Enquanto os downloads de apps de dating aumentam 14% no dia de São Valentim, os especialistas estão preocupados com potenciais riscos ligados à privacidade dos utilizadores
Prevendo que centenas de utilizadores estarão à procura de companhia para o dia de São Valentim, os especialistas de cibersegurança alertam para os riscos de privacidade associados a apps de dating. Aplicações de dating encontram-se entre as que menos respeitam a privacidade. Cerca de 25% das permissões para aceder a funções do dispositivo nestas apps não estão relacionadas com o seu desempenho, tal como revelado por uma pesquisa NordVPN.
“Apps de dating encontram-se entre aquelas que mais requisitam o acesso a funções do dispositivo que não são relevantes para o seu desempenho. A informação coletada pode ser utilizada contra o interesse do utilizador e gerar problemas de privacidade bem mais graves do que anúncios direcionados. Mesmo que estejam a lidar com uma app com boa reputação, os utilizadores devem sempre pensar se a app precisa mesmo de certos dados para fazer o seu trabalho antes de carregar em Aceito,” diz Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança na NordVPN.
Segundo investigadores de cibersegurança e privacidade, uma app de dating para o telemóvel requisita em média 23 permissões ao dispositivo, incluindo acesso à sua localização, fotos, ou vídeos. Até seis destas permissões são desnecessárias para o desempenho da aplicação.
Além disso, a categoria de apps de dating é uma das que mais requisita permissões especiais, perigosas, e biométricas, que envolvem informação pessoal altamente sensível e processos do sistema fundamentais. Em média, as apps de dating requisitam 11 permissões especiais, perigosas, e biométricas. Apenas aplicações de lifestyle (11), mensagens, e redes sociais (13) requisitam mais permissões deste género.
Como protegeres a tua privacidade em apps de dating
Para protegeres a tua privacidade em apps de dating, Adrianus Warmenhoven sugere as seguintes medidas de prevenção:
Faz downloads em lojas oficiais. Lojas de apps não oficiais não estão equipadas para verificar se uma app é ou não segura antes de a disponibilizar para download. Além disso, apps de dating de fontes não oficiais são mais passíveis de ser modificadas por criminosos.
Lê a política de privacidade da app antes de fazeres download. Vê que informação vai ser coletada pela app e de que modo esta a vai partilhar com agentes externos. Se o nível de privacidade for preocupante, opta por outra app ou site de dating.
Informa-te sobre as tuas permissões de dados. Quando fazes download de uma app, são-te requisitadas várias permissões de acesso a dados. Certifica-te de que estas fazem sentido. Se já tens uma app instalada, consulta todas as permissões e anula aquelas que não queres ou das quais não precisas; também podes apagar apps que requisitem demasiadas permissões (especialmente caso estas sejam desnecessárias para o seu desempenho). Deves prestar particular atenção a permissões que envolvam a tua câmara, microfone, armazenamento, localização, e lista de contactos.
Não faças sign-in automático com as tuas contas de redes sociais. Se fizeres sign-in numa app com uma conta de redes sociais, a app pode coletar informação associada à conta e vice-versa.
Limita as permissões de localização. Muitas apps, incluindo apps de dating, requisitam o acesso aos serviços de localização do teu telemóvel. Ainda que em alguns casos a localização seja vital para o desempenho da app, permite que estas tenham acesso à tua localização apenas enquanto usas a app, e não sempre.
Apaga todas as apps que não usas. Se vires uma app no teu ecrã que não está a ser utilizada, apaga-a. É possível que estas continuem a coletar dados mesmo que não estejam a ser utilizadas.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.