Revelados os primeiros detalhes da PlayStation 5

1 visualizações
0

A Sony revelou oficialmente os primeiros detalhes sobre a sua próxima consola caseira, a PlayStation 5.

Sem nunca chamar a PlayStation 5 pelo seu nome, optando por mencionar a plataforma como “a consola que vai substituir a PlayStation 4”, Mark Cerny, arquiteto da consola, confirmou que a nova plataforma será parcialmente baseada na arquitetura da atual consola, o que significa que será retrocompatível com a PlayStation 4.

Outro pormenor confirmado é que, a nova consola não será uma máquina apenas capaz de correr títulos em formato digital, ou seja, os jogadores poderão continuar a comprar os videojogos em formato físico.

A sucessora da PlayStation 4 terá um chip da AMD com um CPU baseado no Ryzen de terceira geração. Este processador terá oito núcleos. Esta força de processamento permitirá que os jogos possam ser exibidos numa resolução de 8K se obviamente tiverem uma televisão compatível.

O chip dedicado ao processamento gráfico será baseado numa versão personalizada da linha Navi da Radeon e compatível com ray-tracing. Outro dos pontos em destaque é a capacidade sonora da consola, com Cerny a confirmar que será possível Áudio 3D e que tal funcionalidade é uma peça fundamental para a imersão dos jogadores.

Outro ponto interessante é o facto da nova PlayStation chegar ao mercado equipada com um disco SSD, que como é sabido permitem leituras muito mais rápidas.

Para demonstrar a capacidade do SSD e da nova tecnologia implementada na PlayStation 5, Cerny iniciou Spider-Man da Insomniac Games na PlayStation 4 Pro e usou a funcionalidade de viagem rápida.

Foram precisos 15 segundos para Spider-Man reaparecer num novo local de Manhattan, após o ecrã de carregamento.

Após este exemplo, Cerny recorreu a um devkit da consola de nova geração, ligado a uma TV diferente e escondido, para executar o mesmo processo – que demorou apenas 0.8 segundos.

Desta forma, Cerny exemplificou de que forma o novo SSD da PlayStation 5 poderá tornar a experiência de jogo muito mais fluída e dinâmica para os vossos jogos, mesmo em jogos de mundo aberto, como Spider-Man.

É óbvio que a sucessora da PlayStation 4 ainda não tem janela de lançamento definida, não se sabendo sequer quando é que poderá ser apresentada ao público.

Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.