Universidade de Cardiff Escolhe a Lenovo e Logicalis para Impulsionar o Desempenho da Computação de Alta Performance

Universidade de Cardiff Escolhe a Lenovo e Logicalis para Impulsionar o Desempenho da Computação de Alta Performance

28 Visualizações
0

O serviço de Computação Avançada da Universidade de Cardiff (ARCCA) está agora a utilizar 90 servidores Lenovo ThinkSystem para impulsionar o seu cluster de desempenho da computação de alta performance (High Performance Computing – HPC) em 100%, contribuindo para impulsionar investigações inovadoras sobre as origens do universo e a formação das estrelas. O serviço de computação de investigação topo de gama da Cardiff escolheu trabalhar com a Logicalis e a plataforma Lenovo ThinkSystem para aumentar as capacidades do seu cluster de HPC Hawk, que oferece acesso a ferramentas e recursos de supercomputação para resolver problemas de investigação complexos em campos tão diversos como a astrofísica e as ciências da vida.

A Lenovo e a Logicalis fornecem recursos de HPC para dois grupos de investigação em Cardiff, incluindo um que pode mudar a nossa compreensão do universo, a Colaboração Científica Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO). Há mais de 15 anos, o ARCCA é um dos maiores fornecedores de HPC para o projeto de investigação global LIGO, que visa detetar ondas gravitacionais e ondulações no espaço-tempo criadas por colisões entre buracos negros. Para o projeto LIGO, liderado pelo professor Stephen Fairhurst, a Lenovo forneceu 75 servidores Lenovo ThinkSystem SR645 antes da quarta execução de deteção de ondas gravitacionais de dois anos do LIGO. A nova solução duplica o desempenho de computação disponível para os investigadores e excede os benchmarks de desempenho iniciais em aproximadamente 46%, permitindo que os investigadores processem eventos de deteção e partilhem dados com mais rapidez. O projeto LIGO ganhou o HPCwire Readers’ Award na categoria ‘Melhor Uso de HPC para Investigação Científica’.

Um segundo grupo de investigação da Universidade de Cardiff, estudantes de formação das estrelas, liderado pela Dr. Ana Duarte Cabral, investigadora da Royal Society University, usará 15 servidores Lenovo ThinkSystem SR630 com dois servidores Lenovo ThinkSystem SR650 para armazenamento. Com o sistema financiado pela Royal Society, a investigação do grupo centra-se na criação de estrelas em galáxias espirais como a nossa Via Láctea, exigindo simulações computacionalmente exigentes de galáxias completas.

Ian Jeffs, General Country Manager, UK&I, da Lenovo afirma: “O projeto LIGO é um excelente exemplo de como a supercomputação pode ampliar a compreensão da humanidade, e a Lenovo tem orgulho de estar envolvida nesta investigação de importância global, permitindo que os cientistas partilhem as suas descobertas com mais rapidez.”

“Apoiado pela tecnologia Lenovo ThinkSystem, o ARCCA pode agora fornecer ainda mais poder de computação para potenciar projetos extremamente importantes, como o LIGO e o estudo da formação de estrelas da Royal Society, bem como investigações de uma ampla gama de outros campos científicos.”

O professor Martyn Guest, do ARCCA, da Universidade de Cardiff, comentou a propósito: “Para ajudar as equipas de investigação do LIGO e da formação de estrelas a atingirem os seus objetivos, tivemos que agir rapidamente, pois o financiamento para os projetos era urgente.”

“Estávamos a trabalhar com prazos de financiamento extremamente apertados e, embora outros fornecedores nos indicassem prazos de entrega de nove meses, a Lenovo e a Logicalis realmente entenderam a urgência. Eles nunca pararam de pressionar para nos ajudar a concluir os projetos dentro do prazo e do orçamento.”

Andy Griffiths, Diretor da Unidade de Negócios da Logicalis UK&I, acrescentou: “Cargas de trabalho e tecnologias avançadas agora estão a direcionar o foco para a Computação de Alto Desempenho para a Logicalis. À medida que continuamos a investir em competências e capacidades especializadas de HPC, estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Universidade de Cardiff e o ARCCA para apoiar projetos inovadores como o LIGO.”

“O sucesso deste projeto e o reconhecimento através do Global HPC Wire Award é uma prova do excelente trabalho realizado por toda a equipa ARCCA, Logicalis e Lenovo.”

Impulsionando as Investigações de Ponta

Ao trabalhar com a Logicalis, o ARCCA selecionou servidores Lenovo ThinkSystem para oferecer um desempenho ideal de HPC para os dois grupos de investigação. A Lenovo e a Logicalis ofereceram ao ARCCA uma combinação de hardware Lenovo HPC de última geração, equipado com processadores AMD Epyc 7443 com multi-threading simultâneo, juntamente com software Ubiquity nativo da cloud para integrar perfeitamente o novo hardware Lenovo ao cluster Hawk. Isso permitiu que o ARCCA automatizasse tarefas de gestão, permitindo que engenheiros de software de investigação concentrassem os seus esforços na ciência. A solução escolhida ofereceu a relação perfeita entre preço e desempenho ao lidar com computação de alto rendimento e cargas de trabalho paralelizadas.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.