A Visa, parceiro oficial de tecnologia de pagamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, divulgou, hoje, novos dados que revelam as tendências de consumo durante o fim de semana de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A líder mundial em pagamentos digitais identificou o impacto positivo que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão a ter na dinamização do comércio em Paris:
Os negócios locais de Paris registaram um aumento de 26% nas vendas a titulares de cartões Visa, durante o primeiro fim de semana dos Jogos Olímpicos, em relação ao período homólogo.
Verificou-se um crescimento expressivo dos níveis de consumo nos teatros e museus (+159%), alimentação e mercearias (+ 42%), restaurantes (+36%), bens de consumo (+21%) e entretenimento (+18%).
A maior cota de despesas estrageiras provém dos titulares de cartões Visa dos EUA (29%), com um aumento significativo dos titulares de cartões Visa do Brasil (+33%) e do Japão (+129%), em comparação com 2023.
78% das compras internacionais em Paris foram efetuadas através de pagamentos contactless, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior.
Assinalou-se um aumento de 39% nas reservas de voos para Paris no período que antecede os Jogos Olímpicos, em comparação com o período homólogo.
O número de viagens para Paris compradas por passageiros até aos 35 anos subiu em 120%, em relação ao ano anterior.
Os viajantes provenientes dos EUA foram os que mais aumentaram em relação ao ano anterior (+64%), seguidos da Alemanha (+61%) e de Espanha (+27%)
Saint-Etienne, Lille e Marselha, cidades francesas que também acolhem eventos olímpicos, verificaram um crescimento de receita de 214%, 100% e 38%, respetivamente.
“Enquanto patrocinadores do Movimento Olímpico há quase 40 anos e dos Jogos Paraolímpicos desde 2002, sabemos em primeira mão o impacto que os Jogos podem ter na dinamização das economias dos países anfitriões, em sintonia com o objetivo da Visa de elevar a todos em todo o mundo”, refere Charlotte Hogg, Chief Executive Officer da Visa Europa. “Os nossos dados mais recentes revelam um aumento significativo das despesas dos consumidores titulares de cartões Visa durante o fim de semana da Cerimónia de Abertura. Estamos particularmente satisfeitos por ver o crescimento do consumo da economia local, uma vez que ajudámos 13 milhões de negócios locais a digitalizarem-se nos últimos 4 anos, na Europa, e que os ligámos aos espetadores através da aplicação Visa Go. O maior envolvimento das gerações mais jovens, que observamos nos dados relativos às viagens, é também uma descoberta empolgante e mostra o alcance e a relevância dos Jogos, hoje e no futuro”, acrescenta.
A responsabilidade da Visa de fornecer sistemas de pagamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos exige um plano robusto e adaptado a cada local, combinado com operações em grande escala. Trabalhando lado a lado com o Comité Organizador nos últimos três anos, construiu uma rede de pagamentos personalizada em Paris e outras cidades, que garante que os pagamentos contactless da Visa são aceites em 3.500 pontos de venda, em 32 recintos olímpicos e 16 recintos paraolímpicos.
A Visa lançou a aplicação Visa Go para ligar os espetadores e os turistas aos negócios locais durante os Jogos. Os visitantes podem descarregar a aplicação Visa Go aqui: https://go.paris.visa.com/home.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.