Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
A Salesforce, divulgou alguns dados sobre a relação dos consumidores com as marcas de bens de consumo, apresentando casos concretos onde os agentes de Inteligência Artificial (IA) podem ajudar. As incertezas económicas, como as alterações na política comercial, as perturbações na cadeia de abastecimento e a retenção da força de trabalho estão a mudar o comportamento dos consumidores, levando a que 85% destes acabe por trocar as suas compras por produtos com preços mais baixos. Esta mudança, juntamente com as contínuas ineficiências operacionais, está a colocar uma pressão significativa nas margens das empresas de bens de consumo.
Estas marcas precisam de criar novas abordagens para se manterem relevantes e rentáveis, ao mesmo tempo que preparam os seus negócios para o futuro. Devido aos novos e rápidos avanços tecnológicos, e às mudanças nas expectativas dos consumidores, as marcas têm vindo a adotar a IA generativa. De acordo com os dados da Salesforce, 32% dos executivos de empresas de bens de consumo já integraram totalmente a IA generativa nas suas operações, enquanto outros 34% estão em processo de expansão da sua utilização.
Os agentes de IA, que compreendem e respondem a perguntas sem intervenção humana, utilizam a retrieval-augmented generation (RAG), o machine learning e o processamento de linguagem natural para lidar, de forma independente, com tarefas como atendimento ao cliente, recomendações de produtos e resolução de problemas. Se as equipas gastam quase metade do seu tempo (41%) em tarefas repetitivas e de baixo valor, esta IA pode mudar todo o paradigma, devolvendo tempo para se concentrarem em iniciativas estratégicas, que aumentam a satisfação do consumidor e impulsionam as vendas. O Agentforce for Consumer Goods permite criar e implementar agentes de IA utilizando uma biblioteca de competências pré-criadas, acesso a dados importantes e recursos de cloud do setor.
Estas são as quatro formas como as marcas de bens de consumo podem utilizar agentes de IA como o Agentforce:
Os profissionais de vendas precisam de analisar muitas informações de diversas fontes, para conduzirem conversas produtivas e tomarem decisões informadas. Os Agentes de IA podem automatizar a análise de contas para a equipa de vendas, bem como uma gama completa de tarefas para os ajudar a vender mais e mais rapidamente. O Agentforce utiliza a IA para contactar leads, responder às suas perguntas, gere objeções e agenda reuniões com base no CRM e em dados externos.
A gestão de contas de clientes é essencial para as empresas, e a criação de agentes específicos para estes casos de utilização pode agilizar as negociações e melhorar o relacionamento com os clientes. Automatizar o alcance das vendas acelera o processo e garante consistência e precisão na comunicação. Os agentes monitorizam e analisam a conta, ingerindo grandes volumes de dados para fazer recomendações informadas e até mesmo agir em nome do profissional. Estas ações melhoram a retenção de clientes e criam oportunidades de vendas adicionais. Os agentes podem ainda monitorizar os níveis de stock e fornecer atualizações em tempo real, garantindo que os seus representantes de vendas têm as informações mais atualizadas ao interagir com os clientes, e podem melhorar significativamente as estratégias de negociação da sua equipa, fornecendo dados em tempo real e análises preditivas.
A IA de agente também pode ajudar as equipas de serviço de campo. Os representantes de vendas de área gastam muito tempo em tarefas manuais. A criação de um agente de gestão de visitas para fornecer assistência de agendamento de visitas 24 horas por dia, 7 dias por semana pode ajuda, assim como pode automatizar o agendamento de compromissos, fornecer briefings pré-visita e gerar resumos pós-visita. Estas tarefas devolvem tempo às equipas de vendas que estão na rua.
O atendimento ao cliente é a linha da frente das marcas, e criar agentes para apoiar esta função pode melhorar a experiência do cliente e dos colaboradores. Os dados da Salesforce demonstram que 43% das marcas de consumo identificam o serviço ao cliente como o principal caso de utilização para a IA generativa.
Os agentes podem prestar apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os clientes recebam respostas instantâneas e personalizadas a qualquer momento. Podem lidar com vários casos em simultâneo e processar um elevado volume de chamadas, reduzindo o tempo de espera e acelerando a resolução de problemas. A experiência do utilizador é melhorada e a reputação da marca assegurada.
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
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