Google apresenta Stadia, a sua plataforma Gaming de Streaming

1 visualizações
0

A Google anunciou uma nova plataforma gaming de streaming de videojogos chamada Stadia durante a sua apresentação na Game Developers Conference 2019.

O primeiro teaser trailer da plataforma revelou também um vislumbre do seu comando. A gigante tecnológica quer que Stadia e as suas funcionalidades sejam suportadas em desktops, portáteis, TVs, tablets e smartphones.

A Stadia aponta para um streaming a 4K e 60 FPS, tanto para jogar como para transmitir jogos em direto, com o objetivo de, eventualmente, esticar para os 8K e 120+ FPS.

Eliminar o processo de instalação de um jogo foi um dos objetivos da Google. Com a Stadia, podem estar a visualizar um trailer oficial de um jogo no Youtube e, em apenas alguns segundos, passar para dentro desse mesmo jogo graças à tecnologia de streaming.

Para além disso, foi demonstrado o quão facilmente o Stadia permite saltar de plataforma em plataforma – de um smartphone para um computador ou TV com Chromecast – sem ser necessário qualquer download. Ao passar de uma para outra, o jogador será colocado exatamente no sítio onde deixou de jogar.

O único hardware apresentado pela Google é o comando oficial da plataforma, se bem que a companhia sublinhou que a Stadia será compatível com todos os comandos e conjuntos de rato e teclado que têm em casa. O comando oficial da Stadia é opcional.

A vantagem do comando oficial da Stadia é que estará ligado diretamente por Wifi ao servidor que está correr o vosso jogo, optimizando ainda mais a experiência com baixa latência que a Google quer oferecer com o seu serviço.

Para tornar a sua plataforma apelativa para os produtores de videojogos, a Stadia terá suporte no lançamento para as ferramentas mais populares de desenvolvimento de videojogos.

Na lista de ferramentas suportadas estão nomes como o Unreal Engine, CryEngine, Vulkan, Unity, AMD, Havok, entre outros, facilitando a visão criativa dos produtores e o apelo da plataforma.

Ainda sem avançar o preço do serviço, a Google confirmou que a plataforma Stadia estará disponível em 2019 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e maioria dos países da Europa (não se sabe se Portugal será um deles).

stadia controller announcement

Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.