Xiaomi regista uma receita recorde de 11,2 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2024

Xiaomi regista uma receita recorde de 11,2 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2024

25 visualizações
0

A Xiaomi Corporation, uma empresa de eletrónica de consumo e fabrico inteligente, com smartphones e equipamentos conectados através de uma plataforma de Internet das Coisas (“IoT”) no seu núcleo, anunciou os seus resultados consolidados não auditados para os três meses terminados a 30 de junho de 2024 (“o Período” ou “Q2”), com uma receita trimestral a registar crescimento de dois dígitos ano a ano (“YoY”), pelo terceiro trimestre consecutivo, com as receitas a atingir  11,2 mil milhões de euros (RMB 88,9 mil milhões), um aumento de 32% YoY. O lucro líquido ajustado foi de cerca de 785 milhões de euros (RMB 6,2 mil milhões), marcando um aumento YoY de 20,1% em relação ao ano anterior e sublinhando um crescimento robusto. A margem de lucro bruto global manteve-se forte em 20,7%. Os três principais negócios da Xiaomi – smartphones, IoT e produtos de lifestyle e serviços de Internet – superaram as expectativas do mercado com receitas de 5,9 mil milhões de euros (RMB 46,5 mil milhões), 3,4 mil milhões de euros (RMB 26,8 mil milhões) e 1,05 mil milhões de euros (RMB 8,3 mil milhões), respetivamente. As receitas do negócio de veículos elétricos inteligentes e outras novas iniciativas totalizaram 812 milhões de euros (RMB 6,4 mil milhões). O desempenho global do Grupo excedeu as expectativas consensuais, marcando uma nova fase de crescimento explosivo para a Xiaomi.

No segundo trimestre, os recursos de tesouraria da Xiaomi aumentaram para 17,9 mil milhões de euros (RMB 141 mil milhões), a 30 de junho, proporcionando uma base crucial para o desenvolvimento sustentado das atividades principais e novas da empresa, e apoiando o seu crescimento explosivo contínuo. Impulsionada pelo investimento sustentado em tecnologias de base fundamentais, a tecnologia de IA da Xiaomi tem potenciado notavelmente o seu desenvolvimento empresarial, melhorando as capacidades dos produtos e a experiência inteligente nos smartphones da Xiaomi e nos veículos elétricos inteligentes, enquanto aumenta a eficiência operacional da Xiaomi Smart Factory. Espera-se que o avanço do ecossistema inteligente “Human x Car x Home” da Xiaomi revigore ainda mais as suas atividades e reforce a sustentabilidade do crescimento futuro.

Xiaomi lidera o crescimento entre as cinco principais marcas de smartphones à medida que a expansão global acelera

No segundo trimestre, as vendas globais de smartphones da Xiaomi atingiram 42,2 milhões de unidades, um aumento de 28,1% em relação ao ano anterior. De acordo com a Canalys, a Xiaomi manteve a sua posição entre as três principais marcas de smartphones a nível mundial durante 16 trimestres consecutivos, com uma quota de mercado de 14,6%. A Xiaomi é a marca de smartphones que regista o crescimento mais rápido entre as cinco principais marcas em termos de vendas.

O negócio de smartphones da Xiaomi registou um forte crescimento com uma receita de 5,9 mil milhões de euros (RMB 46,5 mil milhões) no segundo trimestre, um aumento de 27,1% em relação ao ano anterior. De acordo com a Canalys, no segundo trimestre, as vendas de smartphones do Grupo ficaram entre as três maiores em 58 países e regiões do mundo, e entre as cinco maiores em 70 países e regiões do mundo. O crescimento sublinha a influência crescente da Xiaomi nos mercados internacionais, com uma expansão acelerada na América Latina, no Sudeste Asiático, no Médio Oriente e em África. Na América Latina, as vendas de smartphones da Xiaomi ficaram entre as duas primeiras pela primeira vez.

As receitas do negócio IoT disparam; as vendas de aparelhos de ar condicionado no segundo trimestre aumentam mais de 40%

O negócio de produtos IoT e de lifestyle da Xiaomi manteve a sua trajetória ascendente no segundo trimestre, registando uma receita recorde de 3,4 mil milhões de euros (RMB 26,8 mil milhões), um aumento de 20,3% em relação ao ano anterior. O segmento dos grandes eletrodomésticos inteligentes também manteve o seu desempenho robusto, com um aumento das receitas de 38,7% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Canalys, as vendas globais de tablets da Xiaomi no segundo trimestre duplicaram em relação ao ano anterior, tornando-a na marca de tablets com crescimento mais rápido entre as cinco principais em termos de vendas. As vendas de wearables da Xiaomi ficaram em terceiro lugar a nível mundial e em segundo lugar na China, e as vendas de auriculares TWS ficaram em terceiro lugar a nível mundial e em primeiro lugar na China.

No segundo trimestre, as entregas de aparelhos de ar-condicionado da Xiaomi ultrapassaram os 3,3 milhões de unidades, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Durante O Período, os frigoríficos e as máquinas de lavar roupa da Xiaomi também registaram um crescimento significativo, com envios superiores a 600.000 unidades e 400.000 unidades, respetivamente.

Crescimento robusto nos negócios de serviços de Internet com MAU global e da China continental, aumentando mais de 10%, respetivamente

Durante O Período, os serviços de Internet mantiveram o seu rápido crescimento, com as receitas a aumentarem 11% para um recorde de 1,05 mil milhões de euros (RMB 8,3 mil milhões). À medida que a Xiaomi continua a aprofundar e a expandir a sua rede de parcerias globais, as receitas dos serviços de Internet no estrangeiro aumentaram 32,9% em relação ao ano anterior, para 342 milhões de euros (RMB 2,7 mil milhões) no segundo trimestre, aumentando a sua quota nas receitas totais dos serviços de Internet para 32,1%.

A base de utilizadores de Internet continuou a expandir-se, e os utilizadores ativos mensais (“MAU”) a nível global e na China continental atingiram ambos máximos históricos. Em junho de 2024, o MAU global atingiu 675,8 milhões, um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior, enquanto o MAU da China continental atingiu 164,4 milhões, um aumento de 10,1% em relação ao ano anterior.

O crescimento do negócio de Smart EV supera as previsões, com mais de 27 000 veículos entregues no segundo trimestre

Desde o lançamento do primeiro veículo elétrico inteligente da Xiaomi, o Xiaomi SU7 Series, o desempenho do mercado superou significativamente as expectativas. No segundo trimestre, as receitas do negócio dos veículos elétricos inteligentes e de outras novas iniciativas atingiram 812 milhões de euros (RMB 6,4 mil milhões). O Grupo está continuamente a aumentar a produção e a entrega da série Xiaomi SU7. No segundo trimestre, as entregas da série Xiaomi SU7 atingiram 27.307 veículos, com entregas mensais superiores a 10.000 unidades, por dois meses consecutivos. O aumento da capacidade de produção está a ultrapassar o dos seus pares, demonstrando uma forte competitividade.

Desde junho, a Xiaomi EV Factory iniciou operações em turnos duplos, com o objetivo de atingir a meta do Grupo de entregar 100.000 veículos até novembro, antes do previsto. A empresa também terá como objetivo entregar 120.000 veículos da série Xiaomi SU7 para o ano de 2024. A 30 de junho de 2024, a Xiaomi abriu 87 centros de vendas de EV inteligentes na China continental, impulsionando o crescimento contínuo de pedidos e fornecendo aos utilizadores uma gama completa de proteção profissional para carros.

Os amplos recursos de caixa do Grupo garantem que o negócio de EV inteligente da Xiaomi pode manter o seu foco na tecnologia e no desenvolvimento de produtos para fazer face à intensa competição de mercado, aumentando assim a sua influência e competitividade central. A Xiaomi continua a acumular capacidades de autoinvestigação profunda, alcançando novos progressos e avanços em tecnologias essenciais que aumentam significativamente a competitividade do produto. Em julho de 2024, o Grupo revelou o protótipo Xiaomi SU7 Ultra, anunciando planos para registar um tempo de volta excecional no circuito de Nürburgring Nordschleife em outubro. O objetivo é tornar-se no veículo elétrico de quatro portas mais rápido do circuito na próxima década.

A IA capacita totalmente o ecossistema inteligente “Human x Car x Home” da Xiaomi, impulsionando o crescimento do mercado premium

O Grupo continuou a adotar a IA para melhorar o seu ecossistema inteligente “Human x Car x Home”. No segundo trimestre, o investimento da Xiaomi em I&D continuou a expandir-se, com as despesas a atingirem os 698 milhões de euros (RMB 5,5 mil milhões), um aumento de 20,7% face ao ano anterior. A tecnologia de IA da Xiaomi fez avanços significativos em várias áreas, nomeadamente no setor dos veículos elétricos inteligentes. Esta tecnologia é amplamente aplicada, oferecendo um suporte técnico robusto para o Autopilot, estacionamento automático e interação por voz através do assistente Xiaomi AI.

Em termos de produtos para smartphones, a Xiaomi melhorou as capacidades de reconhecimento e compreensão multimodais do seu assistente de IA, oferecendo aos utilizadores uma série de funcionalidades, incluindo a análise de documentos com IA e a geração de vídeos com IA. Estas inovações sustentam o crescimento da Xiaomi no mercado premium.

De acordo com dados de terceiros, no segundo trimestre de 2024, os modelos de smartphones premium da Xiaomi com preço igual ou superior a 380 euros (RMB 3.000) representaram 22,1% do total de remessas de smartphones na China continental, marcando um aumento anual de 2,0 pontos percentuais. As quotas de mercado dos smartphones nos segmentos de preços de 380 a 500 euros (RMB 3.000 a 4.000), 500 a 630 euros (RMB 4.000 a 5.000) e 630 a 760 euros (RMB 5.000 a 6.000) foram de 16,8%, 20,1% e 8,9%, respetivamente, registando um crescimento anual.

A 19 de julho, a Xiaomi apresentou o seu dispositivo dobrável de última geração, o Xiaomi MIX Fold 4, juntamente com o seu primeiro dispositivo dobrável compacto, o Xiaomi MIX Flip, na China continental. O desempenho dos dois modelos de smartphones dobráveis superou significativamente as expectativas, reforçando ainda mais a reputação da Xiaomi no mercado premium. O Xiaomi MIX Flip foi consideravelmente aclamado pelo seu design dobrável único e pelo inovador ecrã exterior de 4,01 polegadas com capacidades de tradução offline da IA

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.