A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial, acaba de anunciar uma parceria estratégica com a NVIDIA, para o desenvolvimento de recursos avançados de IA para empresas, com agentes autónomos e experiências avatar interativas. As empresas vão trabalhar em conjunto para fornecerem fluxos de trabalho de IA preditivos e generativos otimizados, unindo a plataforma de IA da NVIDIA, que inclui computação acelerada e software de IA, com a Salesforce Platform e Agentforce. Com esta colaboração, os Agentforce da Salesforce vão permitir que as equipas de vendas, serviços, marketing e TI acedam a novos insights e ganhem maior produtividade com o CRM da Salesforce, tendo um único local para todos os dados dos seus clientes.
“Em conjunto com a NVIDIA, estamos a liderar a terceira onda da revolução da IA – indo além dos copilotos para humanos e agentes inteligentes, colaborando para uma experiência perfeita para as empresas impulsionarem o sucesso”, afirma Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce.“É isto que é suposto ser a IA: alimentada pela plataforma Salesforce e pelo Agentforce, cada Trailblazer pode aproveitar todo o potencial da IA. Ao combinar a plataforma de IA da NVIDIA com o Agentforce, estamos a potenciar o desempenho da IA e a criar avatares digitais dinâmicos, proporcionando experiências de cliente mais envolventes, inteligentes e imersivas.”
“No futuro, cada empresa e cada função serão melhorados através de uma ampla gama de agentes de IA – assistentes que permitem transformar a forma como trabalhamos”, explica por sua vez o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang.“A NVIDIA e a Salesforce estão a unir as suas tecnologias para acelerar o desenvolvimento de agentes de IA, para que as empresas aumentem sua produtividade.”
Colaboração profunda para uma plataforma com agentes de IA
Com a Salesforce e a NVIDIA, as empresas vão passar a ter acesso a recursos de dados e de IA de última e próxima geração, como parte integrante da plataforma Salesforce e do Agentforce, um conjunto inovador de ferramentas para criar e personalizar agentes que vêm com uma coleção de agentes pré-construídos. A nova colaboração vai proporcionar às empresas clientes da Salesforce um valor acelerado dos investimentos em IA, diferenciando e mantendo, simultaneamente, uma vantagem competitiva. Usando as tecnologias preditivas e generativas baseadas em IA da Salesforce, com microsserviços NVIDIA NIM e NVIDIA NeMo, para personalização de modelos, tudo como parte da plataforma NVIDIA AI Enterprise, as empresas poderão ver avanços no desempenho da plataforma de IA e no rendimento do modelo, para melhorar a produtividade e a eficácia das interações em todos os setores.
A utilização das tecnologias têm diferentes impactos:
Gestão de crises: no caso de um recall de produto ou interrupção de serviço, a tecnologia poderá lidar, com eficiência, com grandes volumes de consultas de clientes, oferecendo respostas oportunas e empáticas, enquanto encaminha problemas críticos para agentes humanos.
Impacto climático em tempo real para viagens e logística: os agentes de IA podem prever e ajustar rotas de viagem ou de transporte, com base em dados meteorológicos ao vivo, evitando atrasos e interrupções. Os sistemas atualizam automaticamente os dados do CRM, para informar os clientes e as partes interessadas, garantindo uma comunicação oportuna e precisa, sobre quaisquer alterações esperadas, ajustes necessários nos seus planos de viagem ou cronogramas de entrega. Esta abordagem proativa aumenta a satisfação do cliente e a eficiência operacional.
Resolução de suporte ao cliente em tempo real: os agentes de IA podem fornecer soluções instantâneas aos clientes, extraindo informações relevantes de CRM durante chats de avatar ao vivo. Por exemplo, se um cliente solicitar ajuda com um problema de um pedido, o avatar do agente acede aos dados de envio em tempo real para resolver a dúvida.
Além dos recursos avançados de IA, a colaboração prevê melhorar os recursos de IA ao acelerar o processamento no Salesforce Data Cloud, que unifica e harmoniza dados estruturados e não estruturados das empresas clientes, em tempo real. O Data Cloud fornece um recurso de “cópia zero”, permitindo que os clientes da Salesforce possam conectar-se de forma rápida e fácil aos seus dados corporativos, que podem ser recuperados pelo Agentforce para análise e ação. A plataforma de computação acelerada full-stack da NVIDIA otimizará os recursos computacionais, levando a insights mais rápidos e melhor desempenho em todas as plataformas de IA.
A colaboração entre a Salesforce e a NVIDIA marca um avanço sem precedentes e fundamental em tecnologia, equipando as empresas com as ferramentas para aproveitarem os dados com velocidade e eficiência.
Transformar as interações de clientes e funcionários, com avatares alimentados por IA
A união entre a Salesforce e a NVIDIA também prevê colaboração futura dos avatares de agentes de IA com NVIDIA ACE, uma coleção de tecnologias humanas digitais e microsserviços NIM, e Agentforce. Os avatares alimentados por IA poderão proporcionar experiências mais envolventes e humanas, quando clientes ou funcionários interagirem com agentes do Agentforce, usando modelos de IA multimodais para reconhecimento de fala, conversão de texto em fala e respostas visuais contextuais. Além disso, as empresas podem esperar ter acesso a esses recursos humanos digitais avançados da NVIDIA, em experiências de agente Agentforce prontas para utilização, e NVIDIA NIM Agent Blueprints, para ajudar as empresas a criarem e implantarem agentes, de forma rápida e intuitiva. Avatares com tecnologia de IA podem ser valiosos em casos como:
Feedback do coaching de vendas em tempo real: um agente de IA analisa a conversa e sugere formas imediatas de melhorar o envolvimento, como recomendações de produtos, correção de possíveis distorções ou destaque dos principais pontos de discussão com feedback. O feedback é fornecido por um avatar de agente de vendas para demonstrar uma abordagem melhor ou alternativa.
Gestão de eventos ao vivo: os quiosques de avatar com IA gerem bilhetes, lugares/lotação e preferências dos clientes, em tempo real, durante os eventos, oferecendo ajustes instantâneos para maximizar as comparências e a experiência.
Assistência à formação de funcionários: Os assistentes de avatar para formação personalizada garantem que toda a equipa recebe formação e treino relevantes, em tempo real, durante a formação no trabalho.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.