Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
A MY.GAMES tem o prazer de anunciar que War Robots, um shooter tático PvP desenvolvido pelo estúdio interno Pixonic, alcançou $1 bilião em receita bruta vitalícia em todas as plataformas.
O jogo ultrapassou esse marco importante após 10 anos de crescimento estável e entrou para o clube do bilião de dólares. De acordo com a data.ai, menos de 100 jogos mobile na história alcançaram $1 bilião em receita. Vale destacar que, desde 2016, apenas nos EUA, mais de 150 mil jogos mobile foram lançados, sem incluir títulos hiper casuais. Isso torna o mercado de jogos mobile extremamente saturado.
“Esse marco reflete não apenas o apelo duradouro de War Robots, mas também o compromisso da MY.GAMES em criar experiências de jogo de alta qualidade e envolventes que ressoam com um público global”, disse Elena Grigorian, CEO da MY.GAMES. “Atingir $1 bilião em receita vitalícia é um testemunho da dedicação da equipa de desenvolvimento de War Robots e das estratégias inovadoras que empregamos para nos mantermos competitivos num mercado em constante evolução. Isso destaca o poder da combinação entre operações ao vivo robustas, atualizações consistentes de conteúdo e uma profunda compreensão das preferências dos nossos jogadores. Ao celebrarmos essa conquista, continuamos focados no crescimento sustentável e em proporcionar experiências excecionais aos nossos jogadores.”
Uma grande parte do sucesso de War Robots é a sua comunidade vibrante e em constante crescimento. Ao longo dos anos, cerca de 300 milhões de pessoas instalaram o jogo em todas as plataformas – e, em 2024, até 4,7 milhões deles jogam mensalmente, com uma contagem diária de utilizadores chegando a 690 mil.
Em termos de dispositivos, o mobile foi o maior contribuinte em comparação com o PC, representando 95% das instalações e 94% da receita. Há três vezes mais jogadores Android do que jogadores iOS entre o público de War Robots – 212 milhões contra 70 milhões, respetivamente. Ao mesmo tempo, a receita gerada em cada plataforma é quase igual – $455 milhões no Android e $442 milhões no iOS.
Em relação ao conteúdo, as novidades distribuídas por meio de eventos dentro do jogo são consistentemente as que apresentam melhor desempenho, representando uma parte significativa da receita. Para se manter relevante e envolvente para os jogadores por mais de uma década, a equipa concentrou-se fortemente no conteúdo e nas operações ao vivo. A cada ano, os produtores lançam cerca de 100 novas unidades de conteúdo – incluindo robôs, pilotos e armas – e, em média, 9 eventos.
Do ponto de vista geográfico, War Robots é jogado em todos os países do mundo, sendo os principais contribuidores em receita vitalícia os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul e Reino Unido. Na lista global, a região da América Latina destaca-se como um dos mercados importantes do jogo. Os principais contribuidores na região são o México e o Brasil, com 14,5 milhões e 13 milhões de jogadores, respetivamente – o que os coloca na 3ª e 4ª posição entre todos os mercados em número de instalações. Eles geraram quase $18 milhões e $9 milhões em receita, respetivamente. O Android lidera em ambos os países: em termos de receita, o México ocupa a 5ª posição e o Brasil a 12ª entre todas as regiões na plataforma.
O jogo também é líder no seu género na região. Em 2024, War Robots ficou em 1º lugar no ranking de receita para jogos do tipo Vehicle Shooter tanto no Android quanto no iOS no México e no Brasil. Em termos de instalações, os jogadores de iOS em ambos os países também garantiram a 1ª posição para o jogo (de acordo com a Sensor Tower). Entre o público do Android, War Robots conquistou o primeiro lugar no México e o segundo no Brasil.
“Anunciamos que atingimos $500 milhões em receita acumulada próximo ao 7º aniversário de War Robots. Levamos menos de quatro anos após esse marco para entrar no prestigioso ‘clube dos jogos de $1 bilião’, bem antes do 11º aniversário do jogo”, disse Vladimir Markin, Chefe do estúdio Pixonic. “Estou muito orgulhoso da equipa de War Robots por manter o jogo atualizado e relevante enquanto planeia atualizações empolgantes, não apenas para 2025, mas para os próximos anos. Um enorme obrigado aos nossos jogadores dedicados – vocês inspiram-nos a continuar a ultrapassar os limites.”
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
O InforGames é uma plataforma digital portuguesa dedicada ao universo dos videojogos, tecnologia e entretenimento digital. Criado por entusiastas para entusiastas, o objetivo é informar, inspirar e envolver uma comunidade cada vez mais apaixonada por este ecossistema em constante evolução.
Contacto: [email protected]