SAP molda o futuro da transformação das empresas com inovações baseadas em dados e IA

SAP molda o futuro da transformação das empresas com inovações baseadas em dados e IA

49 Visualizações
0

A SAP SE anunciou um conjunto de inovações transformadoras que ajudarão as empresas, na era da Inteligência Artificial (IA), a empregarem totalmente o poder dos seus dados e obterem insights mais profundos, um crescimento mais rápido e mais eficiência. Os novos recursos da solução SAP Datasphere, que incluem as novas funcionalidades de IA generativa, transformam o planeamento das empresas através de arquiteturas de dados simplificadas e interações de dados mais intuitivas.

“A captura de dados para a tomada de melhores decisões é um imperativo da tecnologia empresarial, que se torna cada vez mais crítica, à medida que a IA, baseada em dados de qualidade, revoluciona todos os aspetos do negócio”, explica Juergen Mueller, Chief Technology Officer e membro do Conselho de Administração da SAP. “As mais recentes inovações do SAP Datasphere e a parceria ampliada com a Collibra representam um salto quântico na nossa capacidade de ajudar os clientes a conduzirem transformações empresariais inteligentes através dos dados”.

No centro deste anúncio está a malha de dados das empresas, uma arquitetura que ajuda a garantir que os dados não são apenas um ativo, mas a base principal das iniciativas estratégicas. As inovações e a parceria anunciadas equipam as organizações para fornecerem dados expressivos aos consumidores de dados – com o contexto e a lógica de negócio intactos.

Decidimos utilizar o SAP Datasphere como uma arquitetura moderna de estrutura de dados empresariais em conjunção com o nosso ambiente de SAP S/4HANA. Tal permite-nos estabelecer eficazmente uma plataforma moderna de análise de dados, que possibilita uma capacidade de autosserviço empresarial com base em dados e modelos de dados fiáveis”, refere Achim Welter, Diretor Sénior de ERP, Estratégia Digital & TI da Hershey’s.

Estas recentes inovações do SAP Datasphere ajudam os clientes a obter uma visão unificada dos dados, que não só simplifica as suas arquiteturas de dados, mantendo o contexto e a lógica, como lhes permite uma adaptação mais célere às mudanças do mercado e uma tomada de decisão mais eficiente. Desde as novas capacidades de base de dados, de copilotos e vetores, que ajudam a garantir que o contexto da empresa permanece constante em resultados de IA generativa, a um novo gráfico de conhecimento que ajuda a ganhar perceções e padrões em dados complexos, as inovações de dados da SAP garantem que os clientes têm todo o poder dos seus dados na ponta dos dedos.

As principais inovações, agora anunciadas, incluem:

Copiloto de IA Generativa e Governação de IA

O assistente de IA generativa da SAP, o copiloto Joule, está agora a chegar à solução SAP Analytics Cloud, de forma a automatizar a criação e o desenvolvimento de relatórios, dashboards, planos e muito mais. Esta automação é habilitada pelas capacidades do motor vetorial da solução SAP HANA Cloud, que combinam o poder dos grandes modelos de linguagem com os dados relevantes da organização, ajudando a garantir que o contexto da empresa é uma constante para os resultados de IA generativa.

A incorporação de IA generativa em toda a empresa não é possível sem dados fiáveis e governados. Para fornecer às organizações uma solução que lhes permita governar as políticas, processos e práticas de IA, a SAP anuncia uma expansão da parceria com a Collibra, para integrar a governação de IA da Collibra, com os ativos de dados SAP. Tal ajudará à transparência e responsabilidade das organizações, para além de ajudar a garantir que as políticas regulatórias, de conformidade e privacidade são cumpridas.

Descoberta de perceções e padrões ocultos com Knowledge Graph

Com o novo SAP Datasphere knowledge graph, as organizações podem descobrir perceções e padrões ocultos em todas as suas aplicações e sistemas. Isto permite aos utilizadores técnicos e de negócio compreender profundamente as relações entre dados, meta dados e processos de negócio, assim como aumentar a eficácia de machine learning e dos modelos de linguagem de grande dimensão.

Planeamento e análises unificadas e avançadas

A nova integração do SAP Datasphere com o SAP Analytics Cloud oferece um único sistema de gestão de dados e análises avançadas para impulsionar o planeamento transversal à organização. Aqueles que planeiam podem utilizar um único modelo flexível para eliminar barreiras no planeamento, utilizando uma ferramenta para a preparação, modelação e planeamento de dados.

Além disso, os utilizadores das empresas podem utilizar a capacidade de uma nova bússola no SAP Analytics Cloud, para obter melhores resultados no planeamento e análise através de uma simulação orientada por dados. Esta capacidade permite que as organizações executem simulações complexas através de uma interface de conversação (chat), para avaliar os resultados preditivos e ajustar continuamente as variáveis controláveis, de forma a encontrar o plano ideal.

Isto ajuda os clientes a transformar o seu planeamento, ao unificarem as componentes financeira, operacional, cadeia de abastecimento e de recursos humanos, com uma ligação nativa a aplicações SAP e a dados de terceiros.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.