A Telefónica, líder em telecomunicações em Espanha, em colaboração com a Warpcom Services, integrador tecnológico ibérico, associaram-se à Fortinet e à Quantum Xchange para desenvolver e demonstrar a eficácia de uma solução inovadora baseada na arquitetura de segurança quântica. Esta solução foi concebida para responder às necessidades presentes e futuras de qualquer organização.
A iniciativa inovadora tem como objetivo proteger dados e sistemas contra os ciberataques mais sofisticados que exploram as propriedades da computação quântica. A solução pode ser comercializada e implementada em qualquer parte do mundo, seja em ambientes on-prem ou cloud, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de ambientes.
Durante os últimos seis meses, a equipa de cerca de vinte especialistas em cibersegurança das entidades envolvidas trabalhou em estreita colaboração para desenvolver esta arquitetura de ponta. Integrando as funcionalidades das diferentes soluções, a arquitetura foi submetida a rigorosos testes para garantir que o seu desempenho e resiliência cumprem os requisitos mais exigentes das organizações.
Esta conquista representa um marco significativo na evolução da cibersegurança, oferecendo uma proteção robusta e avançada contra ameaças emergentes. Neste momento, a equipa está pronta para testar a solução num ambiente de produção.
“A utilização da computação quântica para quebrar muitos dos métodos de encriptação tradicionais que utilizamos atualmente representa um enorme risco. Isto significa que informação sensível, como propriedade intelectual, dados pessoais, dados financeiros e bancários, e segredos de Estado, podem ser vulneráveis a ataques quânticos. A solução agora lançada permite responder de forma eficiente e eficaz à necessidade de proteção contra um ciberataque quântico”, explica Bruno Gonçalves, Cybersecurity Business Unit Manager da Warpcom Services. O responsável acrescenta ainda que “as organizações que implementem hoje uma solução de segurança quântica demonstram visão de futuro, pois estão a construir uma proteção robusta contra ciberataques cada vez mais complexos”.
A solução de segurança quântica desenvolvida traz vários benefícios, tais como, a capacidade de ser atualizada ao longo do tempo, permitindo assim uma maior resiliência face a futuros ataques. Outro dos benefícios é que a solução foi desenhada para poder ser utilizada em qualquer tipo de infraestrutura de rede, incluindo SD-WAN, fibra ou 5G, tornando-se assim altamente flexível.
“A segurança quântica é uma questão cada vez mais importante, pois a computação quântica tem o potencial de revolucionar muitos setores, como saúde, finanças e de segurança nacional. É por isso que a Telefónica quis liderar e apresentar uma resposta que permitisse às organizações prepararem-se para comunicações quânticas seguras hoje. Sabemos que, num futuro próximo, as empresas que não se protegerem, correm o risco de ciberataques que podem comprometer os seus dados e sistemas. A solução adota standards do ETSI e pode ser integrada nas nossas redes e serviços”, afirmaPatricia Díez Muñoz, Directora de Segurança Global para Redes e Sistemas da Telefónica.
Carl Wilson, CISO at Fortinet, salienta que “a Fortinet está empenhada em proteger os seus clientes das ameaças atuais e futuras. Esta iniciativa mostra como a ameaça existencial aos atuais sistemas criptográficos pode ser mitigada, permitindo que os clientes tenham a certeza de que os seus dados estão protegidos de ataques do tipo “recolha agora, desencripta depois”.”
A Quantum Xchange oferece o futuro da encriptação com soluções de agilidade, visibilidade e gestão quânticas seguras. “No cenário de rede em constante evolução, onde o intercâmbio estável de dados de missão crítica entre a sede, as filiais, os data centers e a cloud é imperativo, a implementação do quantum-safe destaca-se como uma vantagem. A solução tem como objetivo proteger dados e sistemas contra os ciberataques mais sofisticados”, concluiEddy Zervigon, CEO da Quantum Xchange.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.