A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo anual das 100 MARCAS PORTUGUESAS MAIS VALIOSAS

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo anual das 100 MARCAS PORTUGUESAS MAIS VALIOSAS

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A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo anual das 100 MARCAS PORTUGUESAS MAIS VALIOSAS, desenvolvido através da metodologia de Royalty Relief em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), em que todas as marcas auditadas e avaliadas têm informação pública de resultados financeiros anuais e indicadores de força de marca.

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João Baluarte, Sócio responsável pelos estudos financeiro na OnStrategy, destaca o seguinte:

Este trabalho é o culminar de uma sequência de estudos de Marca que a OnStrategy tem vindo a divulgar desde o início do ano e que analisam a Reputação, Força e Energia de Marca e agora a Avaliação Financeira. Entendemos que é a sequência lógica e coerente quando queremos ter uma visão consistente sobre a forma como as marcas evoluem, deixando perceber as variáveis que formam o seu valor e, isto é algo que nos distingue. Nesse sentido, este ano publicamos as 100 marcas portuguesas mais valiosas de forma a dar uma visão mais global do panorama das marcas nacionais.

Em relação aos resultados deste ano, a marca EDP mantém-se como a marca mais valiosa, algo que ocorre consistentemente há vários anos. De uma forma positiva destacam-se as marcas NOVO BANCO, VIA VERDE e LUSIADAS SAÚDE com maior valorização (mais de 10%) e com a maior desvalorização a marca TAP (mais de 20%).

Em termos de setores de atividade, Energia e Retalho / Distribuição representam 38% (cerca de 19% cada) do valor consolidado das 100 marcas Portuguesas mais valiosas, Banca 12%, Petróleo e Gás 11% e Telecomunicações 7%, que de forma agregada valem cerca de 17 mil milhões de euros.

De uma forma geral, a valorização das marcas Portuguesas continua a ser impactada pelos fenómenos inflacionistas, pela instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia e sobretudo pelo aumento das taxas de juro que condicionaram a perceção de risco e o aumento das taxas de desconto, que em muitos casos absorveram o aumento do volume de negócios e das margens operacionais nos diversos setores de atividade, bem como o aumento da força e energia das marcas nacionais.

Sobre o autor

Fernando Costa

O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.

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