Sistema de tráfego aéreo da Indra incorpora a solução Inteligent Approach para aumentar a capacidade em aeroportos com tráfego elevado

Sistema de tráfego aéreo da Indra incorpora a solução Inteligent Approach para aumentar a capacidade em aeroportos com tráfego elevado

19 Visualizações
0

O sistema de gestão de tráfego aéreo ManageAir da Indra, um dos mais utilizados nos centros de controlo e aeroportos de todo o mundo, incorpora agora o sistema Intelligent Approach da NATS e da Leidos.

A solução Intelligent Approach foi implementada em alguns dos aeroportos mais movimentados do mundo para fornecer capacidade tática adicional, aumentando a pontualidade e reduzindo as emissões por voo.

Este sistema tem estado a funcionar continuamente no aeroporto de Heathrow desde 2015 e foi colocado em funcionamento no aeroporto Pearson de Toronto em 2022 e no aeroporto Schiphol de Amesterdão no início de 2023. Após entrar em operação em Amesterdão, contribuiu para aumentar a capacidade do aeroporto em seis aterragens adicionais por hora e por pista.

O acordo de colaboração entre as três empresas significa que os utilizadores do sistema de gestão de tráfego aéreo da Indra, que é utilizado em 50 países, terão a opção de integrar totalmente a solução Intelligent Approach nas suas operações, incluindo a separação baseada no tempo e a recategorização de vórtices de esteira.

A Intelligent Approach permite aos controladores de tráfego aéreo espaçar as aeronaves que se aproximam das pistas com base no tempo e não na distância, maximizando assim a capacidade das pistas e reduzindo os atrasos, o consumo de combustível e as emissões por voo. O sistema calcula de forma dinâmica o tempo ótimo entre chegadas com base na dimensão e no tipo de aeronave, bem como no tempo de ocupação da pista.

A solução utiliza as mais recentes técnicas de categorização de esteira de vórtice para calcular de forma dinâmica o espaçamento de aterragem com base nas condições reais do vento, em vez de se basear em previsões e distâncias predefinidas. Esta solução também demonstrou a sua capacidade para aumentar a capacidade das pistas dos aeroportos existentes sem necessidade de instalar equipamento ou infraestruturas adicionais.

O CEO da Indra, José Vicente de los Mozos, referiu: “Esta colaboração permite-nos acelerar a introdução de soluções inovadoras que impulsionam uma aviação mais eficiente e sustentável. Proporcionamos aos nossos clientes um acesso rápido e fácil às tecnologias mais avançadas que já demonstraram uma capacidade real para melhorar as suas operações.

Javier Ruano, diretor geral de ATM da Indra, sublinhou que “a colaboração a longo prazo da Indra com os Air Navigation Service Provider (ANSP) com os quais trabalha e com todo o ecossistema de empresas relacionadas com o tráfego aéreo em geral, permite-nos avançar rapidamente no desenvolvimento e implementação das soluções de vanguarda que o sector exige”.

Martin Rolfe, diretor executivo da NATS, afirmou: “A Intelligent Approach demonstrou aumentar a capacidade das pistas onde foi implementada. Este novo acordo permite que os clientes da Indra em todo o mundo usufruam destes benefícios, aumentando a sua eficiência operacional, pontualidade e consumo de combustível por voo.

Graham Emmons, vice-presidente e diretor-geral, civil, da Leidos Reino Unido e Europa afirmou: “Este é um marco importante para a solução Intelligent Approach, uma vez que mais aeroportos a nível mundial poderão tirar partido das vantagens que oferece. Como vimos nas nossas implementações mais recentes, a solução Intelligent Approach não só traz benefícios operacionais às infraestruturas aeroportuárias existentes, como também contribui para os benefícios ambientais. Estes incluem a redução das emissões de CO2 e a redução da utilização de pistas que podem gerar ruído. Estamos ansiosos por apoiar futuras implementações.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.