JAL e NEC testam solução de análise de bagagem de mão baseada em Inteligência Artificial

JAL e NEC testam solução de análise de bagagem de mão baseada em Inteligência Artificial

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A companhia aérea Japan Airlines Co., Ltd e a NEC Corporation (NEC) realizaram um teste da “Solução de Contagem de Bagagem da NEC”, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar automaticamente a quantidade e os tipos de bagagem de mão nas portas de embarque dos aeroportos. Esta novidade a nível mundial permite tomar ações em relação à bagagem de mão, um dos principais motivos dos atrasos em voos, com o objetivo de melhorar o desempenho em termos de pontualidade e garantir um embarque sem problemas.

Com base nos resultados deste estudo, a JAL está a explorar formas de implementar esta solução no futuro.

diagrama esquematico

Diagrama esquemático da solução de contagem de bagagem da NEC

O excesso de bagagem de mão pode levar à obstrução dos corredores do avião, devido ao tempo que os passageiros demoram a guardar os seus artigos nos compartimentos superiores. Pode também levar a que a bagagem tenha de ser transferida para o porão do avião já após o início do embarque, com isso podendo causar atrasos no mesmo.

Visão Geral do Teste:

Realizado entre abril e setembro de 2024 na porta de embarque 13 do terminal 1 do Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda), o teste envolveu a avaliação da qualidade de análise da solução (precisão de deteção e de classificação) e do tempo que leva a emitir um alerta quando é previsível que sejam excedidos os limites de armazenamento nos compartimentos superiores, para determinar a sua eficácia.

camara de interface de utilizador para testar a solucao de contagem de bagagem

Câmara e Interface de utilizador para testar a solução de Contagem de Bagagem da NEC

Detalhes do teste:

  1. Câmaras instaladas nas portas de embarque captam as imagens, que são analisadas através de IA para detetar a bagagem de mão transportada pelos passageiros.
  2. A bagagem detetada é classificada em categorias predefinidas, e é estimado em tempo real o espaço que cada artigo ocuparia nos compartimentos superiores.
  3. Por fim, é acionado um alerta quando a capacidade de armazenamento estimada atinge um limite predefinido.

Resultados e perspetivas futuras:

Esta solução permitiu a recolha e análise de dados sobre as quantidades de bagagem e a frequência de alertas. Os dados assim recolhidos podem ser utilizados ​​para desenvolver medidas concretas que evitem atrasos nas partidas devido ao armazenamento da bagagem de mão e à relocação da mesma no porão do avião.

No futuro, a JAL tenciona continuar a utilizar tecnologia digital para garantir um embarque mais fácil, melhorar a pontualidade e otimizar a experiência geral do cliente.

A NEC fornece serviços de ponta-a-ponta para este tipo de transformação digital (DX), através do modelo de valor acrescentado “NEC BluStellar”, o qual transforma modelos de negócios para abordar desafios sociais e empresariais, aplicando diversos insights do setor e um know-how tecnológico líder de mercado a todo o processo de DX, desde a consultoria de estratégia do cliente até à sua implementação.

Sobre o autor

Fernando Costa

O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.

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