SAP e NVIDIA aceleram adoção da IA generativa nas aplicações empresariais que impulsionam as indústrias mundiais

SAP e NVIDIA aceleram adoção da IA generativa nas aplicações empresariais que impulsionam as indústrias mundiais

32 Visualizações
0

A SAP SE e a NVIDIA anunciam a expansão da sua aliança centrada na aceleração da capacidade das empresas em empregarem o poder transformador dos dados e da Inteligência Artificial (IA) generativa em todo o portefólio de soluções e aplicações cloud da SAP.

Ambas as empresas estão a colaborar para a construção e fornecimento da SAP Business AI, incluindo capacidades de IA generativa escaláveis e específicas de negócio dentro do copiloto Joule® da SAP e em todo o portefólio de soluções e aplicações cloud da SAP, sustentado pelo hub de IA generativa da SAP. Este hub facilita uma IA empresarial relevante, fiável e responsável, para além de fornecer um acesso instantâneo a uma vasta gama de modelos de linguagem de grande dimensão (LLMs).

Integrada na iniciativa da SAP para construir uma IA generativa diretamente nas aplicações que impulsionam as empresas de todo o mundo, esta parceria visa ajudar os clientes a adotar as capacidades de IA generativa em escala e infiltrá-las nas suas organizações. A SAP utilizará o serviço Generative AI Foundry  da NVIDIA para ajustar os LLMs em cenários específicos por domínio e ativar as aplicações com os novos micro serviços NVIDIA NIM. A SAP e a NVIDIA planeiam disponibilizar os novos recursos integrados até ao final do ano de 2024.

“As empresas querem beneficiar de tecnologia de ponta que proporcione um valor real ao negócio”, explica Christian Klein, CEO e Membro do Conselho de Administração da SAP SE. “As alianças tecnológicas estratégicas, como a estabelecida entre a SAP e a NVIDIA, são nucleares à nossa estratégia de investimento em tecnologia que maximize o potencial e a oportunidade da IA nas empresas. A especialização da NVIDIA no fornecimento de capacidades de IA em escala ajudará a SAP a acelerar o ritmo da transformação e a melhor servir os nossos clientes na cloud”.

“A SAP goza de uma mina de ouro no que toca aos dados de negócio com potencial de transformação em agentes de IA generativa personalizados para ajudar os clientes a automatizarem os seus negócios”, refere Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Juntas, a NVIDIA e a SAP levarão a IA generativa personalizada a milhares de organizações em todo o mundo que confiam na SAP como suporte às suas operações”.

Empregar os dados de negócio e a IA generativa para melhorar o conhecimento dos clientes

A colaboração entre a SAP e a NVIDIA integrará a IA generativa nas soluções cloud da SAP, que incluem a versão mais recente da solução SAP Datasphere, SAP Business Technology Platform (SAP BTP) e RISE with SAP.

A SAP pretende ampliar as capacidades de IA generativa na SAP BTP, através do serviço de desenvolvimento de IA generativa da NVIDIA, com a supercomputação DGX Cloud AI, o software NVIDIA AI Enterprise e os modelos NVIDIA AI Foundation. Estas novas capacidades foram desenhadas para serem a base do desenvolvimento e da ativação da IA generativa da SAP para clientes e espera-se que estejam acessíveis através do hub de IA generativa no SAP AI Core e no SAP Datasphere.

Outras funções de IA generativa a desenvolver pela SAP e NVIDIA são:

  • Novas capacidades para o copiloto Joule: o Joule pode aproveitar as capacidades de geração aumentada por recuperação (RAG) construídas pela NVIDIA e pela SAP, que podem ser ativadas nos hyperscalers líderes ou nos próprios ambientes cloud da SAP. Enquanto copiloto de IA generativa e de linguagem natural, o Joule ajuda os clientes a aproveitar o potencial dos seus negócios, automatizando as tarefas demoradas e analisando de forma célere os dados críticos para o negócio, de modo a proporcionar experiências mais inteligentes e personalizadas.
  • Casos de utilização inovadores, que empregam SAP S/4HANA Cloud, SAP SuccessFactors e SAP Signavio: a SAP e a NVIDIA encontram-se a explorar mais de 20 casos de utilização de IA generativa, nos quais as empresas podem combinar ativos para simplificar e melhorar a transformação digital. Entre estes, estão as funcionalidades de IA generativa que podem automatizar o planeamento de recursos empresariais com a correspondência inteligente de faturas na solução SAP S/4HANA Cloud; melhorar os casos de utilização de recursos humanos através de SAP SuccessFactors e; acelerar novas perceções de IA generativa do SAP Signavio para melhorar o processamento das recomendações de negócio e otimizar os processos de suporte ao cliente da SAP.
  • Unificar fontes de dados de IA com SAP Datasphere: construído sobre SAP BTP, o SAP Datasphere permite a integração e uma visão unificada de dados SAP semanticamente ricos com dados de terceiros em toda a arquitetura da empresa, para ajudar os clientes a se adaptarem mais rapidamente às mudanças do mercado e a tomarem decisões mais eficientes e mais bem informadas. Com o SAP Datasphere, os clientes podem aceder com confiança a uma malha de dados de alta qualidade, utilizando modelos de IA e machine learning (ML). Para acelerar as capacidades de machine learning federadas (FedML) da SAP para SAP Datasphere, a NVIDIA e a SAP estão a facilitar o acesso aos dados pelos analistas de dados e a melhorar o desempenho da carga de trabalho de ML com o apoio de plataformas de computação acelerada NVIDIA e do software de ciência de dados NVIDIA AI Enterprise, como o NVIDIA RAPIDS.
  • Utilização de LLMs para a linguagem de programação ABAP: para ajudar os programadores na criação de código de linguagem específico por domínio, a SAP planeia utilizar os serviços da NVIDIA AI Foundry no ajuste máximo dos LLMs. Isto basear-se-á na utilização pela SAP de modelos de IA generativa para ajudar os programadores que utilizam ABAP através do modelo ABAP Cloud da empresa e do modelo SAP Cloud Application Programming.

 NVIDIA AI Enterprise impulsiona a IA generativa Production-Grade nas soluções cloud da SAP

Assim que os modelos estiverem prontos para ativação nas soluções cloud da SAP, a SAP planeia utilizar o software NVIDIA AI Enterprise, que inclui micro serviços de inferência NVIDIA NIM e micro serviços NVIDIA NeMo Retriever. O NVIDIA NIM pode ser utilizado para acelerar e maximizar o desempenho da inferência em toda a infraestrutura acelerada da SAP. Através de micro serviços NVIDIA NeMo Retriever, a SAP tem como objetivo adicionar funções RAG que permitam que aplicações de IA generativa acedam com mais segurança aos dados executados no software SAP para melhorar a sua precisão e conhecimento. Os clientes podem planear a utilização do RAG quer em dados SAP como de terceiros.

Para saberes mais sobre a parceria SAP e NVIDIA, assiste à gravação da apresentação de Jensen Huang, na NVIDIA GTC.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.