SIBS lança plataforma para acelerar a transformação ESG das empresas

SIBS lança plataforma para acelerar a transformação ESG das empresas

27 Visualizações
0

A SIBS volta a inovar com o lançamento do novo serviço SIBS ESG, que se concretiza numa plataforma destinada a simplificar a gestão da informação de sustentabilidade das empresas. O SIBS ESG permite que as empresas sistematizem e reportem dados ESG, e realizem um autodiagnóstico sobre a sua posição de partida, com base no qual podem desenvolver um plano de transição. O SIBS ESG permite ainda que as empresas enviem os seus dados de sustentabilidade à sua instituição financeira, promovendo a eficiência e a simplificação de processos regulatórios.

Para as empresas, a plataforma representa uma solução eficiente para gerir a conformidade com a regulamentação ESG, reduzindo a complexidade de reporte e demonstrando o seu compromisso para com as práticas sustentáveis. As empresas que aderirem à plataforma poderão realizar um autodiagnóstico, de forma gratuita e simplificada, e obter selos de distinção que reconhecem o seu compromisso com a sustentabilidade. Estes selos destacam as empresas como pioneiras em práticas de reporting sustentáveis, contribuindo para o seu reconhecimento e reputação.

Para as instituições financeiras, a plataforma SIBS ESG facilita a recolha, standardização e acesso à informação ESG, de que necessitam para cumprimento de novos requisitos regulatórios europeus. Com base nesta plataforma, as instituições financeiras, com o consentimento, das empresas, poderão aceder a essa informação através de mecanismos automáticos, reutilizando a informação e evitando o esforço adicional por essas empresas.

A plataforma surge na sequência da publicação de regulamentação europeia que vem impor o cumprimento gradual de requisitos ESG a empresas com exposição ao crédito bancário. E tem um carácter inovador, constituindo ela própria um exemplo de sustentabilidade e economia circular ao permitir que as empresas submetam a sua informação uma única vez, através de um portal desenvolvido para apoiar nesse preenchimento.

De acordo com a CEO do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, “esta plataforma foi desenvolvida para facilitar o dia a dia das empresas, permitindo que estas preencham a informação de sustentabilidade, de forma simples e sistematizada, e a partilhem com as instituições financeiras. Esta solução suporta o cumprimento de normas europeias como a Taxonomy Regulation, CRR (Capital Requirements Regulation) e CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), e ainda disponibiliza ferramentas essenciais para calcular emissões e avaliar riscos físicos”.

A plataforma SIBS ESG oferece uma gama de ferramentas avançadas para a gestão de sustentabilidade empresarial. A avaliação ESG inclui uma sistematização das políticas ESG da empresa, adequada para todas as dimensões empresariais e alinhada com os padrões ESRS (European Sustainability Reporting Standards). A taxonomia empresarial cria tabelas regulamentares específicas para cada setor, facilitando o cumprimento das normas europeias. A calculadora de CO2 da plataforma SIBS ESG estima as emissões de GEE (gases com efeito de estufa) da empresa de forma simples e precisa, cobrindo categorias de emissão de âmbito 1, 2 e 3. Além disso, a funcionalidade de riscos físicos avalia os riscos específicos aos quais a empresa está exposta, com base na sua localização. A SIBS proporciona ainda sessões de formação e demonstrações da plataforma às empresas que pretendam aderir, e disponibiliza uma equipa de suporte para esclarecimento de dúvidas no momento de preenchimento e submissão dos questionários.

Madalena Cascais Tomé, acrescenta ainda que “o SIBS ESG não só simplifica o cumprimento regulatório, como também contribui para facilitar a adoção pelas empresas de práticas de reporting de sustentabilidade, permitindo-lhes realizar um autodiagnóstico, identificar áreas de evolução, e desenvolver um plano transição faseado nas várias vertentes ESG. O SIBS ESG representa um passo significativo na nossa missão de desenvolver soluções e tecnologia com impacto determinante em prol da sociedade, das gerações atuais e futuras. Acreditamos que esta plataforma irá capacitar as empresas a cumprirem, de forma mais acessível, as exigências regulamentares e a fortalecerem as suas práticas de sustentabilidade, qualquer que seja a sua dimensão, não deixando ninguém para trás”.

Até ao momento, mais de 100 empresas  já aderiram à plataforma SIBS ESG, tendo concluído com sucesso o reporte dos seus dados ESG, demonstrando o seu compromisso com a adoção de práticas sustentáveis que vão ao encontro dos princípios ESG. Esta ampla participação das empresas nesta primeira fase piloto tem vindo a confirmar o que se espera vir a ser o impacto deste serviço no apoio e preparação para a transição ESG.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.