Cá estou eu de novo, para te trazer mais uma análise a um portátil da Lenovo. Desta vez, andei a testar o Lenovo Legion 9i, um portátil gaming com processador i9-14900HX, uma placa gráfica RTX 4090 e 64GB de RAM. Se isto já te chama a atenção, então vê o que achei.
Especificações
- Processador – Intel Core i9-14900HX 24 x 1.6 – 5.8 GHz, Raptor Lake-HX Refresh
- Placa gráfica – NVIDIA GeForce RTX 4090 Laptop GPU – 16 GB VRAM,
- Memória – 64 GB 2x 32 GB DDR5-5600
- Ecrã – 16.00 polegadas 16:10, 3200 x 2000 pixel 236 PPI, CSOT T3 MNG007ZA2-2, MiniLED, Brilhante: não, HDR, 165 Hz, Adaptive Sync
- Motherboard – Intel HM770 (Raptor Lake-S PCH)
- SSD – Micron 3400 2TB MTFDKBA2T0TFH
- Peso – 2.541 kg
Design
Os portáteis potentes para jogos com ecrãs de grandes dimensões são notoriamente enormes e pesados. O que é impressionante neste Lenovo Legion 9i é que, embora seja de facto grande e dificilmente leve, reúne toda a sua potência e capacidades num design que é seriamente refinado e profissional – ao mesmo tempo que inclui a conhecida iluminação RGB desta categoria.
Construído a partir de magnésio reciclado que foi fundido neste acabamento Carbon Black, o portátil da Lenovo é imensamente polido e parece robusto, graças a um processo de estampagem em camadas que a empresa diz que o torna mais forte e mais leve do que as construções típicas de alumínio. Em última análise, o portátil tem as dimensões de 35,76 x 27,76 x 2,26 centímetros com um peso de 2,54Kg.
E cada Legion 9i individual tem um aspeto pelo menos ligeiramente diferente dos restantes, graças ao design único da tampa, que é feita de chips de carbono forjado para poupar peso. O resultado final é distinto para qualquer portátil, especialmente entre os dispositivos de jogos, e a Lenovo afirma que não existem dois modelos exatamente iguais.
Conectividade
O Legion 9i conta com um conjunto saudável de portas, com a maior parte delas localizadas na parte de trás: uma porta para o robusto adaptador de corrente GaN de 330 W, duas portas USB-C/Thunderbolt 4, uma porta USB-A, uma porta HDMI e Ethernet para ligares o cabo de rede. As portas USB-A e USB-C adicionais encontram-se na extremidade direita, juntamente com um botão de cobertura do obturador digital para a câmara, enquanto o lado esquerdo tem uma ranhura para cartões SD de tamanho normal e uma porta para auscultadores de 3,5 mm.
Keyboard e touchpad
Demorei algum tempo a habituar-me ao teclado do Lenovo Legion 9i porque há muito pouco espaço para descansar os pulsos. Isto deve-se a uma grelha de entrada de ar considerável diretamente por cima das teclas, o que certamente ajuda na gestão do calor, mas será provavelmente um ajuste para quem vem de um portátil com mais espaço por baixo das teclas.
Apesar de ainda ser um pouco incómodo para sessões de escrita mais longas, consegui adaptar-me após algum tempo de utilização constante – e as próprias teclas são uma delícia de utilizar, pelo que valeu bem a pena lidar com a curva de aprendizagem. Estas teclas são sensíveis ao tato e reativas, com um bom curso de 1,5 mm que me ajudou a entrar num fluxo de escrita suave.
O Lenovo Legion 9i também vem com um kit de substituição de teclas, com oito teclas brilhantes – quatro coloridas e quatro brancas – e vários interruptores de substituição.
Como se pode imaginar pelo espaço mínimo de apoio para o pulso, o touchpad é curiosamente pequeno. É largo, mas curto, medindo cerca de 11,93 x 5,84 cm. Aqui não posso ter uma opinião formulada, pois esta unidade de teste, tinha o touchpad avariado.
Ecrã
Este ecrã Mini LED de 16 polegadas tem um rácio de aspeto 16:10 mais alto do que o ecrã panorâmico e uma resolução super nítida de 3200 x 2000 para uma nitidez épica. Oferece também uma taxa de atualização de 165 Hz para taxas de fotogramas suaves e animações fluidas, além de suporte HDR e fortes marcas de precisão de cor – 160,2% na escala sRGB e 113,5% na escala DCI-P3, e uma classificação Delta-E de 0,21 (quanto mais baixo, melhor).
Outra coisa que se destaca, é o brilho deste ecrã, que conta com 667,4 nits, apesar de ficar muito longe dos 1000 nits do ASUS ROG Strix Scar 18, tem uma boa tonalidade mesmo num dia de sol.
Som
O Lenovo Legion 9i emite um som bastante bom a partir dos seus altifalantes estéreo, que estão localizados por baixo, nos lados direito e esquerdo, perto do local onde se encontram os pulsos. A reprodução mantém-se nítida e vibrante, mesmo em volumes mais elevados.
No entanto, não há muitos graves, e os altifalantes que se encontram por baixo destes podem ficar um pouco abafados quando se utiliza este dispositivo no colo. No entanto, os altifalantes são suficientes.
Desempenho
Tendo em conta o hardware que inclui, não é de surpreender que o Lenovo Legion 9i seja também uma fera no que diz respeito a outras necessidades criativas e de produtividade, sem verdadeiros pontos fracos no que diz respeito ao processamento, capacidades de codificação de vídeo e velocidade de cópia de ficheiros.
A Lenovo oferece um par de opções de GPU para o Legion 9i, e isso significa que poderás escolher entre as duas opções de topo. Um com uma Nvidia GeForce RTX 4080 (12 GB) ou com uma NVidia RTX 4090 (16 GB).
Os principais jogos, como Assassin’s Creed Mirage e F1 2023, têm um aspeto fabuloso e proporcionam taxas de fotogramas suaves com uma resolução de 1080p, mas continuam a aguentar-se bem se passarmos para a resolução nativa de 2000p. O jogo Mirage, por exemplo, oferece 122 fotogramas por segundo (fps) a 1080p, mas continua a atingir cerca de 80 fps na resolução nativa. F1 2023, por sua vez, atingiu 95 fps a 1080p e caiu para uns pouco menos do que os ideais 49 fps a 2000p.
Mesmo assim, esta versão para portátil da GPU tem as suas limitações, como se viu ao testar um dos jogos mais intensos do mercado, o Cyberpunk 2077. Com as definições máximas (Ray Tracing: Overdrive) na resolução nativa de 2000p, atingiu cerca de 30 fps devido às enormes exigências dessas definições.
Mas se baixarmos a predefinição visual para Ray Tracing: Médio, a taxa de fotogramas mais do que duplica e mal se nota a diferença nos detalhes ou efeitos de iluminação. Ainda assim, esta é a melhor GPU que se pode obter atualmente neste departamento num computador portátil.
E pode proporcionar um desempenho topo de gama sem aquecer tanto como alguns rivais, graças ao facto de ser o primeiro portátil para jogos com uma configuração de arrefecimento líquido interno. Já vi portáteis que utilizam um dispositivo de arrefecimento líquido externo opcional, mas a Lenovo integrou um sistema que entra em ação quando o portátil aquece, dando ao Legion 9i um pouco mais de espaço para funcionar sem sobreaquecer.
O Legion 9i consegue proporcionar um desempenho incrível com taxas de fotogramas suaves nos melhores jogos. O Alienware m18 tem taxas de fotogramas ligeiramente mais elevadas com a mesma GPU, CPU e RAM a bordo.
Mas com tantas capacidades de jogo num design relativamente fino, terá de suportar ventoinhas que fazem muito barulho enquanto jogas. Pode ser um pouco perturbador, por isso mantém os auscultadores à mão se quiseres realmente mergulhar nos teus jogos.
Bateria
Apesar do Lenovo Legion 9i contar com uma bateria enorme no interior, esta não dura muito tempo a alimentar um portátil tão potente. No teste padrão de duração da bateria, com o ecrã definido para 150 nits de brilho a uma taxa de atualização de 60Hz, o portátil durou cerca de 4:23 enquanto navegava continuamente na Internet através de Wi-Fi. Na utilização quotidiana, com o brilho no máximo, a duração da bateria baixou para um pouco mais de duas horas de utilização.
Em jogo, o Legion 9i nem sequer conseguiu reunir uma hora completa, ficando apenas a 0:59. Isto é típico dos portáteis para jogos, por isso não te esqueças de levar o carregador.
Curiosamente, o Legion 9i vem com dois carregadores diferentes: um adaptador GaN de 330W superpotente que se conecta à porta dedicada na parte traseira e o carregador USB-C de 140W mais fino que pode ser conectado a uma das duas portas traseiras. Como seria de esperar, o carregador GaN é incrivelmente potente e pode carregar o portátil dos zero aos 70% em cerca de 30 minutos.
Concluindo
O Lenovo Legion 9i é um dos melhores computadores portáteis para jogos que podes comprar atualmente, com uma potência incrível, um ecrã deslumbrante, um design bonito e uma configuração de refrigeração líquida única.
Mas um portátil com tanta potência e poucos cortes não é barato, e o preço do Legion 9i estará fora do alcance de muitos jogadores. Felizmente, existem computadores portáteis para jogos mais baratos e mais modestos que apresentam bons resultados sem pesar tanto na carteira.
Mas se o dinheiro não é problema para ti, então o Lenovo Legion 9i é brilhante.