SIM Conference 2024: pitch battles revelam as startups mais promissoras da conferência

SIM Conference 2024: pitch battles revelam as startups mais promissoras da conferência

58 Visualizações
0

A cidade do Porto viu o que melhor se faz no ecossistema empreendedor nacional e internacional na primeira edição da SIM Conference, trazendo à cidade investidores de renome, como a Accel, Plug&Play, UBS, Citibank, Seed Camp, Connect, YCombinator ou AltaIR, entre muitos outros.

O evento, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de maio, na Alfândega do Porto, reuniu investidores e startups e culminou com pitch battles distribuídas por seis categorias diferentes – Sustainability & Cleantech, AI, Fintech, Healthtech & Wellness, Prevention & Security e Agritech & Foodtech – que destacou as ideias mais promissoras.

Ao longo de dois dias, as startups demonstraram o seu potencial e inovação, disputando para impressionar uma audiência de investidores, especialistas e entusiastas do empreendedorismo. Após feitas as avaliações, os vencedores do pitch battle foram anunciados, representando o que há de melhor na esfera do empreendedorismo:

  • Sustainability & Cleantech: Scubic, é uma startup que desenvolveu um sistema autónomo de controlo de redes de distribuição de água, que utiliza algoritmos inteligentes e todos os dados disponíveis das tecnologias existentes, que permite que as entidades de distribuição de água gerem insights acionáveis que minimizam os custos de energia e maximizam a eficiência.
  • AI: DeepNeuronic, é uma startup de tecnologia nascida em 2021, focada em detetar atividades perigosas em tempo real usando Machine Learning.
  • Fintech: Granter.ai, é uma startup que lançou uma plataforma que através da Inteligência Artificial (IA) quer ligar pequenas e médias empresas (PME) a potenciais oportunidades de financiamento de fundos europeus.
  • Healthtech & Wellness: Maven Pet, é uma startup portuguesa de tecnologia para animais de estimação que se dedica a desenvolver soluções inovadoras para ajudar os proprietários de animais de estimação a entender melhor a saúde e o bem-estar dos seus animais de estimação.
  • Prevention & Security: Interpretica, é uma startup focada na construção de ferramentas de análise estática para quaisquer fins de engenharia.
  • Agritech & Foodtech: AgrogIN tech, é uma startup que se focou no desenvolvimento de um processo inovador e amigo do ambiente para transformar os resíduos industriais de fruta em ingredientes alimentares funcionais, valorizando todos os resíduos.

A SIM Conference 2024, além de ter sido um palco para as mais recentes tendências e ideias, também foi um testemunho do apoio e colaboração dentro do ecossistema de startups. No total, o evento contou com mais de 2.000 participantes, incluindo 400 startups, das quais 200 estiveram em exposição. Além disso, foram feitos mais de 12.000 matches entre investidores e startups, fomentando assim novas parcerias e oportunidades de investimento.

De destacar também que a conferência acolheu mais de 100 palestrantes – nacionais e internacionais –, incluindo nomes proeminentes como Marcelo Lebre, Presidente e Co-Fundador da Remote,  Diogo Mónica, Co-fundador e Presidente da Anchorage, Cristina Fonseca, Co-Fundadora da Talkdesk e Partner da Indico, André Eiras dos Santos, GM of International da Sword Health, Stephan Morais, Co-Fundador e Genreal Managing Partner da Indico Capital Partners,  Joana Rafael, COO e Co-fundadora da Sensei, Nuno Pinto, Co-fundador e CBO da Coverflex, Veronica Orvalho, Fundadora e CEO da Didimo, Humberto Ayres Pereira, Fundador da Rows,  Jon Fath, Co-fundador e CEO da Rauva, Sara Gonçalves, Co-fundadora e CEO da Actif.

Entre os destaques internacionais estavam figuras como Tim Ferriss, world-class best-selling Autor e Angel investor, Cristine Esserman, Partner da Accel, Sean-Seton Rogers, partner fundador da ProFounders, Pedro Lami, managing director do Citi, Mike Butcher, Editor da TechCrunch, Mike Sigal, investidor VC, Luther Lowe, Head de Public Policy na YCombinator, Calvary Rodgers, head Google Cloud AI & Industry Solutions, Juliana Lim, Executive Director da SGInnovate.

A área de Showcase da SIM Conference contou com a presença de startups beneficiárias dos Vouchers para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais, cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia, num espaço para para a partilha de conhecimento, networking e exploração de oportunidades no âmbito da medida.

A SIM Conference foi apoiada pela Câmara Municipal do Porto (City Host); I Match (Co-builder) Google (Gold Sponsor); Galp, PwC, Vodafone, Inovagaia, Matosinhos (Silver Sponsors); Informa DB (Bronze Sponsor); Sitio (Supporter) da Remote, do BPF (Platinum Sponsors) e, por fim, controu também com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Em termos de parcerias, a conferência teve como parceiros: Beta-i, Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria Rio de Janeiro, Douro Azul, Outsite, Primavera Sound, Muro, Prime Human Performance, Super Bock Group, Startup 23, Techstars Academy, Innovation by Kaizen, Hyundai, Sogrape e TAP Air Portugal.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.