainda, entre outras ações paralelas de aproximação com o ecossistema brasileiro de inovação e investimento, encontrar-se com investidores e empresários locais numa sessão de pitch e networking com as startups portuguesas no dia 13 de agosto, às 15h00, num evento organizado em colaboração com o Cônsul Honorário de Portugal em Santa Catarina, André Lupi.

Edição de 2024 encerra com 120 startups apoiadas

Em 2024, a Startup Portugal prestou apoio a 120 startups nacionais em sete eventos internacionais, entre as quais 50 através do programa Business Abroad com acesso a exibição nas conferências. Ao todo, as 50 startups selecionadas por este programa angariaram mais de 100 milhões de euros em investimento e empregam mais de 600 trabalhadores. Estes dados ilustram o potencial destas empresas portuguesas que ambicionam a expansão internacional: em média, estas startups têm 12 trabalhadores e angariaram, desde a sua conceção, cerca de 2 milhões de euros.

Para além das startups apoiadas no âmbito do Business Abroad, a Startup Portugal deu suporte a mais 70 startups nestes eventos, através de iniciativas de ligação à economia local, promovendo o contacto com agentes dos ecossistemas de Espanha, França, Brasil e Canadá. Em 2024, o programa Business Abroad marcou presença no 4YFN (Mobile World Congress), em Barcelona, na Web Summit Qatar, no Qatar, na Web Summit Rio, no Rio de Janeiro, no Viva Technology, em Paris, na South Summit, em Madrid, na Collision, em Toronto e encerra agora com a Startup Summit em Florianópolis.

Desde o início do programa, o Business Abroad já apoiou mais de 320 startups em eventos tecnológicos internacionais e nos mercados mais relevantes para este setor

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.