Os jogos na nuvem são um conceito relativamente novo na indústria dos jogos, mas que se tem vindo a desenvolver rapidamente. No entanto, os problemas de qualidade devido à conetividade continuam a ser um grande obstáculo à sua adoção em grande escala. De acordo com os números apresentados pelo InstantCasino.com, 63% dos jogadores norte-americanos admitiram ter problemas de qualidade de vídeo com os jogos na nuvem.
27% dos jogadores tiveram de parar de jogar devido à qualidade do vídeo
O jogo na nuvem, também conhecido como streaming de jogos, é um tipo de serviço que permite aos jogadores aceder a jogos armazenados em servidores remotos sem necessidade de os armazenar localmente. Os jogos na nuvem existem há pouco mais de uma década. Durante este tempo, quase todas as grandes empresas de videojogos se aventuraram neste domínio. Atualmente, todas as principais subscrições/passes de jogos permitem o acesso dos jogadores aos jogos na nuvem. O Xbox Game Pass Ultimate, o PlayStation Plus Premium e o Nvidia GeForce Now são alguns dos exemplos.
No entanto, a adoção de jogos na nuvem tem sido difícil, especialmente para os jogadores, uma vez que este serviço requer ligações à Internet de alta velocidade. De acordo com os resultados de um inquérito publicado no Statista.com, 63% dos jogadores norte-americanos admitiram ter tido problemas de qualidade de vídeo no último mês de jogo. O inquérito perguntou aos jogadores se as baixas taxas de fotogramas ou a resolução de vídeo nos jogos na nuvem foram um problema para eles no último mês.
27% dos jogadores que participaram no inquérito afirmaram ter tido problemas graves com os jogos na nuvem e, consequentemente, foram obrigados a deixar de jogar. Outros 36% disseram que tiveram problemas menores, não chegando ao ponto de se desligarem enquanto jogavam na nuvem durante o último mês. Apenas 37% dos jogadores inquiridos afirmaram não ter tido qualquer problema com os jogos na nuvem.
Vyom Chaudhary, um editor do InstantCasino.com, afirmou: “Os jogos na nuvem são o futuro dos jogos. No entanto, tem de enfrentar primeiro alguns obstáculos no seu caminho para a adoção em massa. É bastante revelador que, mesmo num país desenvolvido como os Estados Unidos, quase dois terços dos jogadores sofram de problemas de qualidade nos jogos na nuvem. Além disso, os serviços de assinatura, incluindo os jogos na nuvem, têm um custo elevado e estes preços são um impedimento para os jogadores em alguns mercados.”
Podes encontrar a história original com gráficos e estatísticas aqui.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.